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Fotografia
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CS20022 |
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Sigla: |
FOTO |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
21 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Fernando Alberto Pinho Alves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Com esta Unidade Curricular pretendese sensibilizar os estudantes para a importância da fotografia, na
sociedade em geral e na comunicação social, em particular. Conhecer as origens e a evolução da fotografia, a
composição e a sua estética, passando pelo domínio dos diferentes equipamentos e técnicas até ao domínio
dos programas de edição de imagem fotográfica, são objetivos que procuramos promover nos estudantes.
Conhecer a evolução histórica do processo fotográfico
Aplicar os conhecimentos básicos da técnica fotográfica
Aplicar os conhecimentos básicos de laboratório de fotografia analógica, a preto e branco
Identificar e adotar regras de composição fotográfica
Conhecer procedimentos básicos de edição fotográfica
Selecionar fotografias e organizar um portfólio fotográfico
Programa
Abordagens à história da fotografia, aos diferentes processos e aos seus protagonistas. Demonstração prática
dos diferentes componentes de uma máquina fotográfica e da sua relação na obtenção de fotografias
tecnicamente adequadas. A importância da Física, da Química e da Matemática na construção do processo
fotográfico. Aquisição e domínio das técnicas laboratoriais de fotografia analógica, a preto e branco.
Visionamento, produção e reflexão de trabalhos fotográficos que conduzam a uma melhor compreensão das
regras básicas de composição fotográfica. Identificação de correntes estilísticas com vista à criação de
hábitos e atitudes mais reflexivas. Exploração de programas adequados de edição de fotografia. Os portfólios
temáticos de fotografias e as suas exigências no que concerne à seleção e organização espacial das imagens.
Métodos de Ensino
Ao longo das sessões de trabalho serão realizadas: aulas teóricas com grande grupo; aulas práticas no
exterior, no estúdio e no laboratório com o grande grupo; demonstrações práticas de diferentes equipamentos;
visionamento de vídeos e fotografias com diferentes abordagens á técnica e estética fotográfica e
acompanhamento e debate individual das produções de cada um dos estudantes.
Avaliação e classificação
Os elementos em avaliação prendemse com os objetivos da Unidade Curricular devendo demonstrar as
competências que os estudantes adquiriram: técnica fotográfica; técnica laboratorial; criatividade e
originalidade na composição fotográfica; cumprimento de prazos, peças solicitadas no portfólio assim como os
níveis de envolvimento na Unidade Curricular, organização e apresentação do portfólio fotográfico. Estes
parâmetros são distribuídos e discutidos com os alunos no início de cada semestre.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
APARCICI, R., GARCIAMANTILL, A. (1989) – Lectura de Imágenes. Madrid: Ediciones de la Torre. BARTHES,
Roland (1984) – A Câmara Clara. Rio de Janeiro: Fronteira
DONDIS, Donis A (2000) Sintaxe da linguagem visual. 3ª Ed. São Paulo: Martins Fontes.
FREEMAN, Michael (1993) – Grande Manual da fotografia. Lisboa: Dinalivro.
HEDGECOE, John (1994) – O novo Livro da Fotografia. Lisboa: Centralivros.
MAH, Sérgio (2003) – A fotografia e o privilégio de um olhar moderno. Lisboa: Edições Colibri
REGO, Jorge (1994) – Fotografia. Lisboa: ASA.
RICHARD, Ehrlich (1986) – Diccionário de Fotografia. Lisboa: Dom Quixote.
SANTOS, Joel (2010) – Fotografia – Luz, Exposicão, Composicão, Equipamento. V.N.Famalicão: Centro
Atlântico.
SENA, António (1998) – História da imagem fotográfica em Portugal 18391997. Porto: Porto Editora.
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