This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20023
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Temas Atuais em Ciência e Tecnologia

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CS20023    Sigla: TACT
Áreas Científicas: Matemática, Ciências da Natureza

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 17 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
José Gonçalves   2,70
Maria de Fátima Mendes   1,30


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Helena Maria Espada SimõesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

– Revela conhecimentos sobre o estado atual e tendências da Ciência e Tecnologia modernas;
– Analisa as implicações de algumas ideias científicas e das suas aplicações tecnológicas na sociedade;
– Formula questões e procura respostas nas metodologias científicas e em fontes adequadas;
– Utiliza uma linguagem científica apropriada;
– Usa ferramentas tecnológicas de informação e comunicação;
– Programa as etapas de ação, tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis;
– Intervém de forma eficiente e organizada;
– Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa;
– Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes com vista à escolha esclarecida
perante realidades sociais emergentes.

Programa

Temas comuns a Ciência, Matemática e Tecnologia: sistemas, modelos, conservação, padrões de mudança,
evolução, escala.
As Ciências Físico­Naturais
A presença da ciência na atualidade – limites e desafios ao conhecimento.
Temas atuais em debate:
­Biotecnologia
­Nanotecnologia
­Universo
­Astronomia
­Genética
­Aquecimento Global
­Fenómenos naturais – sismos, vulcões, …
A Matemática
Relações entre Matemática, tecnologia, e desenvolvimento
Temas atuais em debate:
­Seis graus de separação e pequenos mundos
­Teoria dos jogos: o exemplo do dilema do prisioneiro
­A matemática das eleições
Funções descritiva, prescritiva e preditiva da Matemática.
Limites da Matemática ­ O que falta descobrir/provar


Métodos de Ensino

Tendo como ponto de partida fontes atuais e diversificadas de divulgação científica (notícias, artigos, livros,
filmes, reportagens, centros de ciência, conferências) promover-­se­-á a pesquisa orientada e a organização de
debates conducentes a um aprofundamento de conhecimentos científicos e tecnológicos. Os estudantes participarão em seminários sobre temas actuais em Ciência e Tecnologia e visitarão exposições e/ou museus e
centros de ciência, de acordo com as ofertas e agendas de diversas instituições.
O acompanhamento tutorial previsto refere­se ao apoio dos grupos na realização dos trabalhos e ao apoio
individual sempre que necessário. Este acompanhamento será presencial e a distância.
A classificação final terá em conta os seguintes produtos:Trabalho efetuado a partir de um tema matemático
(pequeno grupo) 30%;Relatório sobre um seminário/conferência (individual) 40%;
Desenvolvimento de questões a colocar aos palestrantes e elaboração de resumo (4/6 temas) (pequeno grupo)
30%

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Allègre, C. (2005). Um pouco de ciência para todos. Lisboa: Gradiva.
Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
Buescu, J. (2003). Da falsificação de Euros aos pequenos mundos. Lisboa: Gradiva.
Fiolhais, C. (2005). A coisa mais preciosa que temos. Lisboa: Gradiva.
Gardner, M. (2002). As últimas recreações. Lisboa: Gradiva.
Matos, J.M. (2004). A dimensão formativa da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
NewScientist. (2001). Os porquês dos quês. Lisboa: Gradiva.
Stewart, I. (2003). Os números da natureza. Lisboa: Rocco­Temas e Debates.
http://www.unesco.org/science/index.shtml
http://ciencia.nasa.gov/headlines/news_archive.htm
http://www2.apm.pt/mt/website/index.php?id=12
http://www.scirus.com/
http://www.nature.com/index.html
http://www.sciencemag.org/
http://www.newscientist.com/home.ns
http://www.sciam.com/
http://www.larecherche.fr/
http://www.cienciahoje.p

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 12:10:28 Última actualização: 2010-07-19