|
Temas Atuais em Ciência e Tecnologia
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CS20023 |
|
Sigla: |
TACT |
Áreas Científicas: |
Matemática, Ciências da Natureza |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
17 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Helena Maria Espada Simões | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
– Revela conhecimentos sobre o estado atual e tendências da Ciência e Tecnologia modernas;
– Analisa as implicações de algumas ideias científicas e das suas aplicações tecnológicas na sociedade;
– Formula questões e procura respostas nas metodologias científicas e em fontes adequadas;
– Utiliza uma linguagem científica apropriada;
– Usa ferramentas tecnológicas de informação e comunicação;
– Programa as etapas de ação, tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis;
– Intervém de forma eficiente e organizada;
– Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa;
– Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes com vista à escolha esclarecida
perante realidades sociais emergentes.
Programa
Temas comuns a Ciência, Matemática e Tecnologia: sistemas, modelos, conservação, padrões de mudança,
evolução, escala.
As Ciências FísicoNaturais
A presença da ciência na atualidade – limites e desafios ao conhecimento.
Temas atuais em debate:
Biotecnologia
Nanotecnologia
Universo
Astronomia
Genética
Aquecimento Global
Fenómenos naturais – sismos, vulcões, …
A Matemática
Relações entre Matemática, tecnologia, e desenvolvimento
Temas atuais em debate:
Seis graus de separação e pequenos mundos
Teoria dos jogos: o exemplo do dilema do prisioneiro
A matemática das eleições
Funções descritiva, prescritiva e preditiva da Matemática.
Limites da Matemática O que falta descobrir/provar
Métodos de Ensino
Tendo como ponto de partida fontes atuais e diversificadas de divulgação científica (notícias, artigos, livros,
filmes, reportagens, centros de ciência, conferências) promover-se-á a pesquisa orientada e a organização de
debates conducentes a um aprofundamento de conhecimentos científicos e tecnológicos. Os estudantes participarão em seminários sobre temas actuais em Ciência e Tecnologia e visitarão exposições e/ou museus e
centros de ciência, de acordo com as ofertas e agendas de diversas instituições.
O acompanhamento tutorial previsto referese ao apoio dos grupos na realização dos trabalhos e ao apoio
individual sempre que necessário. Este acompanhamento será presencial e a distância.
A classificação final terá em conta os seguintes produtos:Trabalho efetuado a partir de um tema matemático
(pequeno grupo) 30%;Relatório sobre um seminário/conferência (individual) 40%;
Desenvolvimento de questões a colocar aos palestrantes e elaboração de resumo (4/6 temas) (pequeno grupo)
30%
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Allègre, C. (2005). Um pouco de ciência para todos. Lisboa: Gradiva.
Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
Buescu, J. (2003). Da falsificação de Euros aos pequenos mundos. Lisboa: Gradiva.
Fiolhais, C. (2005). A coisa mais preciosa que temos. Lisboa: Gradiva.
Gardner, M. (2002). As últimas recreações. Lisboa: Gradiva.
Matos, J.M. (2004). A dimensão formativa da Matemática. Lisboa: Universidade Aberta.
NewScientist. (2001). Os porquês dos quês. Lisboa: Gradiva.
Stewart, I. (2003). Os números da natureza. Lisboa: RoccoTemas e Debates.
http://www.unesco.org/science/index.shtml
http://ciencia.nasa.gov/headlines/news_archive.htm
http://www2.apm.pt/mt/website/index.php?id=12
http://www.scirus.com/
http://www.nature.com/index.html
http://www.sciencemag.org/
http://www.newscientist.com/home.ns
http://www.sciam.com/
http://www.larecherche.fr/
http://www.cienciahoje.p
|
|