This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CS20024
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Guionismo

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CS20024    Sigla: GUI
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 22 Plano de Estudos 2º, 3º 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Marta Alves   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No final desta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de escrever um guião literário para curta
metragem de forma profissional, original e criativa e ainda:
­Compreender as especificidades da narrativa audiovisual;
­Perceber as diferenças entre a elaboração de guiões literários e de guiões técnicos;
­Reconhecer as principais perspectivas teóricas que fundamentam a escrita de guiões para cinema e
televisão;
­ Compreender a actividade do guionista;
­ Conhecer e mobilizar os múltiplos conceitos e ferramentas inerentes ao exercício da actividade de guionista;
­ Desenvolver capacidades de leitura, análise, raciocínio crítico, síntese, organização e escrita e aplicá­-las à
construção de um guião literário;
­ Ser capaz de propor projectos inovadores nesta área.

Programa

1. História breve da prática de escrita de guiões para cinema e televisão.
2. Modelos de construção do guião. A norma das Master Scenes.
3. Fases de construção do guião literário. A escrita e a reescrita.
4. A ideia.
5. O tema.
6. Os géneros.
7. A estrutura da narrativa e os momentos da narração.
8. Os artifícios narrativos. O espaço e o tempo. Os inícios e os fins.
9. A personagem.
10. A cena e a sequência.
11. O diálogo.
6.2.1 .5. Syllabus:
1. Briefhistory ofscriptwr


Métodos de Ensino

Cada aula será composta por duas partes. Na primeira parte está previsto o acompanhamento prático das
diversas etapas da escrita dos trabalhos propostos. A segunda parte será composta por uma secção
expositiva, durante a qual será feita uma apresentação dos principais conceitos, à qual se seguirá a projecção
de excertos de objectos audiovisuais ilustrativos dos conceitos antes abordados para comentário e análise
colectiva.
A avaliação será efectuada a partir de um trabalho individual que consistirá na elaboração de um guião literário
para uma curta­metragem de ficção, a partir de uma ideia original com os seguintes elementos parcelares:
a) Manutenção de um diário [5%]
b) Nota de intenções [10%]
c) Sinopse [10%]
d) Caracterização das personagens [15%]
e) Guião literário (elaborado de acordo com a norma das Master Scenes)[50%]
f) Participação nas reuniões de acompanhamento à construção do guião [10%]

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
CAMPBELL, Joseph(2004 [1949]),The hero with a Thousand Faces,Princeton e Oxford, Princeton University
Press.
COMPARATO, Doc(1998 [1993]),Da Criação ao Guião: A Arte de Escrever para Cinema e Televisão,Lisboa:
Pergaminho.
COWGILL,Linda J. (1999),Secrets ofScreenplay Structure, Hollywood: iFilm.
FIELD, Syd (2005 [1984]), Screenplay: The Foundations ofScreenwriting, Nova Iorque: Delta.
HUET, Anne (2005),Le Scénario, Paris: Cahiers du Cinema.
MCKEE, Robert (1997),Story: Substance, Structure, Style and the Principles ofScreenwriting,Nova Iorque:
Regan.
NOGUEIRA, Luís (2010), Laboratório de Guionismo, Covilhã: LabCom.
PROPP, Vladimir (2003) Morfologia do Conto, Lisboa:Vega.
REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina (2000), Dicionário de Narratologia, Coimbra: Almedina.
TOMÁS MELGAR, Luis (2000), El oficio de escribir cine y televisión, Madrid: Fundación Antonio de Nebrija.
VOGLER, Christopher(2007 [1998]), The Writer’s Journey:Mythic Structure for Writers, Nova Iorque:Michael
Wiese.

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 05:56:57 Última actualização: 2010-07-19