|
Produção Audiovisual
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
CS20027 |
|
Sigla: |
PAUDIO |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
18 |
Plano de Estudos |
2º, 3º |
5,0 |
70 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Esta unidade curricular pretende possibilitar aos alunos o desenvolvimento das competências essenciais,
teóricas e práticas, no que respeita à produção audiovisual. Essas competências desenvolvem-se através da
execução prática de projetos que envolvem o tratamento composto de vídeo e áudio. Os seus objetivos são os
seguintes:
a) Revelar conhecimentos básicos da forma e linguagem visual
b) Conhecer e utilizar de forma adequada os diferentes meios de comunicação e informação.
c) Comunicar e interagir com os outros, promovendo ambientes de trabalho produtivos.
d) Conhecer o papel dos equipamentos e tecnologias no universo da produção audiovisual e utilizá-los de forma
adequada no processo criativo.
e) Identificar princípios de organização e expressão audiovisual.
f) Desenvolver projetos audiovisuais no domínio da comunicação (documentário, reportagem).
Programa
Os conteúdos estão relacionados com a abordagem da linguagem inerente à conceção e produção audiovisual,
nomeadamente no que respeita ao áudio, ao vídeo e ao processo de comunicação audiovisual.
Áudio
Técnicas de gravação de áudio.
Captura e edição nãolinear de áudio.
A banda sonora e o movimento.
Produção de bandas sonoras simples.
Vídeo
Regras orientadoras para o equilíbrio das composições e enquadramentos.
Técnicas de gravação de vídeo.
Captura e edição não-linear de vídeo.
Produção de videogramas.
Comunicação Audiovisual
O processo da comunicação.
A linguagem audiovisual
A mensagem: conteúdo, destinatário e forma.
O documento audiovisual como recurso jornalístico.
Métodos de Ensino
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida
diretamente pelo docente ou com recurso à utilização de materiais variados. O processo compreenderá:
a) Leitura, discussão e análise de textos e produtos audiovisuais;
b) Conceção de um argumento;
c) Elaboração de um guião técnico;
d) Elaboração de um storyboard;
e) Realização de produtos audiovisuais;
f) Apresentação de trabalhos.
Esperase que cada aluno:
a) Esteja presente no mínimo em 50% das aulas.
b) Participe na análise e discussão dos trabalhos em análise.
c) Execute os trabalhos propostos.
O trabalho desenvolvido na UC será objeto de avaliação no seguinte modelo:
a. Participação na componente teórico-prática 20%
b. Produção de um videograma 10%
c. Projeto (Guião técnico, Storyboard, etc.) audiovisual 20%
d. Produto audiovisual 50%
Modo de Avaliação
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
72,5 |
|
|
Total: |
72,5 |
Bibliografia Principal
SIMÕES, Elsa & TUNA, Sandra;Cadernos de Estudos Mediáticos N.º 08 Comunicação audiovisual: Identidades, discursos e representações, Porto: Edições Univ. Fernando Pessoa, 2011 |
CASANOVA, Elba ;Video Digital Y Alfabetizacion Audiovisual, Saarbrücken: Editorial Académica Española, 2011 |
GARDIES, René (org.) ;Compreender o cinema e as imagens, Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008 |
ZETTL, Herbert;Manual de produção de Televisão, São Paulo: Cengage Learning, 2011 |
CARDOSO, Bernardo ;Vídeo Digital no PC, Lisboa: FCA, 2003 |
ROBERTS-BRESLIN, Jan ;Produção de Imagem e Som, Rio de Janeiro: Elselvier, 2009 |
|
|