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Retórica e Argumentação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CS30006 |
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Sigla: |
RA |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
40 |
Plano de Estudos |
3º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Orlando César Antunes Gonçalves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
O domínio das estratégias retóricas e argumentativas tem uma dupla função, quer a de reconhecimento e compreensão das instâncias enunciadoras e das suas mensagens quer a de produção de narrativas.
Requer o conhecimento teórico do fenómeno da comunicação humana e as suas práticas. As diferentes abordagens têm como objetivo o domínio de um processo de análise e síntese, a familiaridade com uma metodologia de argumentação convincente, a compreensão da dialéctica como processo de raciocínio e a capacidade de questionar conteúdos pouco familiares.
Programa
Os conteúdos programáticos inscrevem-se em quatro abordagens: (1) A metodologia de investigação e a interpretação: a problemática, o género do diálogo e a hermenêutica; (2) O método dialético e o pensamento crítico; (3) Retórica e argumentação: as premissas de argumentação, as técnicas argumentativas e a interacção dos argumentos; (4) Análise e opinião nas mensagens dos media: os públicos e os géneros de comunicação.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas ministradas com recurso ao método expositivo combinado com o método ativo. Complementaridade entre ensino direto e método indireto. Organizar dois seminários e proporcionar trabalho de campo que contribuam para o estabelecimento de interações sociais e para o envolvimento dos(as) estudantes na construção do próprio conhecimento. Promover o trabalho cooperativo, a pesquisa e a resolução de problemas.
Modo de Avaliação
Obtenção de Frequência
O ponto de partida consiste numa avaliação diagnóstica, mediante teste de escolha múltipla ou interação na aula. Haverá dois momentos de avaliação formativa ao longo do semestre e a avaliação sumativa é consubstanciada na realização de dois trabalhos (um deles de grupo) e de um teste de frequência.
Os(as) estudantes têm de participar em 50% das actividades lectivas.
Cálculo da Classificação Final
As modalidades, produtos, calendário, parâmetros e critérios da avaliação serão comunicados aos(às) estudantes e negociados com estes(as) na primeira quinzena do semestre e formalizados em documento próprio.
A classificação final resulta da média entre a classificação obtida na frequência, a que for atribuída ao(s) trabalho(s) e à estruturação discursiva e correcção linguística.
A avaliação dos(as) estudantes revestirá a forma de processo contínuo (dependente da participação nas atividades letivas) ou a possibilidade de realização de um exame final.
Avaliação Especial (TE, DA, ...)
A frequência e a avaliação dos(as) estudantes abrangidos pelo estatuto especial regem-se pelas normas estipuladas no Regulamento de Frequência e Avaliação, mediante acordo entre o professor e o(a) estudante.
Melhoria de Classificação Final/Distribuída
Exame.
Componentes de Avaliação e Ocupação registadas
Descrição |
Tipo |
Tempo (horas) |
Data de Conclusão |
Aulas da disciplina (estimativa) |
Aulas |
48 |
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Total: |
48 |
Observações
Para mais informação consultar o programa da unidade curricular. Será disponibilizada documentação de apoio ao longo do semestre.
As actividades complementares, como visitas de estudo, devem ser associadas, caso seja exequível, à metodologia do seminário, a realizar na entidade visitada e com a sua participação.
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