|
Estágio
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
CS30007 |
|
Sigla: |
EST |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
39 |
Plano de Estudos |
3º |
10,0 |
120 |
270,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ricardo Jorge Melo Nunes | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
• Organiza e planeia o trabalho pessoal.
• Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
• Intervém de forma eficiente e organizada.
Trabalha de forma autónoma.
• Auto-regula o seu desempenho lidando com a incerteza.
Programa
• Princípios orientadores para a realização do estágio;
• Atitudes e princípios de inserção em contextos desconhecidos;
• Os papéis e funções do estagiário;
• Natureza das instituições;
• Orientação para a elaboração de relatórios.
Métodos de Ensino
Este estágio curricular tem a duração de 5 semanas a tempo inteiro e perspetivase numa pedagogia de
ensino em alternância escola vida ativa. O acompanhamento dos trabalhos durante o estágio, e para a
discussão do relatório é feito em regime de tutoria.
Espera-se que cada estudante:
(a) seja assíduo e pontual; (b) participe na discussão preparatória do estágio; (c) esteja preparado para prever
problemas e apresentar soluções; (d) execute os trabalhos programados pela empresa; e) elabore e apresenta
o relatório de estágio.
Os parâmetros de avaliação são dados à entidade que faculta o Estágio e apresentados aos estudantes nas
sessões presenciais preparatórias do estágio.
Elementos de avaliação:
a) Presença; b) Assiduidade; c) Realização do Relatório de Estágio; d) Apresentação do Relatório de Estágio; e)
Avaliação qualitativa do Coordenador Externo; f) Exame – reapreciação do Relatório de Estágio reformulado
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Ceia, Carlos (2008) Normas para apresentação de trabalhos científicos, Editorial Presença
Correia, João (1998).Algumas reflexões sobre a importância da formação universitária dos jornalistas. Acesso
em Junho de 2000.Disponível em:
http://www.bocc.ubi.pt/pag/correiajoaoformacaouniversitariajornalistas.pdf
Dourado, Alcina e Nunes, Ricardo(2010).Regulamento de Estágios Curriculares – Curso de Comunicação
Social, Instituto Politécnico de Setúbal, Escola Superior de Educação, Setúbal
Fernandes, Luciana (2007).Da universidade às redacções : caminhos para um melhor ensino superior público
de jornalismo. Acesso em Novembro de 2007. Disponível em:
http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/6426/3/MARINHO_2007_integracao_profissional.pdf
Mesquita, Mário e Ponte, Cristina (1997).Situação do Ensino e da Formação Profissional na área do Jornalismo.
Acesso em Novembro de 1998. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php?html2=mesquitamariopontecristinaCursosCom1.html
|
|