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Indústrias Culturais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
CSCC20009 |
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Sigla: |
INDCUL |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
21 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
identificar a génese do conceito, as suas aplicações contemporâneas e outros conceitos correlatos;
reconhecer os conceitos chave e os modelos teóricos que se lhe associam, assim como os seus contextos
de criação e aplicação;
compreender a complexidade da sua definição face aos múltiplos posicionamentos que convoca;
compreender as dinâmicas económicas, políticas e culturais associadas às indústrias culturais;
reconhecer os impactos da era digital no campo da produção cultural industrial;
adoptar uma postura informada e crítica perante os debates acerca do tema.
Programa
1. Da “Indústria da Cultura” às “Indústrias Culturais”: breve história do conceito.
2. As políticas culturais e o desenvolvimento das indústrias culturais
O crescimento das indústrias culturais
As políticas culturais
A geografia da produção cultural
3. Organização e gestão das indústrias culturais
produção, circulação, recepção, promoção dos produtos das indústrias culturais.
4. Convergência, produção e consumo.
Tecnologia e organização
Audiências e consumos culturais
Produção e consumo na era da “cultura participativa”
Métodos de Ensino
As aulas serão divididas em duas secções contíguas, uma primeira de cariz expositivo em que serão
apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos e uma segunda que propõe, a partir da
leitura de textos ou análise de casos práticos relacionados com os conceitos antes apresentados, o debate
coletivo sobre essas questões.
A avaliação será efectuada a partir de dois produtos: um trabalho de grupo que consistirá na elaboração de um
ensaio sobre o processo de construção e difusão de um objecto produzido no contexto da indústria cultural
(70% da nota final) e um teste de avaliação individual (30% da nota final)
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
AAVV(s/d [várias]) A Indústria da Cultura, Lisboa: Meridiano.
ADORNO, Theodor (2003 [várias]) Sobre a Indústria da Cultura, Coimbra: Angelus Novus.
ANHEIER, Helmut K.; ISAR, Yudhishthir Raj (2008) The Cultural Economy. Londres: Sage.
BRETON, Philippe; PROULX, Serge (1997) A Explosão da Comunicação, Lisboa: Bizâncio.
FLEW, Terry (2012) The Creative Industries: Culture and Policy. Londres: Sage.
HARTLEY, John (2005) Creative Industries. Oxford: Blackwell.
HESMONDHALGH, David (2007) The Cultural Industries. Londres: Sage.
INGLIS, Fred (2004) Culture. Cambridge: Polity.
LEWIS, Justin; MILLER Toby (Eds) (2003) Critical Cultural Policy Studies: A reader. Oxford: Blackwell.
LASH, Scott; LURY, Celia (2007) Global Culture Industry. Cambridge: Polity.
SANDEL, Michael (2012) What Money Can't Buy: The Moral Limits ofMarkets. Londres: Allen Lane.
SANTOS, Rogério (2007) Indústrias Culturais: Imagens, valores e consumos, Lisboa: Edições 70.
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