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Marketing Cultural
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CSCC20010 |
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Sigla: |
MRKC |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
20 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
Reconhecer a polissemia do termo cultura e as principais teorias associadas ao conceito.
Compreender as especificidades do setor cultural: economia da cultura, políticas públicas, criadores,
instituições, intermediários e públicos.
Compreender a distinção entre o marketing cultural e os conceitos seus correlatos (marketing aplicado ao
setor cultural, mecenato, patrocínio, etc).
Compreender as oportunidades e ameaças no desenvolvimento de estratégias de marketing cultural: para as
empresas e para os públicos.
Compreender e aplicar os critérios de seleção de projetos culturais no âmbito das estratégias de marketing
cultural em função dos resultados esperados.
Programa
1. definição de marketing cultural e conceitos correlatos
2. O conceito de cultura no contexto da teoria social
3. O setor cultural contemporâneo. O caso português.
economia da cultura
políticas públicas
criadores
instituições
intermediários
públicos
4. As práticas do Marketing Cultural.
os objetivos para a empresa ou instituição
o processo privado de decisão do investimento
a associação da marca às atividades culturais
o ambiente políticolegal
5. Estudos de caso.
Métodos de Ensino
As aulas serão divididas em duas secções contíguas, uma primeira de cariz expositivo em que serão
apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos e uma segunda que propõe, a partir da
leitura de textos ou análise de casos práticos relacionados com os conceitos antes apresentados, o debate
coletivo sobre essas questões.
A avaliação é efectuada a partir de três produtos: Três trabalhos individuais (45% da nota final) que consistirão
em reflexões críticas elaboradas após visitas a contextos ou participação em eventos culturais e artísticos;
uma análise em grupo (30% da nota final) de um caso de Marketing Cultural; um teste (25% da nota final).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
AAVV(2003) Públicos da Cultura, Lisboa: OAC.
ADORNO, Theodor (2003 [várias]) Sobre a Indústria da Cultura, Coimbra: Angelus Novus.
COLBERT, François (1993) Le Marketing dês Artes et de la Culture, Quebec : Gaeten Morin Éditeur.
DURING, Simon (ed.) (1999 [1993]) The Cultural Studies Reader, Londres: Routledge.
HARTLEY, John (2004 [2002]) Comunicação, Estudos Culturais e Media: ConceitosChave, Lisboa: Quimera.
MELO, Alexandre (2002) O que é Arte, Lisboa: Quimera.
MENDES, José Vieira (1991) Marketing, Patrocínio e Mecenato, Lisboa: Texto Editora.
REIS, Ana Carla Fonseca (2003) Marketing Cultural e Financiamento da Cultura: Teoria e prática em um estudo
internacional comparado, São Paulo: Pioneira Thompson Learning.
REISS, Alvin H. (1997) Don’t Just Applaud – Send Money: The Most Successful Strategies for Funding and
Marketing the Arts, New York: TCG.
VILAR, Emílio (2006) O que é – Imagem da Organização, Lisboa: Q
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