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Marketing Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CSCC20010    Sigla: MRKC
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 20 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Marta Alves   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho AlvesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
­Reconhecer a polissemia do termo cultura e as principais teorias associadas ao conceito.
­Compreender as especificidades do setor cultural: economia da cultura, políticas públicas, criadores,
instituições, intermediários e públicos.
­Compreender a distinção entre o marketing cultural e os conceitos seus correlatos (marketing aplicado ao
setor cultural, mecenato, patrocínio, etc).
­Compreender as oportunidades e ameaças no desenvolvimento de estratégias de marketing cultural: para as
empresas e para os públicos.
­Compreender e aplicar os critérios de seleção de projetos culturais no âmbito das estratégias de marketing
cultural em função dos resultados esperados.

Programa

1. definição de marketing cultural e conceitos correlatos
2. O conceito de cultura no contexto da teoria social
3. O setor cultural contemporâneo. O caso português.
­ economia da cultura
­ políticas públicas
­ criadores
­ instituições
­ intermediários
­ públicos
4. As práticas do Marketing Cultural.
­ os objetivos para a empresa ou instituição
­ o processo privado de decisão do investimento
­ a associação da marca às atividades culturais
­ o ambiente político­legal
5. Estudos de caso.


Métodos de Ensino

As aulas serão divididas em duas secções contíguas, uma primeira de cariz expositivo em que serão
apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos e uma segunda que propõe, a partir da
leitura de textos ou análise de casos práticos relacionados com os conceitos antes apresentados, o debate
coletivo sobre essas questões.
A avaliação é efectuada a partir de três produtos: Três trabalhos individuais (45% da nota final) que consistirão
em reflexões críticas elaboradas após visitas a contextos ou participação em eventos culturais e artísticos;
uma análise em grupo (30% da nota final) de um caso de Marketing Cultural; um teste (25% da nota final).

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
AAVV(2003) Públicos da Cultura, Lisboa: OAC.
ADORNO, Theodor (2003 [várias]) Sobre a Indústria da Cultura, Coimbra: Angelus Novus.
COLBERT, François (1993) Le Marketing dês Artes et de la Culture, Quebec : Gaeten Morin Éditeur.
DURING, Simon (ed.) (1999 [1993]) The Cultural Studies Reader, Londres: Routledge.
HARTLEY, John (2004 [2002]) Comunicação, Estudos Culturais e Media: Conceitos­Chave, Lisboa: Quimera.
MELO, Alexandre (2002) O que é ­ Arte, Lisboa: Quimera.
MENDES, José Vieira (1991) Marketing, Patrocínio e Mecenato, Lisboa: Texto Editora.
REIS, Ana Carla Fonseca (2003) Marketing Cultural e Financiamento da Cultura: Teoria e prática em um estudo
internacional comparado, São Paulo: Pioneira Thompson Learning.
REISS, Alvin H. (1997) Don’t Just Applaud – Send Money: The Most Successful Strategies for Funding and
Marketing the Arts, New York: TCG.
VILAR, Emílio (2006) O que é – Imagem da Organização, Lisboa: Q

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 01:52:18 Última actualização: 2010-07-19