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Relações Públicas e Publicidade

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CSCC30008    Sigla: RPP
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 12 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Alcina Dourado   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Alcina Velho Dourado da SilvaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Qualquer aluno que almeje desenvolver, no futuro, uma profissão relacionada com os domínios das Relações Públicas (RP) e/ou da Publicidade (PUB) deve ser capaz de dominar os respectivos conceitos fundamentais, bem como conhecer e utilizar minimamente ferramentas básicas nestes dois domínios. Na actualidade, já não são só as empresas quem procura implementar estes dois domínios da comunicação. São cada vez em maior número as organizações que se servem dos profissionais nestes domínios para atingir os seus objectivos.
Desta forma, é fundamental que se adopte a posição do empresário ou do gestor da organização enquadrando os benefícios que o uso das RP e da PUB podem trazer para a entidade como um todo, seus trabalhadores e consumidores, bem como para a comunidade e região em que se insere.
Esta unidade curricular pretende, por isso, contribuir para alargar os conhecimentos nestes dois domínios, facilitando a integração futura do aluno em contexto laboral. Pretende igualmente munir os alunos dos primeiros conceitos e instrumentos básicos para o exercício de actividades específicas em RP e PUB.
No caso das RP, pretende fundamentalmente, dotar os alunos dos conhecimentos e competências básicas para o exercício da profissão de técnico de Relações Públicas (RP) nas mais variadas circunstâncias e instituições, embora se privilegie o contexto empresarial. Esta unidade curricular dirige-se apenas àqueles que tenham apetência por este campo da comunicação empresarial e pretendam vir a exercê-la como técnico de RP ou Assessor de Imprensa. Já no caso da PUB, pretende-se que o aluno aprenda a lidar com os códigos específicos da linguagem publicitária conhecendo a organização dos seus agentes, técnicas básicas e aplicabilidade.
No global pretende-se que o aluno conheça as técnicas de actuação relativamente a diferentes públicos e situações perspectivando a sua aplicação, incluindo as novas tecnologias, dominando os instrumentos e meios de comunicação em RP e PUB num ambiente multicultural, para além de ser capaz de definir, aplicar e avaliar um plano de RP e PUB, exercendo a criatividade e adaptando-se constantemente à mudança.
Esta UC oferecida pelo Departamento de Comunicação faz parte do Plano de Estudos do 3º ano do Curso de Comunicação Social sendo de frequência obrigatória aos alunos inscritos no Ramo de Comunicação Cultural

Programa

• Introdução
.1. Objectivos da disciplina, metodologia e sistema de avaliação
.2. Processo de comunicação
.3. A comunicação integrada de marketing e no mix de comunicação.
• Relações Públicas
.1. Definições e conceitos fundamentais
.2. Objetivos
.3. Públicos e Tipos de Comunicação
.4. Atividades e instrumentos
 Mailing lists
 Comunicados de imprensa
.5. Relações com a imprensa
.6. O Plano de Relações Públicas
• Publicidade
.1. Definições e conceitos fundamentais
.2. Objetivos e alvos
.3. As Agências e outras organizações na atividade publicitária
.4. Estratégias e criação publicitária
 Briefing e Plano de Trabalho Criativo (Copy Strategy)
 A mensagem publicitária
.5. Os mass media
 A publicidade e os mass media
 Planeamento de media
• Conclusão
.1. Limites éticos e legais da atividade de RP e Publicidade

Palavras Chave

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Ciências da comunicação

Ciências sociais > Economia > Marketing > Publicidade

Ciências sociais > Economia > Economia do consumidor > Estudos sobre o consumidor

Ciências sociais > Economia > Marketing

Ciências sociais > Ciências da comunicação > Relações públicas


Métodos de Ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas sequencialmente sendo que o 1º momento será dedicado à Introdução às Relações Públicas e o 2º dedicado à Introdução à Publicidade.
As sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos bem como em exercícios a partir da informação fornecida diretamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais disponibilizados atempadamente através da plataforma de ensino a distância.
Cada sessão presencial será composta, necessariamente, por componentes teóricos e práticos, exceto se os condicionalismos no acesso aos equipamentos necessários impliquem a divisão das horas semanais de contacto em sessões letivas teóricas e práticas. Ênfase em métodos ativos, em particular prevendo-se o emprego dos métodos da descoberta com apresentação de problemas, debate, trabalho autónomo, método expositivo misto, estudos de caso e simulações podendo implicar leitura, análise e discussão de textos; elaboração e apresentação de trabalhos escritos, incluindo comentários críticos; apresentação e discussão de trabalhos, com destaque para a realização de exercícios propostos pelo docente.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

O trabalho desenvolvido na UC será objecto de avaliação contínua e sumativa implicando:
A) Uma prova de avaliação escrita, individual – 40% da nota;
B) Um trabalho de grupo – 40% da nota, com realização e entrega em data a definir segundo calendário próprio.
C) Presença e participação nos dois modelos de trabalho adoptados: sessões lectivas presenciais e em plataforma de ensino a distância através da realização de exercícios práticos para cada ponto do programa – 20% da nota.
Nota mínima de 7 valores para qualquer dos elementos de avaliação.
Para obter avaliação à componente c) o aluno deve frequentar um mínimo de 70% de aulas presenciais, exceto se for trabalhador-estudante, aluno Erasmus, repetente e/ou abrangido por outros estatutos especiais - neste caso deve informar o docente quanto à sua situação nos primeiros 15 dias de atividade letiva. Os alunos trabalhadores-estudantes ou abrangidos por outros estatutos reconhecidos na ESE/IPS que desejem usufruir do seu estatuto ficam dispensados da nota de participação nas aulas e os 20% serão englobados na nota da prova de avaliação escrita. Esta opção deverá ser comunicada por escrito previamente ao docente.

Cálculo da
Classificação Final

Em avaliação contínua a nota final de cada aluno corresponde ao resultado do cálculo de acordo com a percentagem atribuída a cada momento de avaliação: nota final = (A*40%)+(B*40%)+(C*20%), em que: A corresponde a 1 teste individual; B corresponde a 1 trabalho de grupo; C corresponde a presença e participação nas aulas ou Moodle. No caso dos alunos abrangido por estatutos, a fórmula corresponde a: nota final = (A*50%)+(B*50%), em que: A corresponde a 1 teste individual; B corresponde a 1 trabalho de grupo.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Espera-se que os trabalhadores-estudantes e situações equivalentes que os impossibilitem de estar presentes nas sessões letivas em sala de aula deem conhecimento do seu estatuto à docente e secretaria ao longo dos primeiros quinze dias letivos. Nestes casos, a assiduidade e participação na plataforma de ensino a distância é fundamental. Qualquer alteração deve ser comunicada atempadamente por escrito. Só serão considerados os casos patentes no portal da ESE devidamente justificados de acordo com as normas em vigor.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  60
  Total: 60

Bibliografia Principal

Cabrero, José Daniel Barqueiro; Cabrero, Mario Barquero;O livro de ouro das Relações Públicas, Porto Editora, 2001
• Brochand, Bernard; Lendrevie, Jacques; Rodrigues, Joaquim Vicente; Dionísio, Pedro;Publicitor, Porto Editora, 2001 (ou a versão mais recente)

Bibliografia Complementar

Bibliografia complementar e documentação de apoio: poderá ser disponibilizada ao longo da leccionação da disciplina nas aulas, junto dos serviços de papelaria da Escola e/ou através da plataforma de ensino a distância da ESE.

Lendrevie, Jacques; Lindon, Denis; Dionísio, Pedro; Rodrigues Vicente;Mercator XXI, Teoria e Prática do Marketing, Publicações D. Quixote, 2004

Observações

O Programa completo e definitivo deverá estar disponível na plataforma Moodle e no item 'Conteúdos' da UC no Portal da ESE findos os primeiros 15 dias de actividade lectiva para consulta integral, altura a partir da qual passa a versão definitiva para o actual ano lectivo.
Nesta plataforma de ensino a distância serão também disponibilizadas as informações necessárias ao cabal desenvolvimento da Unidade Curricular (UC), incluindo sumários.
Os alunos interessados em aceder devem validar a sua inscrição nesta UC directamente na página da UC em http://moodle.ese.ips.pt/
Se é utilizador autenticado e pretende aceder à versão integral do Programa, pode clicar em 'Conteúdos' na coluna da direita.
A actividade lectiva decorre de acordo com o horário semanal.

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 10:26:41 Última actualização: 2010-07-19