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Géneros Jornalísticos
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CSJ20011 |
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Sigla: |
GJOR |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
20 |
Plano de Estudos |
2º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ricardo Jorge Melo Nunes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhece conceptualmente as diferentes abordagens associadas ao estudo dos Géneros Jornalísticos;
Conhece as características dos diferentes tipos e géneros de jornalismo associandoos aos diferentes media;
Desenvolve técnicas que permitem um rigoroso desempenho do uso dos Géneros Jornalísticos;
Identifica e caracteriza as diferentes fases da actividade jornalística e os procedimentos técnicos que as
definem.
Programa
Noção de Géneros Jornalísticos
abordagens concetuais
Definição e prática de Géneros Jornalísticos
Reportagem;
Entrevista;
Inquéritos;
O Jornalismo AudiovisualRádio
Da informação instantânea, dos modelos radiofónicos de informação, das normas técnicas de escrita e
sonorização.
O Jornalismo AudiovisualTelevisão
Da informação audiovisual aos géneros orientados para o olhar.
O Jornalismo OnLine
Da linguagem híbrida à emergência de um novo género jornalístico a infografia.
GÉNERO INFORMATIVO
Noção de Géneros informativos
A informação, tratamento e pesquisa
Técnicas da notícia, as fontes; o lead e o corpo da informação
Interpretação jornalística
A reportagem interpretativa
A crónica, modelos dominantes: judicial, desportiva, etc.
GÉNERO OPINATIVO
Comentário e Opinião
O artigo, o editorial a coluna de opinião
A Crítica dos Provedores
O papel do Provedor de Leitores/Espectador/Utilizador da internet no acompanhamento crítico do conteúdo do
Jornal/Televisão/Sítio.
Métodos de Ensino
Estratégias de gestão do programa
Tendo como partida sessões de enquadramentos teórico e análise de casos (vários media) o processo
compreenderá a:
(a) Leitura, discussão e análise de textos;
(b) Recensão escrita e/ou oral de textos;
(c) Elaboração de comentários críticos;
(f) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos (Ex.: notícia, reportagem, entrevista, texto de opinião);
Acompanhamento tutorial
Marcação prévia
Participação dos estudantes
Esperase que cada estudante:
(a) Participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo;
(b) Leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio apresentados;
(c) Execute os trabalhos programados
Frequência de avaliação – realização de teste global no final do semestre
(a)Trabalho de grupo (texto e apresentação)
(b) Recensão crítica – destinado a quem não integre os grupos de trabalho
(c) Exame – teste global escrito
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
AAVV. (2005). Livro de Estilo Público. Lisboa: Público.
Bastos, Hélder (2000). Jornalismo Electrónico, Coimbra: Minerva
Boucher, J. D. (1994). A reportagem escrita. Mem Martins: Editorial Inquérito
Cabrera, Ana (Org.)(2011) , Jornais, Jornalistas e Jornalismo – Sécs. XIXe XX, Lisboa: CIMJ
Correia, Fernando (1998). Os Jornalistas e as Noticias, Lisboa: Caminho
Fontcuberta, M. d. (1993). A notícia. Pistas para perceber o mundo. Lisboa:Editorial Notícias
Mesquita, Mário (1998). O Jornalismo em Análise, Coimbra:Minerva
López, Manuel (1995). Cómo se Fabrican las Noticias”, Barcelona:Paidos
Ponte, C. (2004). Leituras das Notícias. Lisboa: Livros Horizonte.
Pina, Sara (2000). A Deontologia dos Jornalistas Portugueses, Coimbra:Minerva
Rebelo, José (2000). O Discurso do Jornal, Lisboa: Noticias
Ricardo, D. (2004). Ainda bem que me pergunta. Manual de escrita jornalística. Lisboa: Editorial Notícias.
Traquina, Nelson (1993).Jornalismo: Questões, Teorias e Estórias, Lisboa:Vega
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