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Jornalismo Radiofónico
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
CSJ30010 |
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Sigla: |
JRADIO |
Áreas Científicas: |
Ciências da Comunicação |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
CS |
24 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ricardo Jorge Melo Nunes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Pretende-se sensibilizar os estudantes para a importância da rádio como meio de comunicação de massas e
dotá-los de capacidade crítica enquanto ouvintes. Igualmente munir os estudantes de um conjunto de
competências que lhes permita o ingresso na redação de uma empresa radiofónica.
Assim, será privilegiado o estudo da linguagem radiofónica, em especial na edição de notícias, entrevistas e
reportagens, sem esquecer a importância da dicção e da fala associadas a este suporte.
Nesse sentido, deve habilitar os estudantes a selecionar os temas, recolher e tratar a informação e redigir
notícias para o suporte rádio; produzir e realizar entrevistas e reportagens, segundo as técnicas e a estética do
jornalismo radiofónico; e editar trabalhos em equipamento digital. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem
habilitados a conhecer os termos técnicos da área; a integrarem o trabalho de edição de som no contexto do
jornalismo radiofónico; e a desenvolverem projetos de áudio.
Programa
A natureza do fenómeno radiofónico
Especificidade da linguagem radiofónica
Planificação e estrutura (abertura e fecho, lançamentos e rodapés)
O som enquanto essência da rádio
Captação e tratamento digital de som
Técnicas de comunicação oral
Prática em estúdio de produção
Conceção e realização do Flash IPS
Métodos de Ensino
O desenvolvimento da UC faz-se com base na participação na produção do programa Flash IPS, estabelecendo
metodologias de trabalho em equipa, distribuindo funções, definindo perfil e conteúdos, criando uma agenda e
executando as várias tarefas inerentes ao meio Rádio, complementadas por enquadramento teórico e
orientação metodológica pelo docente.
Do ponto de vista técnico, serão avaliados a escolha dos temas e da sua angulação, a escrita pensada para o
meio rádio, a seleção dos registos sonoros e a sua ligação com os textos, a interligação entre os diferentes
componentes e ainda a capacidade de operar com os equipamentos técnicos, a qualidade da gravação e edição
dos registos sonoros, a leitura do texto e o resultado final da montagem do programa.
Além da componente técnica, será avaliada a vertente comportamental que se relaciona com a integração no
trabalho de equipa, a autonomia na resolução de problemas e a postura construtiva em prol do resultado final
do trabalho coletivo.
Modo de Avaliação
Bibliografia Principal
MEDITSCH, Eduardo ;A Rádio na era da Informação, Coimbra, Minerva, Colec. Comunicação, 1999 |
LAVOINNE, Yves ;A Rádio, Veja, Lisboa, sd. |
MENESES, João Paulo ;Tudo o que se passa na TSF... Para um “Livro de Estilo, Porto, Edição Jornal de Notícias, 2003 |
MINKOV ;Jornalismo Radiofónico, Sindicato dos Jornalistas, Lisboa, 1983 |
ARNHEIM, Rudolf ;Estética Radiofónica, Gustavo Gili, Barcelona, 1980 |
MAIA, Matos ;A Telefonia, Circulo de Leitores, Lisboa, 1995 |
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