This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > CSJ30010
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Jornalismo Radiofónico

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: CSJ30010    Sigla: JRADIO
Áreas Científicas: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
CS 24 Plano de Estudos 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Carlos Barreto Xavier   1,70
Ricardo Nunes   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ricardo Jorge Melo NunesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Pretende-­se sensibilizar os estudantes para a importância da rádio como meio de comunicação de massas e
dotá-­los de capacidade crítica enquanto ouvintes. Igualmente munir os estudantes de um conjunto de
competências que lhes permita o ingresso na redação de uma empresa radiofónica.
Assim, será privilegiado o estudo da linguagem radiofónica, em especial na edição de notícias, entrevistas e
reportagens, sem esquecer a importância da dicção e da fala associadas a este suporte.
Nesse sentido, deve habilitar os estudantes a selecionar os temas, recolher e tratar a informação e redigir
notícias para o suporte rádio; produzir e realizar entrevistas e reportagens, segundo as técnicas e a estética do
jornalismo radiofónico; e editar trabalhos em equipamento digital. Pretende­-se ainda que os estudantes fiquem
habilitados a conhecer os termos técnicos da área; a integrarem o trabalho de edição de som no contexto do
jornalismo radiofónico; e a desenvolverem projetos de áudio.

Programa

A natureza do fenómeno radiofónico
Especificidade da linguagem radiofónica
Planificação e estrutura (abertura e fecho, lançamentos e rodapés)
O som enquanto essência da rádio
Captação e tratamento digital de som
Técnicas de comunicação oral
Prática em estúdio de produção
Conceção e realização do Flash IPS


Métodos de Ensino

O desenvolvimento da UC faz-­se com base na participação na produção do programa Flash IPS, estabelecendo
metodologias de trabalho em equipa, distribuindo funções, definindo perfil e conteúdos, criando uma agenda e
executando as várias tarefas inerentes ao meio Rádio, complementadas por enquadramento teórico e
orientação metodológica pelo docente.
Do ponto de vista técnico, serão avaliados a escolha dos temas e da sua angulação, a escrita pensada para o
meio rádio, a seleção dos registos sonoros e a sua ligação com os textos, a interligação entre os diferentes
componentes e ainda a capacidade de operar com os equipamentos técnicos, a qualidade da gravação e edição
dos registos sonoros, a leitura do texto e o resultado final da montagem do programa.
Além da componente técnica, será avaliada a vertente comportamental que se relaciona com a integração no
trabalho de equipa, a autonomia na resolução de problemas e a postura construtiva em prol do resultado final
do trabalho coletivo.

Modo de Avaliação

Bibliografia Principal

MEDITSCH, Eduardo ;A Rádio na era da Informação, Coimbra, Minerva, Colec. Comunicação, 1999
LAVOINNE, Yves ;A Rádio, Veja, Lisboa, sd.
MENESES, João Paulo ;Tudo o que se passa na TSF... Para um “Livro de Estilo, Porto, Edição Jornal de Notícias, 2003
MINKOV ;Jornalismo Radiofónico, Sindicato dos Jornalistas, Lisboa, 1983
ARNHEIM, Rudolf ;Estética Radiofónica, Gustavo Gili, Barcelona, 1980
MAIA, Matos ;A Telefonia, Circulo de Leitores, Lisboa, 1995
Opções
Página gerada em: 2024-05-01 às 07:24:06 Última actualização: 2010-07-19