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Desportos III

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: DESP20004    Sigla: DESP3
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 2 Plano de Estudos 7,0 84 189,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
César Costa   0,00
Fernando Santos   0,00
Paulo Alexandre Correia Nunes   0,00
Paulo Jorge Paixão Miguel   0,00
Vitor Manuel Alves Milheiro   0,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Mário André da Cunha EspadaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas.
Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.
Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os factores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.

Programa

GINÁSTICA
As atividades gímnicas/Organização e condução das atividades/Capacidades motoras/Progressões/Ajudas/Erros Comuns: Ginástica Artística; Acrobática; Trampolins.
SISTEMÁTICA DAS ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS
Análise da Técnica Desportiva: Os conceitos de “técnica padrão” e “estilo de execução”/Limites de diferenciação individual da técnica padrão/Os conceitos de eficácia e eficiência na análise da técnica desportiva/Estrutura e função da tarefa motora/Avaliação da técnica de execução/Sistematização de meios/instrumentos facilitadores da aprendizagem das técnicas.
Análise da Estrutura do Jogo: Delimitação de conceitos: princípios táticos/estruturas táticas/estratégia de jogo/O pensamento e a acção tática em situação de jogo. Sua relação com os conceitos de comunicação e contra-comunicação motora/Determinantes da capacidade de análise da situação de jogo (“leitura do jogo”)/Modelo Sistémico de Análise da Estrutura do Jogo/Observação e análise de situações de jogo.


Métodos de Ensino

As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades de natureza desportiva.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA DE CADA MÓDULO
Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora). Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativo, apenas, à componente de produto. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtido na avaliação contínua) e da componente de produto (obtido na prova de exame).

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia principal:
Albuqurque, A. (1995). Ginástica Desportiva. Como se Joga?. Porto: Porto Editora.
Araújo, C. (Ed.) (2002). Manual de Ajudas em Ginástica. Lisboa.
Fédération Française de Gymnastique (Ed.) (1997). Mémento 97 des Activités Gymniques. Paris: Fédération Française de Gymnastique.
Nunes, E. (2001). A Competência de Observação de Diagnóstico evidenciada por treinadores de Ginástica Acrobática, atendendo a algumas Variáveis de Presságio. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa.
Turoff, F. (1991). Artistic Gymnastics. A comprehensive guide to performing and teaching skills for beginners and advanced beginners. Lisboa: McGraw-hill de Portugal.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 20:22:37 Última actualização: 2010-07-19