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Desportos III
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP20004 |
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Sigla: |
DESP3 |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
2 |
Plano de Estudos |
2º |
7,0 |
84 |
189,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Mário André da Cunha Espada | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos básicos das práticas desportivas vivenciadas.
Manifestar domínio das ações técnicas, táticas e regulamentares, como meios facilitadores da construção e aplicação de instrumentos e referenciais orientadores do processo de intervenção no âmbito do Desporto.
Revelar domínio concetual, técnico-pedagógico e metodológico para organizar e conduzir, em segurança, atividades no contexto dos desportos abordados.
Compreender a importância e o significado dos desportos como sistema de valores e na sua relação com os factores fisiológicos, psicológicos e sociais do comportamento e desenvolvimento humano.
Programa
GINÁSTICA
As atividades gímnicas/Organização e condução das atividades/Capacidades motoras/Progressões/Ajudas/Erros Comuns: Ginástica Artística; Acrobática; Trampolins.
SISTEMÁTICA DAS ATIVIDADES FÍSICAS E DESPORTIVAS
Análise da Técnica Desportiva: Os conceitos de “técnica padrão” e “estilo de execução”/Limites de diferenciação individual da técnica padrão/Os conceitos de eficácia e eficiência na análise da técnica desportiva/Estrutura e função da tarefa motora/Avaliação da técnica de execução/Sistematização de meios/instrumentos facilitadores da aprendizagem das técnicas.
Análise da Estrutura do Jogo: Delimitação de conceitos: princípios táticos/estruturas táticas/estratégia de jogo/O pensamento e a acção tática em situação de jogo. Sua relação com os conceitos de comunicação e contra-comunicação motora/Determinantes da capacidade de análise da situação de jogo (“leitura do jogo”)/Modelo Sistémico de Análise da Estrutura do Jogo/Observação e análise de situações de jogo.
Métodos de Ensino
As sessões serão baseadas na vivência de atividades físicas e desportivas, na observação e análise das mesmas e na conceção, organização e dinamização de atividades de natureza desportiva.
AVALIAÇÃO CONTÍNUA DE CADA MÓDULO
Componente de PROCESSO (60%) Diversos tipos de tarefas e atividades integradas no desenvolvimento das aulas (resposta ao questionamento, tipo de participação e empenhamento motor, grau de progressão nas aprendizagens, nível de destreza e performance motora). Componente de PRODUTO (40%) Produtos individuais ou em grupo a realizar durante o semestre, tais como, realização e apresentação de relatórios, trabalhos temáticos e testes escritos.
EXAME FINAL
A avaliação em exame final é parcial, sendo relativo, apenas, à componente de produto. O resultado da avaliação em exame final será o somatório dos valores ponderados das componentes de processo (obtido na avaliação contínua) e da componente de produto (obtido na prova de exame).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia principal:
Albuqurque, A. (1995). Ginástica Desportiva. Como se Joga?. Porto: Porto Editora.
Araújo, C. (Ed.) (2002). Manual de Ajudas em Ginástica. Lisboa.
Fédération Française de Gymnastique (Ed.) (1997). Mémento 97 des Activités Gymniques. Paris: Fédération Française de Gymnastique.
Nunes, E. (2001). A Competência de Observação de Diagnóstico evidenciada por treinadores de Ginástica Acrobática, atendendo a algumas Variáveis de Presságio. Dissertação de Mestrado. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana - Universidade Técnica de Lisboa.
Turoff, F. (1991). Artistic Gymnastics. A comprehensive guide to performing and teaching skills for beginners and advanced beginners. Lisboa: McGraw-hill de Portugal.
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