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Actividade Física Adaptada

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: DESP20016    Sigla: AFA
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 3 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,20
Jorge Carvalho   0,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhece as características das populações especiais em função do tipo de incapacidade ou deficiência que apresentam, caracterizando o seu comportamento nos domínios cognitivo, motor e sócio-afetivo.
Compreende a importância da atividade física e desportiva nas populações com características especiais enquanto meio privilegiado de promoção da saúde e da aptidão física, do bem-estar psíquico e emocional e da integração social.
Demonstra o domínio de conhecimentos metodológicos para desenvolver e gerir programas e projetos na área da atividade física e do desporto adaptado a populações especiais, em função do seu quadro clínico, das suas incapacidades ou limitações funcionais, do nível de aptidão física e dos seus interesses e motivações.

Programa

Conceitos, Modelos e Perspetivas
O conceito de Atividade Física Adaptada.
Domínios do comportamento e noção de desenvolvimento “atípico”.
Os conceitos de deficiência, incapacidade e desvantagem. A Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF)
Breve evolução história da AFA.
Abordagens sociais à deficiência nas sociedades contemporâneas.
Tipos e classificação da deficiência
Taxonomia da deficiência
Deficiência auditiva
Deficiência visual
Deficiência motora
Deficiência mental
O caso particular das dificuldades de aprendizagem (D.A.)
Problemas comportamentais
Desporto de Competição para Pessoas com Deficiência
Modelos de organização do desporto adaptado
Vertentes do desporto e da atividade física adaptada
Modalidades desportivas:
Regulamentação e modos de participação.
Benefícios fisiológicos da prática desportiva adaptada.
Benefícios psicossociológicos da prática desportiva adaptada.
Aspetos gerais do treino em atletas com deficiência.


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação dos estudantes, através de trabalho individual ou de grupo, a partir de informação fornecida pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais.
Sessões de exposição e discussão de temas. Sessões práticas aplicadas.
Espera-se que o estudante: participe na discussão das questões em análise e na realização dos trabalhos propostos; leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; realize as tarefas e os trabalhos programados.
Avaliação do Processo (50%): desempenho na realização de diversos tipos de tarefas (trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica).
Avaliação do Produto (50%): desempenho do aluno num trabalho escrito sobre uma temática da matéria abordada.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia Principal:
AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE (2003) ACSM’s Exercise Management for Persons with Chronic Diseases and Disabilities (2nd Ed.). Champaign: Human Kinetics.

FRANCO, A.L. (2004) Actividades Físico-Deportivas con Colectivos Especiales: Propuesta práctica. Sevilla: Editorial Wanceulen S.L.

GAREL, J. P. (2007) Educación Física y Discapacidades Motrices. Barcelona: Inde.

HÉRNANDEZ, M.R.; BLANCO, A.R. (2006) El Juego y los Alumnos com Discapacidad. Barcelona: Editorial Paidotribo.

PEREIRA, L.M.; SIMÕES, C. (2005). Atitudes Face à Diferença: Temas de integração social e reabilitação. Lisboa: Edições FMH.

SHERRILL, C. (1998) Adapted Physical Activity, Recreation and Sport : Crossdisciplinary and lifespan. (5th Ed.) McGraw-Hill Companies.

SMITH, R. W.; AUSTIN, D. R.; KENNEDY, D. W. (2001) Inclusive and Special Recreation: Opportunities for Persons with Disabilities. (4th Ed.) McGraw-Hill Companies.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 23:36:26 Última actualização: 2010-07-19