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Metodologia da Investigação em Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP30001 |
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Sigla: |
MID |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
37 |
Plano de Estudos |
3º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
1. Perceber o processo de ensino e aprendizagem das habilidades desportivas; 2. Conhecer e dominar a nomenclatura característica de todo o processo de treino desportivo; 3. Refletir sobre as teorias e metodologias de treino desportivo; 4. Saber desenhar processos de treino desportivo, com vista à melhoria do rendimento competitivo do atleta; 5. Conhecer a estrutura e os efeitos do plano de treino; 6. Refletir nos modelos de periodização que suportam a planificação do treino; 8. Assumir o controlo a avaliação como ferramenta útil para o ajuste recorrente da periodização; 9. Saber desenhar programas anuais, com vista à melhoria progressiva do rendimento competitivo do atleta.
Programa
A-O treino desportivo; B-Componentes da carga de treino (Volume, Intensidade, Densidade, Complexidade); C-Relação entre carga interna e carga externa; D-Objetivos do Treino Desportivo; E-Princípios de Treino (Biológicos, Metodológicos e Pedagógicos); F-Fatores do Treino (Físico, Técnico, Tático e Psicológico); G-Fator Físico (Estudo da Resistência, Força, Flexibilidade e Velocidade); H-Fator Técnico (Definição do conceito e objetivos do treino técnico e tático); I-Aspetos gerais do processo do treino; J-Forma desportiva e períodos de treino; K-Carga de treino e processos adaptativos; L-Ciclos de treino (macrociclo, mesociclo, microciclo e unidade de treino); M-Fatores determinantes do planeamento (calendário competitivo e tipo de atleta); N-Modelos de periodização (percursores, tradicionais e contemporâneos); O-Controlo e avaliação do processo de treino (métodos e ferramentas); P-Desenvolvimento de programas anuais.
Métodos de Ensino
Aulas teórico-práticas: através de metodologia expositiva, dotar os alunos de conhecimentos e conceitos ligados ao fenómeno do treino desportivo com aplicação consequente de estudos práticos para a sua assimilação. Aulas práticas: de carácter outdoor, desenvolver as competências para implementar programas com o intuito de melhoria do desempenho competitivo dos seus atletas. Sessões de orientação tutorial: orientar os alunos nas diversas tarefas inerentes às atividades solicitadas. A avaliação final irá contemplar: (i) a elaboração de 2 trabalhos: um aplicado no terreno tendo em conta o desenvolvimento de um dos fatores físicos trabalhados nas aulas práticas e outro subjacente ao processo de periodização de uma modalidade específica (35%) (ii) o desempenho do aluno em três testes escritos (65%).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Principal:
ESPANHA M., CORREIA P. (2010). Aparelho Locomotor: anatomofisiologia do sistema nervoso, osteoarticular e muscular. Lisboa: Edições FMH.
ESPANHA M., SILVA P., PASCOAL A., CORREIA P., OLIVEIRA R. (2012). Anatomofisiologia - Tomo III. Funções da Vida Orgânica Interna. Lisboa: Edições FMH.
CORREIA P.P (2012). Aparelho locomotor: função neuromuscular e adaptações à atividade física. Lisboa: Edições FMH.
CORREIA P., ESPANHA M., FREITAS S., OLIVEIRA R., PASCOAL A. (2011). Aparelho Locomotor: exercícios e estudos práticos. Lisboa: Edições FMH.
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