This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP30001
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Metodologia da Investigação em Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: DESP30001    Sigla: MID
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 37 Plano de Estudos 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,3

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,30
Ana de Fátima Costa Pereira   1,10
Teresa Figueiredo   3,20


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

1. Perceber o processo de ensino e aprendizagem das habilidades desportivas; 2. Conhecer e dominar a nomenclatura característica de todo o processo de treino desportivo; 3. Refletir sobre as teorias e metodologias de treino desportivo; 4. Saber desenhar processos de treino desportivo, com vista à melhoria do rendimento competitivo do atleta; 5. Conhecer a estrutura e os efeitos do plano de treino; 6. Refletir nos modelos de periodização que suportam a planificação do treino; 8. Assumir o controlo a avaliação como ferramenta útil para o ajuste recorrente da periodização; 9. Saber desenhar programas anuais, com vista à melhoria progressiva do rendimento competitivo do atleta.

Programa

A-O treino desportivo; B-Componentes da carga de treino (Volume, Intensidade, Densidade, Complexidade); C-Relação entre carga interna e carga externa; D-Objetivos do Treino Desportivo; E-Princípios de Treino (Biológicos, Metodológicos e Pedagógicos); F-Fatores do Treino (Físico, Técnico, Tático e Psicológico); G-Fator Físico (Estudo da Resistência, Força, Flexibilidade e Velocidade); H-Fator Técnico (Definição do conceito e objetivos do treino técnico e tático); I-Aspetos gerais do processo do treino; J-Forma desportiva e períodos de treino; K-Carga de treino e processos adaptativos; L-Ciclos de treino (macrociclo, mesociclo, microciclo e unidade de treino); M-Fatores determinantes do planeamento (calendário competitivo e tipo de atleta); N-Modelos de periodização (percursores, tradicionais e contemporâneos); O-Controlo e avaliação do processo de treino (métodos e ferramentas); P-Desenvolvimento de programas anuais.


Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas: através de metodologia expositiva, dotar os alunos de conhecimentos e conceitos ligados ao fenómeno do treino desportivo com aplicação consequente de estudos práticos para a sua assimilação. Aulas práticas: de carácter outdoor, desenvolver as competências para implementar programas com o intuito de melhoria do desempenho competitivo dos seus atletas. Sessões de orientação tutorial: orientar os alunos nas diversas tarefas inerentes às atividades solicitadas. A avaliação final irá contemplar: (i) a elaboração de 2 trabalhos: um aplicado no terreno tendo em conta o desenvolvimento de um dos fatores físicos trabalhados nas aulas práticas e outro subjacente ao processo de periodização de uma modalidade específica (35%) (ii) o desempenho do aluno em três testes escritos (65%).

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia Principal:
ESPANHA M., CORREIA P. (2010). Aparelho Locomotor: anatomofisiologia do sistema nervoso, osteoarticular e muscular. Lisboa: Edições FMH.
ESPANHA M., SILVA P., PASCOAL A., CORREIA P., OLIVEIRA R. (2012). Anatomofisiologia - Tomo III. Funções da Vida Orgânica Interna. Lisboa: Edições FMH.
CORREIA P.P (2012). Aparelho locomotor: função neuromuscular e adaptações à atividade física. Lisboa: Edições FMH.
CORREIA P., ESPANHA M., FREITAS S., OLIVEIRA R., PASCOAL A. (2011). Aparelho Locomotor: exercícios e estudos práticos. Lisboa: Edições FMH.

Opções
Página gerada em: 2024-05-09 às 01:05:04 Última actualização: 2010-07-19