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Desporto para Populações Específicas

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: DESP30002    Sigla: DPE
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 38 Plano de Estudos 6,0 72 162,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,8

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Ana de Fátima Costa Pereira   3,70
Teresa Figueiredo   1,10


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana de Fátima da Costa PereiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhece as características peculiares e as respostas fisiológicas de adaptação ao esforço de populações específicas, reconhecendo as implicações fisiológicas, psicológicas e sociais que advêm da prática de exercício físico.

Identifica as solicitações de risco para o aparelho locomotor e os sistemas fisiológicos dominantes na prescrição de actividade física para populações específicas.

Domina princípios metodológicos de prescrição do exercício adaptados a populações com características específicas.

Programa

1. O Idoso
O processo de envelhecimento e as suas fases ou etapas. Envelhecimento físico, sócio-afectivo e psicológico. Determinantes biológicas e sociais do processo de envelhecimento. Alterações morfológicas, fisiológicas e psicológicas associadas ao processo de envelhecimento. Caracterização do idoso do ponto de vista funcional, do ponto de vista motor e ao nível das capacidades motoras. Benefícios para a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida associados à prática regular de actividade física. Avaliação e prescrição do exercício no idoso.

2. A Criança e o Jovem
Crescimento e maturação: factores influentes para o processo de desenvolvimento das capacidades motoras. Alterações morfológicas e fisiológicas ao nível do tecido ósseo, do tecido muscular, do tecido adiposo, do aparelho respiratório e do sistema cardiovascular e circulatório e suas implicações para a prática de actividade física. Caracterização das crianças e dos adolescentes em termos de capacidade de esforço e ao nível das capacidades motoras. Benefícios associados à prática regular de actividade física. Avaliação e prescrição do exercício nas crianças e nos adolescentes.

3. Outras Populações com Condições Específicas
3.1. A Diabetes
- tipos de diabetes e suas causas; factores de risco associados à diabetes;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.

3.2. A Hipertensão
- tipos de hipertensão e sua gravidade; causas e factores de risco associados à hipertensão;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.

3.3. A Obesidade
- tipos de obesidade e suas causas; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada, medidas preventivas e contra-indicações.

3.4. A Doença coronária
- tipos de doenças coronárias e principais causas; doenças coronárias com maior e menor grau de gravidade;
- prescrição do exercício: actividade física prescrita com acompanhamento ou estreita supervisão clínica do paciente.

3.5. Osteoporose e Osteoartrose
- causas da osteoporose e osteoartrose; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.

3.6. Lombalgias
- tipos de lombalgias e suas causas; factores de risco associados;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.

3.7. Desporto para Crianças e Jovens Atletas
- abordagem do desenvolvimento motor e aprendizagem das capacidades coordenativas e condicionais;
- prescrição do exercício: actividade física recomendada e contra-indicações.


Métodos de Ensino

1. Estratégias de gestão do programa
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegia a participação activa dos estudantes, através de trabalho individual ou de trabalho de grupo, a partir de informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à pesquisa da bibliografia recomendada bem como a aplicação das metodologias de ensino no contexto prático em sala de aula.

O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a leitura e análise de textos científicos; (c) a realização de trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

2. Acompanhamento tutorial
Apoio presencial e à distância na orientação da pesquisa dos temas em estudo e na realização dos trabalhos escritos e/ou apresentações orais.

3. Participação dos estudantes
Espera-se que cada aluno: (a) esteja presente em, pelo menos, 70% das aulas e participe activamente na discussão das questões em análise, bem como na realização dos trabalhos propostos; (b) leia a bibliografia de apoio e esteja preparado para analisar e discutir os temas apresentados; (c) realize as tarefas e os trabalhos programados, evidenciando com clareza e rigor a apropriação dos conhecimentos sobre a matéria ou a sua aplicação a situações de carácter prático/aplicado.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Heyward, V. H., & Stolarczyk, L. M. (1996). Applied Body CompositionAssessment,Human Kinetics, Champaign

ACE (1998). Exercise for Older Adults. ACE’S guide for fitness professionals. Champaign, IL: Human Kinetics.

Wang, G., Dietz, W.H. (2002). Economic burden of obesity in youths aged 6–17 years: 1979–99. Pediatrics, 109: E81–E81.

Malina, R.M., Bouchard, C., & Bar-Or, O. (2004). Growth, maturation and physical activity (2nd ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.

Freedman, D.S., et al. (2004). Inter-relationships among childhood BMI, childhood height, and adult obesity: the Bogalusa Heart Study. Int J Obes Relat Metab Disord, 28: 10–16.

Baptista, F.; Sardinha, L.B. (2005). Avaliação da Aptidão Física e do Equilíbrio de Pessoas Idosas: Baterias de Fullerton. Lisboa: Edições FMH.

ACSM. (2006). ACSM´s Resourse Manual for Guidelines for Exercise Testing and Prescription: LWW

ACSM. (2006). ACSM´s Guidelines for exercise testing and prescription (7th ed.): Lippincott Williiams & Williams.

Wisløff, U., et al. (2007). Superior cardiovascular, effect of aerobic interval training versus moderate continuous training in heart failure patients: a randomized study. Circulation, 115: 3042–4.

Teixeira, P., et al. (2008) - Nutrição, Exercício e Saúde. Lidel

ACSM (2009). ACSM’s exercise management for person with chronic diseases & disabilities (3ª ed.). Champaign, IL: Human Kinetics.

ACSM (2009). ACSM’s exercise is medicine: The clinician’s guide to the exercise prescription. Champaign, IL: Human Kinetics.

Ciolac, E.G., et al. (2009). Acute effects of continuous and interval aerobic exercise on 24-h ambulatory blood pressure in long-term treated hypertensive patients. Int J Cardiol, 17: 381–7.

Grontved, A., et al. (2014). Muscle-strengthening and conditioning activities and risk of type 2 diabetes: a prospective study in two cohorts of US women. PLoS Med, 11(1): p. e1001587.

Fragala, M.S., et al. (2014). Muscle quality index improves with resistance exercise training in older adults. Exp Gerontol, 53C: p. 1-6.

Sadarangani, K.P., et al. (2014). Physical activity and risk of all-cause and cardiovascular disease mortality in diabetic adults from great britain: pooled analysis of 10 population-based cohorts. Diabetes Care, 37(4): p. 1016-23.

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