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Projecto de Intervenção II
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
DESP30007 |
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Sigla: |
PI2 |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
45 |
Plano de Estudos |
3º |
6,0 |
72 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Observa e é capaz de analisar e descrever a estrutura e as dinâmicas da organização, no âmbito dos seus projetos e atividades.
Apoia e intervém no planeamento, organização, implementação e controlo de projetos ou programas e atividades desportivas.
Participa e colabora em reuniões de programação, organização e promoção de atividades desportivas.
Colabora na realização de estudos e/ou ações para a difusão ou utilização de novos conhecimentos no âmbito da organização desportiva.
Seleciona instrumentos adequados para responder às necessidades das situações colocadas pela prática e pelas tarefas definidas nos planos e programas de atividades, de forma a permitir a recolha de dados no sentido de refletir e problematizar as situações vividas e operar uma melhoria ao nível da prestação do seu desempenho.
Programa
O “Projeto de Intervenção II” realiza-se no âmbito geral do Sistema Desportivo, através do contacto do estudante com experiências clínicas junto de grupos e/ou organizações desportivas, de acordo com uma das seguintes áreas de intervenção profissional:
- Formação Desportiva e/ou Treino do Jovem Atleta
- Gestão e Administração do Desporto;
- Exercício Físico e Saúde;
- Desporto de Recreação e/ou Turismo Desportivo.
Tendo em conta o quadro de ação das quatro áreas de intervenção anteriormente referidas, poderá o trabalho, em concreto, desenvolver-se nos campos seguintes:
1. Formação Desportiva
2. Treino, Liderança e Formação de Equipa
3. Exercício e Condição Física
4. Desporto de Recreação e Exercício Físico - Seniores
5. Projetos e Organização de Eventos Desportivos
6. Instalações Desportivas – Planeamento, Gestão e Controlo
7. Gestão da Inovação, Estratégia e Marketing Desportivo
8. Gestão das Organizações Desportivas
Métodos de Ensino
O modelo de estágio atribui competências diversas aos principais intervenientes no processo: (a) orientador/supervisor da escola de formação; (b) técnico cooperante da instituição de acolhimento; (c) aluno estagiário (cf. anexo “Documento Orientador do Estágio”). O orientador/supervisor é responsável pela orientação científica, técnica e pedagógica do estagiário (tutoria), pela mediação do papel e funções dos técnicos cooperantes e pelo processo de avaliação do estagiário. O técnico cooperante faz a integração e o acompanhamento da atividade do estagiário com vista à implementação do projeto de intervenção, dá aconselhamento ao estagiário e relaciona-se com o orientador/supervisor informando-o sobre a forma como está a decorrer o processo.
Avaliação do processo:
- Apreciação do trabalho realizado pelo estagiário na instituição de acolhimento.
Avaliação do produto:
- Projeto de intervenção
- Portfólio de atividades
- Relatório final de estágio
- Prova pública de discussão/defesa.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia específica relacionada com a aplicação dos conhecimentos e competências adquiridas ao longo da formação académica em contextos reais de trabalho.
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