|
Seminário de Investigação em Desporto
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
DESP30008 |
|
Sigla: |
SID |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
40 |
Plano de Estudos |
3º |
4,0 |
48 |
108,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
- Demonstra conhecimentos sobre a metodologia de pesquisa científica, suscitando a reflexão e o debate de questões neste domínio, nomeadamente ao nível do levantamento de problemas, da definição de hipóteses e da seleção dos instrumentos e dos procedimentos a utilizar na recolha dos dados.
- Manifesta capacidade para elaborar e desenvolver um projeto de investigação numa área de conhecimento do domínio das Ciências do Desporto.
- Revela competências, no domínio conceptual e metodológico, coerentes com o âmbito, as finalidades e o objecto de estudo do projecto a desenvolver.
Programa
1. Revisão de conceitos abordados anteriormente
2. Aspectos formais na redação de um relatório de investigação
2.1. A clareza e a objectividade da informação e o tipo de linguagem escrita a utilizar;
2.2. Tabelas e títulos de tabelas;
2.3. Figuras e títulos de figuras;
2.4. Citação de outros autores e citação de fontes no texto do trabalho;
2.5. Elaboração de uma lista de referências bibliográficas.
3. Aspectos éticos e deontológicos em investigação
3.1. A precisão e o rigor da informação;
3.2. A honestidade científica;
3.3. Os direitos de autor;
3.4. A protecção dos participantes envolvidos na investigação.
4. Estudos teórico-práticos
4.1. Desenvolvimento de um projecto de investigação (trabalho de grupo).
Nota: Serão abordados outros temas e conteúdos, tendo por base os projectos dos alunos e respectivas temáticas.
Métodos de Ensino
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita através de seminários, da apresentação e discussão de temas e através de aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos teórico-práticos.
Espera-se que cada aluno esteja presente, pelo menos, em 70% das aulas, e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e na execução das actividades e tarefas programadas.
Avaliação:
- Participação do aluno nas aulas, através da realização das tarefas e dos trabalhos propostos (incluindo uma ficha de avaliação de conhecimentos) e na análise e discussão dos assuntos abordados (30%);
- Realização de um trabalho escrito, realizado em pares, que consiste no desenvolvimento e implementação de um projecto de investigação na área das Ciências do Desporto (40%).
- Apresentação oral e discussão do trabalho de projecto (30%).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Principal:
American Psychological Association (2001). Manual de Publicação (4ª ed.). Porto Alegre: Artmed.
Lakatos, E., & Marconi, M.A. (2007). Metodologia do trabalho científico (7ª ed.). São Paulo: Editora Atlas.
Pestana, M.H., & Gageiro, J.N. (2000). Análise de dados para ciências sociais: A complementaridade do SPSS (2ª ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Sarmento, P., et al. (1990). Pedagogia do Desporto II: Instrumentos de observação sistemática da Educação Física e Desporto. Lisboa: Edições FMH.
Siegel, S. (1975). Estatística não-paramétrica: Para as ciências do comportamento. São Paulo: McGraw-Hill.
Thomas, J.R., & Nelson, J.K. (2006). Métodos de investigación en actividad física. Barcelona: Paidotribo.
|
|