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Desporto, Turismo e Saúde
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
DESP30010 |
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Sigla: |
DTS |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
35 |
Plano de Estudos |
3º |
6,0 |
72 |
162,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Paulo Alexandre Correia Nunes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
- Conhecer, por via da compreensão dos principais fenómenos e das principais variáveis, o domínio da terminologia comum às várias áreas do conhecimento que se cruzam no estudo do Desporto com o Turismo e a Saúde.
- Manifestar capacidades de problematização e de reflexão e de análise, a partir de estudos que regem as interacções entre o Desporto, o Turismo e a Saúde.
- Identificar e analisa as actividades e os programas de Turismo e de Saúde desenvolvidos nos diversos territórios, que favorecem a perspectiva da sustentabilidade e da melhoria da qualidade de vida dos seus intervenientes.
- Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações concretas características das práticas do Turismo na sua vertente desportiva.
Programa
Bloco Desporto e turismo: relações entre desporto e turismo; o turismo desportivo; as férias desportivas; do turismo ao ecoturismo; o turismo de natureza.
Bloco desporto e saúde: atividades físicas desportivas e saúde (perspetiva antroplógica; perspetiva histórica); turismo de saúde e atividades físicas desportivas; nutrição e saúde e desporto/atividade física desportiva
Métodos de Ensino
Aulas expositivas
Leituras conduzidas e análise de textos e debates.
Pesquisa e produção de sínteses e de análises críticas
A avaliação dos alunos baseia-se na avaliação contínua. Pressupõe momentos de processo e de produto.
A avaliação do processo, consubstancia-se numa atitude participativa e objectiva, manifestada através do empenhamento nos trabalhos e nas actividades e tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de assimilação da matéria e na capacidade de análise e de reflexão crítica.
Para a avaliação do processo tem-se em conta o questionamento individual, a assiduidade, a participação objectiva.
Para a avaliação do produto, tem-se em conta a avaliação dos trabalhos (individuais, ou em grupo). Ainda para a atribuição da avaliação do produto, é tido em conta a classificação obtida na realização de um teste teórico.
O processo contribui com 10% (2 valores) para a nota final.
O produto contribui com 90% (18 valores) para a nota final, sendo esta percentagem didtribuída por 45% (9 Valores) para o bloco de Desporto e Turismo e os restantes 45% (9 valores) para o bloco de Desporto e Saúde.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia Principal:
CUNHA, Luís (2003). Introdução ao Turismo. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas.
DE KNOOP; STANDEVEN, J. (1998). Sport Tourism. Champaign: Human Kinetics.
KATCH, F. I; MCARDLE, W. D. (1996). Nutrição Exercício e Saúde. Rio de Janeiro: Editora Médica e Científica.
LINNEA, A. (1988). Nutrição. Rio de Janeiro/RJ: Editora Guanabara.
MENDES LOPES, A. (1992). Do Turismo ao Ecoturismo. Lisboa: Edição autor.
OMT (1995). Conceptos, Definiciones y Classificaciones de las Estadisticas de
Turismo. Madrid: OMT.
PIGEASSOU, C. (sd). Le tourisme sportif: cadre d'analyse et contexte. L'exemple de la France.
Montpellier: Université de Montpellier 1.
THEMUDO, Barata & al (2008). Nutrição, Exercício e Saúde. Lisboa: Lidel.
WOLINSKY, I.; HICKSON, J. (1996). Nutrição no Exercício e no Esporte. São Paulo: Roca.
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