|
Carteira de Competências
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - A
Código: |
DESP30011 |
|
Sigla: |
CC |
Áreas Científicas: |
Ciências do desporto |
Ocorrência: 2014/2015 - A
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
DESP |
44 |
Plano de Estudos |
3º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ana de Fátima da Costa Pereira | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
As aprendizagens e competências a desenvolver deverão ter como referência as competências desejáveis do futuro profissional, considerando uma interação entre três vertentes:
- competências gerais da ESE.
- competências específicas do curso.
- competências profissionalizantes do curso.
Esta unidade curricular permite valorizar e creditar as aprendizagens e competências decorrentes de atividades de natureza diversa, em diversos contextos e situações, ao longo do percurso formativo do estudante.
Programa
Apresentam-se, a título meramente exemplificativo, um conjunto de atividades passíveis de serem realizadas em contextos como:
Profissional / Técnico: realização de estágios (não-curriculares), participação em projetos de ação, atividades de animação e de tempos livres (colónias de férias, grupos desportivos, IPSS, outros), realização de cursos de curta duração, cursos de formação profissional, organização de eventos, etc.
Científico: participação em conferências, encontros, seminários, workshops, etc.; participação em equipas e projetos de investigação; produção / publicações em suporte papel ou multimédia, artigos, etc.
Académico (não lectivo): atividades realizadas no âmbito de associação de estudantes, conselho pedagógico, conselho de representantes, etc.
Social e de Cidadania: atividades de voluntariado, participação em associações, em instâncias da sociedade civil, participação em intercâmbios nacionais e internacionais, etc.
Métodos de Ensino
Em cada ano letivo serão realizadas três reuniões de trabalho em grupo, de presença obrigatória:
1ª Sessão/Primeira quinzena de aulas: integração dos estudantes e prestação de esclarecimentos / informações;
2ª Sessão/Primeira quinzena de Janeiro: apresentação do plano de trabalho dos estudantes; esclarecimento de questões e dúvidas colocadas;
3ª Sessão/Primeira quinzena de Abril: para regulação e apoio às atividades de aprendizagem.
Poderão ser agendadas sessões individuais de acompanhamento ao trabalho, a agendar previamente com o respectivo tutor, devendo as mesmas ser alvo de registo.
As aprendizagens realizadas nesta unidade curricular deverão ser identificadas, explicitadas e comprovadas, num “Portfólio Individual”, com componente descritiva e reflexiva.
Deverão ser avaliadas e creditadas as aprendizagens que estejam enquadradas na negociação realizada entre o estudante e o tutor.
1 crédito corresponderá a 27 h de trabalho do estudante.
Modo de Avaliação
Observações
|
|