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Economia e Marketing do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: DESP30012    Sigla: EMD
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 36 Plano de Estudos 6,0 72 162,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,8

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
César Costa   4,80


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conceito de produtos desportivos
A noção de serviço
A noção de mercado/mercado do desporto
O Marketing Desportivo
Análise do comportamento dos consumidores
Marketing Mix
Segmentação
Posicionamento
Comunicação e Vendas
A gestão da qualidade em serviço de desporto

Programa

Produtos e Serviços
Mercado / Mercado do Desporto
O 1º P do mix – o Produto Desportivo
Estudos de Mercado
Teorias e modelos explicativos do comportamento dos consumidores
Segmentação
Posicionamento
A Marca
O 2º P do Mix – Política de Preços em produtos e serviços desportivos
O 3ª P do Mix – Local
O 4º P do Mix – Política de Comunicação
O 5ª P do Mix – Relações Públicas
Vendas
Elaboração da Estratégica de Marketing
Marketing Desportivo
Gestão da Qualidade


Métodos de Ensino

A disciplina é semestral e a organização relativa à abordagem dos seus conteúdos programáticos assenta em duas partes: uma parte destinada a estudos teóricos e uma outra parte destinada à aplicação da teoria.
Para os estudos práticos/aplicados os métodos de trabalho são diversificados e em função dos objetivos de cada aula. Os mais frequentemente realizados, pelos alunos, são a apresentação de temas, os painéis de discussão, o trabalho individual e/ou de pequeno grupo, a elaboração de fichas de síntese e de reflexão sobre a teoria, o trabalho no terreno e o trabalho de Projeto.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Eilglier, P., Langerard, E., (1998): Servunction, A Gestão Marketing de Empresas de Serviços, Mc Graw-Hill.
Lendrevie, J.; Lindon, D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2004). Mercator XXI– Teoria e Prática do Marketing. 10ª edição. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Mullin, B.; Hardy, S.; Sutton, W. (2004) Marketing Esportivo. 2ª Edição. S. Paulo: Editora Artmed
Albrecht, K., Bradford, L., (1992): Serviços com Qualidade, A Vantagem Competitiva, Makron Books
Mintzberg, H., (1995): Estrutura e Dinâmica das Organizações, Col. Gestão e Inovação, Publicações Dom Quixote
Correia A.; Costa, C.; Mamede, P.; Sacavém, A. (2000). Serviços de Qualidade no Desporto: Piscinas, Polidesportivos e Ginásios. Manual do Ciclo de Acções de Formação. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva, Secretaria de Estado do Desporto.

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Página gerada em: 2024-05-08 às 21:00:55 Última actualização: 2010-07-19