This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > DESP30013
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Psicologia do Desporto

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: DESP30013    Sigla: PD
Áreas Científicas: Ciências do desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
DESP 43 Plano de Estudos 6,0 72 162,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,8

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,80
Luís Catita   4,80


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Identificar e conhecer os mecanismos psicológicos e fatores cognitivos, afetivos e emocionais subjacentes à prática do desporto e do exercício nos deferentes contextos de aplicação.
Conhecer métodos e técnicas de recolha de informação e manifesta a capacidade de compreender, analisar e interpretar fenómenos individuais e grupais em situações decorrentes da prática desportiva com repercussão psicológica nos participantes em diferentes contextos de intervenção.
Conhecer as principais noções, teorias e estratégias inerentes à otimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.

Programa

Natureza, história e evolução da psicologia do desporto;
Ativação, arousal, ansiedade e stress no desporto;
Agressividade;
Atribuições causais em contextos desportivos;
Avaliação psicológica em contextos desportivos;
Comunicação, feedback e reforço em contextos desportivos;
Espírito desportivo e desenvolvimento do carácter;
Liderança em contextos desportivos;
Motivação para a prática desportiva e abandono da prática desportiva;
Psicologia do exercício físico;
Treino de competências psicológicas.


Métodos de Ensino

Aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos, e em aulas direcionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes da repercussão psicológica do processo desportivo nos participantes.
Estudantes com frequência regular:
Avaliação do Processo (nota mínima 8 valores): 50% - É expressa pelos diversos tipos de tarefas realizadas, que podem assumir a forma de: realização e apresentação de relatórios, análises sumárias, recensões, questionamento e participação crítica durante o processo. Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC, com as adaptações necessárias aos alunos com Estatuto Especial.
Avaliação do Produto (nota mínima 8 valores): 50% - Resulta do desempenho do aluno num teste escrito.
Estudantes sem frequência regular:A avaliação é feita por exame (100%). Ocorre na(s) época(s) prevista(s) para o efeito.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia principal:
Cruz, J. F. & Gomes, A. R. (Eds) (1997). I encontro Internacional à Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física. Braga: Universidade do Minho – APPORT – Associação dos Psicólogos Portugueses.
Cruz, J. F. (Ed) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
Hanin, Y. (Ed) (2000). Emotions in Sport. Champaign - IL: Human Kinetics.
Martens, R. (1997). Successful Coaching, 2nd edition. Champaign - IL: Human Kinetics;
Shields, D. L. L.; & Bredemeier, B. J. L. (1994). Character Development and Physical Activity. Champaign - IL: Human Kinetics;
Singer, R. N., Hausenblas, H. A. & Janelle, C. J. (Eds) (2001). Handbook of Sport Psychology, 2nd edition. NY: John Wiley & Sons.
Weinberg, R. S. & Gould, D. (2007). Foundations of Sport and Exercise Psychology, 4th edition. Champaign, IL: Human Kinetics.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 11:09:19 Última actualização: 2010-07-19