|
Desenvolvimento Gráfico e Motor
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
EDB10001 |
|
Sigla: |
DGM |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer as determinantes biológicas e sociais que influenciam os processos de crescimento e
desenvolvimento motor.
Compreender os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento motor relativamente aos períodos
críticos e às etapas do desenvolvimento das habilidades motoras, à evolução das capacidades motoras e aos
processos de desenvolvimento percetivomotor.
Compreender os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras,
identificando as variáveis susceptíveis de otimizar ou facilitar este processo.
Compreender os diferentes modos de encarar o desenho infantil ao longo da história da educação.
Conhecer as caraterísticas gerais e individuais da expressão gráfica e plástica da criança, conseguindo
relacioná-las com o quadro geral do seu desenvolvimento.
Conhecer diferentes perspetivas nos quadros de desenvolvimento da expressão gráfica.
Programa
Conceitos Básicos em Desenvolvimento Motor: Noções básicas de crescimento, maturação, aprendizagem,
adaptação e desenvolvimento motor. Relação maturaçãoestimulação. Noção de períodos críticos. Princípios
fundamentais do processo de crescimento e desenvolvimento motor.
Teorias e Modelos Explicativos do Desenvolvimento Motor: A abordagem cronológica do desenvolvimento e a
teoria dos estádios ou fases de desenvolvimento. Modelo teórico do Desenvolvimento Motor de Gallahue as
fases de desenvolvimento das habilidades motoras:
Crescimento e Maturação.
O Desenvolvimento das Capacidades Motoras.
O desenho infantil: Caraterísticas cognitivas, afetivas e artísticas.
Meios e materiais expressivos.
Quadros de desenvolvimento da expressão gráfica.
Evolução de conceitos representativos.
Métodos de Ensino
Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida pelo
professor ou com recurso a outros materiais, compreenderá a: Leitura, discussão e análise de textos;
Elaboração de trabalhos escritos; Exposição de determinadas temáticas; Elaboração e apresentação de
trabalhos práticos.
A plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teóricopráticas, a interação entre docentealuno e
alunoalunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação.
PROCESSO (35%) Atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas e na
capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos. Tais tarefas podem assumir a
forma de realização e apresentação de trabalhos, resumos, fichas formativas; artigos, recensões,
questionamento e participação ativa.
PRODUTO (65%) Desempenho do estudante em produtos individuais e em grupo (testes/trabalhos), a realizar.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
COTTINELI TELMO, I. (1992). A Representação da Terceira Dimensão nos Desenhos de Casas. Lisboa:
Faculdade de Arquitectura. Tese de Doutoramento não publicada.
COTTINELI TELMO, I. (1992). Linguagem Gráfica Infantil. Setúbal: ESE.
DILEO, J. (1985). A Interpretação do Desenho Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas.
ECKERT, H.M. (1993). Desenvolvimento motor (3ª edição). São Paulo: Manole LTDA.
GABBARD, C. (1996). Lifelong Motor Development. (2ª edição). Usa: Brown & Benchmark
GALLAHUE, D.; OZMUN, J. (1995). Uderstanding Motor Development. (3ª edição). USA: Brown & Benchmark.
HAYWOOD, K.M. (1986). Life span motor development. Champaign: Human Kinetics.
LARK, B.; LEWIS, H.; LUCA, M. (1967). Understanding Children’art for Better Teaching. Ohio: Charles Merrill
Books.
LOWENFELD, V.; BRITTAIN, L. (1982). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan.
PEREZ, L. (1987). Desarrollo motor y actividades fisicas. Madrid: Gymnos S.A.
|
|