This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10001
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Desenvolvimento Gráfico e Motor

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: EDB10001    Sigla: DGM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 53 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Cristina Figueira   4,00
João Pires   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de FigueiredoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhecer as determinantes biológicas e sociais que influenciam os processos de crescimento e
desenvolvimento motor.
Compreender os mecanismos inerentes ao processo de desenvolvimento motor relativamente aos períodos
críticos e às etapas do desenvolvimento das habilidades motoras, à evolução das capacidades motoras e aos
processos de desenvolvimento percetivo­motor.
Compreender os principais processos envolvidos na aprendizagem de “novas” habilidades motoras,
identificando as variáveis susceptíveis de otimizar ou facilitar este processo.
Compreender os diferentes modos de encarar o desenho infantil ao longo da história da educação.
Conhecer as caraterísticas gerais e individuais da expressão gráfica e plástica da criança, conseguindo
relacioná­-las com o quadro geral do seu desenvolvimento.
Conhecer diferentes perspetivas nos quadros de desenvolvimento da expressão gráfica.

Programa

Conceitos Básicos em Desenvolvimento Motor: Noções básicas de crescimento, maturação, aprendizagem,
adaptação e desenvolvimento motor. Relação maturação­estimulação. Noção de períodos críticos. Princípios
fundamentais do processo de crescimento e desenvolvimento motor.
Teorias e Modelos Explicativos do Desenvolvimento Motor: A abordagem cronológica do desenvolvimento e a
teoria dos estádios ou fases de desenvolvimento. Modelo teórico do Desenvolvimento Motor de Gallahue ­ as
fases de desenvolvimento das habilidades motoras:
Crescimento e Maturação.
O Desenvolvimento das Capacidades Motoras.
O desenho infantil: Caraterísticas cognitivas, afetivas e artísticas.
Meios e materiais expressivos.
Quadros de desenvolvimento da expressão gráfica.
Evolução de conceitos representativos.


Métodos de Ensino

Sessões centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação fornecida pelo
professor ou com recurso a outros materiais, compreenderá a: Leitura, discussão e análise de textos;
Elaboração de trabalhos escritos; Exposição de determinadas temáticas; Elaboração e apresentação de
trabalhos práticos.
A plataforma Moodle possibilita a realização de atividades teórico­práticas, a interação entre docente­aluno e
aluno­alunos sendo, por isso, uma ferramenta incluída na avaliação.
PROCESSO (35%) Atitude participativa e empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas e na
capacidade de compreensão, análise e reflexão dos conteúdos programáticos. Tais tarefas podem assumir a
forma de realização e apresentação de trabalhos, resumos, fichas formativas; artigos, recensões,
questionamento e participação ativa.
PRODUTO (65%) Desempenho do estudante em produtos individuais e em grupo (testes/trabalhos), a realizar.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
COTTINELI TELMO, I. (1992). A Representação da Terceira Dimensão nos Desenhos de Casas. Lisboa:
Faculdade de Arquitectura. Tese de Doutoramento não publicada.
COTTINELI TELMO, I. (1992). Linguagem Gráfica Infantil. Setúbal: ESE.
DILEO, J. (1985). A Interpretação do Desenho Infantil. Porto Alegre: Artes Médicas.
ECKERT, H.M. (1993). Desenvolvimento motor (3ª edição). São Paulo: Manole LTDA.
GABBARD, C. (1996). Lifelong Motor Development. (2ª edição). Usa: Brown & Benchmark
GALLAHUE, D.; OZMUN, J. (1995). Uderstanding Motor Development. (3ª edição). USA: Brown & Benchmark.
HAYWOOD, K.M. (1986). Life span motor development. Champaign: Human Kinetics.
LARK, B.; LEWIS, H.; LUCA, M. (1967). Understanding Children’art for Better Teaching. Ohio: Charles Merrill
Books.
LOWENFELD, V.; BRITTAIN, L. (1982). Creative and Mental Growth. New York: Macmillan.
PEREZ, L. (1987). Desarrollo motor y actividades fisicas. Madrid: Gymnos S.A.

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 22:27:54 Última actualização: 2010-07-19