This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10002
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Desenvolvimento Dramático e Musical

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: EDB10002    Sigla: DDM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 54 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
José Gil   4,00
Maria Clara Correia   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Clara Ferreira Canelhas CorreiaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

(A) Adquirir conhecimentos básicos nos domínios das literacias e terminologias musical e dramática; (B)
Experimentar, vivenciar, selecionar, adaptar, conceber e dinamizar atividades sonoro­musicais e respetivos
procedimentos direcionados para os contextos pedagógicos ou educativos inerentes à respetiva prática
pedagógica e profissional numa perspetiva integrante e integrada das diferentes áreas de intervenção e
atuação do/a educador/a­professor/a do ensino básico; (C) Planificar adequadamente as etapas de ação em
função dos recursos e tempo disponíveis; (D) Reconhecer o valor e as implicações do trabalho em equipa; (E)
Apresentar publicamente à comunidade educativa os projetos empreendidos

Programa

1. Conceitos Básicos em Desenvolvimento Musical e Dramático, no ser humano; 2. Teorias e Correntes no
Ensino da Música e do Drama, Educação e Expressão Musical, Jogo Dramático ou Expressão Dramática; 3. O
Corpo como instrumento, meio ou suporte da Expressão e Comunicação; 4. O Desenvolvimento das
Capacidades Expressivas e Comunicativas, através dos meios, recursos e linguagens das práticas sonoromusicais e das práticas dramáticas; 5. O carácter simbólico das expressões musical e dramática; 6. O Jogo
Dramático, a Expressão Dramática e a Dramatização como recurso globalizador e estímulo do pensamento e
da ação criativos; 7. O Narrador ou Contador de histórias, a Dramatização coletiva e as diversas Modalidades
de Representação; 8. Elementos sonoros: técnicas de análise, organização e registo através de várias formas
de grafismo elementar; 9. O corpo e a voz na audição, interpretação, expressão, produção e criação sonoromusical; 10. Papéis diversificados na experiência e produção musical


Métodos de Ensino

As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno das Expressões – musical e dramática – no
âmbito do Ensino Básico, não excluindo considerações sobre outras formas, níveis e plataformas de educação
artística. As sessões serão centradas na discussão ou na experimentação­exploração e execução de
exercícios, em plenário e/ou pequenos grupos, a partir da informação e de propostas fornecidas directamente
pelos docentes. Utilizar­se­à a plataforma de ensino à distância Moodle. A Avaliação Contínua corresponde a
40% da ponderação final e é expressa pelo desempenho do aluno consubstanciado numa atitude participativa e
empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão
dos conteúdos programáticos. A Avaliação Sumativa corresponde a 60% na ponderação final. Resulta do
desempenho do aluno em produtos individuais ou em grupo a realizar no decurso da disciplina.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Cabral, C. (2004). Manual de Técnicas de Palco. INATEL: Lisboa.
Costa, I. A. & Baganha, F. (1989). O Fantoche Que Ajuda A Crescer. ASA: Porto.
Custódio, L. (2005). Música no jardim de infância . Porto: Âmbar.
Ferreira, M. (2002). Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto.
Kowalski, I. (2000). Educação Estética: A fruição nos primeiros anos do ensino básico. Em Vários, Educação
pela Arte. Lisboa: Livros Horizonte, pp. 119­126.
Landier, J.­C. & Barret, G. (1994). Expressão Dramática e Teatro. ASA: Porto.
Prina, F. C. & Padovan, M. (2000). A Dança no Ensino Obrigatório. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Rodrigues, H. & Rodrigues, P. M. (2003). BebéBabá – Da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto:
Campo de Letras.
Ryngaert, J.­P. (1981). O Jogo Dramático no Meio Escolar. Centelha: Coimbra.
Trias, N., Pérez, S. & Filella, L. (2002). Jogos de Música e de Expressão Corporal. Lisboa: Âncora Editores.

Opções
Página gerada em: 2024-04-30 às 23:56:39 Última actualização: 2010-07-19