|
Desenvolvimento Dramático e Musical
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
EDB10002 |
|
Sigla: |
DDM |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Clara Ferreira Canelhas Correia | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
(A) Adquirir conhecimentos básicos nos domínios das literacias e terminologias musical e dramática; (B)
Experimentar, vivenciar, selecionar, adaptar, conceber e dinamizar atividades sonoromusicais e respetivos
procedimentos direcionados para os contextos pedagógicos ou educativos inerentes à respetiva prática
pedagógica e profissional numa perspetiva integrante e integrada das diferentes áreas de intervenção e
atuação do/a educador/aprofessor/a do ensino básico; (C) Planificar adequadamente as etapas de ação em
função dos recursos e tempo disponíveis; (D) Reconhecer o valor e as implicações do trabalho em equipa; (E)
Apresentar publicamente à comunidade educativa os projetos empreendidos
Programa
1. Conceitos Básicos em Desenvolvimento Musical e Dramático, no ser humano; 2. Teorias e Correntes no
Ensino da Música e do Drama, Educação e Expressão Musical, Jogo Dramático ou Expressão Dramática; 3. O
Corpo como instrumento, meio ou suporte da Expressão e Comunicação; 4. O Desenvolvimento das
Capacidades Expressivas e Comunicativas, através dos meios, recursos e linguagens das práticas sonoromusicais e das práticas dramáticas; 5. O carácter simbólico das expressões musical e dramática; 6. O Jogo
Dramático, a Expressão Dramática e a Dramatização como recurso globalizador e estímulo do pensamento e
da ação criativos; 7. O Narrador ou Contador de histórias, a Dramatização coletiva e as diversas Modalidades
de Representação; 8. Elementos sonoros: técnicas de análise, organização e registo através de várias formas
de grafismo elementar; 9. O corpo e a voz na audição, interpretação, expressão, produção e criação sonoromusical; 10. Papéis diversificados na experiência e produção musical
Métodos de Ensino
As diferentes temáticas a abordar serão organizadas em torno das Expressões – musical e dramática – no
âmbito do Ensino Básico, não excluindo considerações sobre outras formas, níveis e plataformas de educação
artística. As sessões serão centradas na discussão ou na experimentaçãoexploração e execução de
exercícios, em plenário e/ou pequenos grupos, a partir da informação e de propostas fornecidas directamente
pelos docentes. Utilizarseà a plataforma de ensino à distância Moodle. A Avaliação Contínua corresponde a
40% da ponderação final e é expressa pelo desempenho do aluno consubstanciado numa atitude participativa e
empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão
dos conteúdos programáticos. A Avaliação Sumativa corresponde a 60% na ponderação final. Resulta do
desempenho do aluno em produtos individuais ou em grupo a realizar no decurso da disciplina.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Cabral, C. (2004). Manual de Técnicas de Palco. INATEL: Lisboa.
Costa, I. A. & Baganha, F. (1989). O Fantoche Que Ajuda A Crescer. ASA: Porto.
Custódio, L. (2005). Música no jardim de infância . Porto: Âmbar.
Ferreira, M. (2002). Como usar a música na sala de aula. São Paulo: Editora Contexto.
Kowalski, I. (2000). Educação Estética: A fruição nos primeiros anos do ensino básico. Em Vários, Educação
pela Arte. Lisboa: Livros Horizonte, pp. 119126.
Landier, J.C. & Barret, G. (1994). Expressão Dramática e Teatro. ASA: Porto.
Prina, F. C. & Padovan, M. (2000). A Dança no Ensino Obrigatório. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Rodrigues, H. & Rodrigues, P. M. (2003). BebéBabá – Da musicalidade dos afectos à música com bebés. Porto:
Campo de Letras.
Ryngaert, J.P. (1981). O Jogo Dramático no Meio Escolar. Centelha: Coimbra.
Trias, N., Pérez, S. & Filella, L. (2002). Jogos de Música e de Expressão Corporal. Lisboa: Âncora Editores.
|
|