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Física e Química

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: EDB10003    Sigla: FQ
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 102 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 5

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 10,00
José Freitas   8,00
José Gonçalves   2,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
José Miguel FreitasResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

. Revela conhecimentos científicos nas áreas da Física e da Química.
. Usa o raciocínio hipotético­dedutivo.
. Reconhece e utiliza com rigor os conceitos, leis, teorias da física e da química.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
- Organiza, analisa e interpreta a informação.
. Usa ferramentas das tecnologias da informação e comunicação.
. Comunica usando adequadamente os meios eletrónicos disponíveis.
. Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
. Intervém de forma eficiente e organizada.
- Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa.
. Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes.
. Recolhe e analisa dados empíricos com base na pesquisa e investigação experimental.
. Interpreta os dados recolhidos e discute implicações.

Programa

FÍSICA
1. Fluidos
Estudo do ar (pressão, Princípio de Arquimedes, lei dos gases perfeitos, difusão).
A distribuição de água (hidrostática, hidrodinâmica).
2. Transferência de energia – o calor
Condutividade térmica, capacidade calorífica, lei de Stefan Boltzmann.
Micro­ondas (espectro eletromagnético, emissão, absorção).
3. Mudanças de fase
4. A luz
A luz do Sol (reflexão, refração, dispersão, interferência, reações nucleares).
Lâmpadas fluorescentes (emissão de luz, constante de Planck, fluorescência, radiação).
5. Eletricidade e magnetismo
Forças eletrostáticas, energia potencial, lei de Coulomb, voltagem, circuitos elétricos, resistência, diferença de
potencial.
Forças, pólos e campos magnéticos, corrente elétrica, lei de Lenz).
Produção de eletricidade.
QUÍMICA
1. Estrutura atómica e ligação química (átomo, moléculas, tabela periódica, ligações).
2. Poluição e ambiente (efeito de estufa, chuvas ácidas).


Métodos de Ensino

Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretende­se que
haja um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho
realizado nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não
como um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de
relatórios e comunicação de resultados das investigações.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: testes 50%; relatórios 35%; participação individual 15%.

Modo de Avaliação

Bibliografia Principal

LEMBO, A. ;Química vol. 1, 2 e 3, Atica, 1980
BLOOMFIELD, L.;How Things Work – The Physics of Everyday Life. , John Willey & Sons, 1997
MORETO, V. P. ;A electricidade, Atica, 1980
MORETO, V. P.;Optica, Ondas, Calor., Atica, 1980
CHANG, R. ;Química., MacGraw Hill , 1994
DEUS, J. et al.;Introdução à Física., McGraw – Hill, 1992
RUSSELL, J.;Química Geral., McGraw-HW do Brasil, 1982
SNYDER, C. ;The Extraordinary Chemistry of Ordinary Things., John Willey & Sons, 1998
Dias, A. R.;Ligação Química, IST Press, 2006. ISBN: 978-972-8469-49-8

Serão disponibilizados, na plataforma moodle, todos os documentos abordados nas aulas bem como textos de apoio.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 17:10:41 Última actualização: 2010-07-19