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Física e Química
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
EDB10003 |
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Sigla: |
FQ |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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José Miguel Freitas | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
. Revela conhecimentos científicos nas áreas da Física e da Química.
. Usa o raciocínio hipotéticodedutivo.
. Reconhece e utiliza com rigor os conceitos, leis, teorias da física e da química.
. Identifica, recolhe e seleciona informação reconhecendo a credibilidade das fontes.
- Organiza, analisa e interpreta a informação.
. Usa ferramentas das tecnologias da informação e comunicação.
. Comunica usando adequadamente os meios eletrónicos disponíveis.
. Programa as etapas de ação tendo em conta os recursos e o tempo disponíveis.
. Intervém de forma eficiente e organizada.
- Reconhece o valor e as implicações do trabalho em equipa.
. Demonstra capacidades de questionamento de realidades e de saberes.
. Recolhe e analisa dados empíricos com base na pesquisa e investigação experimental.
. Interpreta os dados recolhidos e discute implicações.
Programa
FÍSICA
1. Fluidos
Estudo do ar (pressão, Princípio de Arquimedes, lei dos gases perfeitos, difusão).
A distribuição de água (hidrostática, hidrodinâmica).
2. Transferência de energia – o calor
Condutividade térmica, capacidade calorífica, lei de Stefan Boltzmann.
Microondas (espectro eletromagnético, emissão, absorção).
3. Mudanças de fase
4. A luz
A luz do Sol (reflexão, refração, dispersão, interferência, reações nucleares).
Lâmpadas fluorescentes (emissão de luz, constante de Planck, fluorescência, radiação).
5. Eletricidade e magnetismo
Forças eletrostáticas, energia potencial, lei de Coulomb, voltagem, circuitos elétricos, resistência, diferença de
potencial.
Forças, pólos e campos magnéticos, corrente elétrica, lei de Lenz).
Produção de eletricidade.
QUÍMICA
1. Estrutura atómica e ligação química (átomo, moléculas, tabela periódica, ligações).
2. Poluição e ambiente (efeito de estufa, chuvas ácidas).
Métodos de Ensino
Através do estudo de sistemas físicos ou químicos simples, assim como das suas interações, pretendese que
haja um contacto direto com os processos científicos. A prática de relacionamento entre conceitos científicos e
modelos com fenómenos e objetos do mundo real será uma constante no desenvolvimento do trabalho
realizado nas aulas.
A Ciência será apresentada como um processo ativo de "inquiry" em que os alunos podem participar e não
como um corpo acabado de conhecimentos. As atividades incluirão: (a) planificação/realização de atividades
experimentais (investigações); (b) organização, análise e interpretação da informação; (c) elaboração de
relatórios e comunicação de resultados das investigações.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: testes 50%; relatórios 35%; participação individual 15%.
Modo de Avaliação
Bibliografia Principal
LEMBO, A. ;Química vol. 1, 2 e 3, Atica, 1980 |
BLOOMFIELD, L.;How Things Work – The Physics of Everyday Life. , John Willey & Sons, 1997 |
MORETO, V. P. ;A electricidade, Atica, 1980 |
MORETO, V. P.;Optica, Ondas, Calor., Atica, 1980 |
CHANG, R. ;Química., MacGraw Hill , 1994 |
DEUS, J. et al.;Introdução à Física., McGraw – Hill, 1992 |
RUSSELL, J.;Química Geral., McGraw-HW do Brasil, 1982 |
SNYDER, C. ;The Extraordinary Chemistry of Ordinary Things., John Willey & Sons, 1998 |
Dias, A. R.;Ligação Química, IST Press, 2006. ISBN: 978-972-8469-49-8 |
Serão disponibilizados, na plataforma moodle, todos os documentos abordados nas aulas bem como textos de apoio.
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