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Números e Operações

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: EDB10005    Sigla: NO
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 64 Plano de Estudos até 2014/15 6,0 72 162,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,8

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 9,60
Ana Teresa Barros dos Santos   9,60


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Joana Maria Leitão BrocardoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Compreender, mobilizar e fundamentar conceitos e procedimentos associados ao tema Número e Operações
Resolver problemas mobilizando conhecimentos sobre número, sistemas numéricos, diferentes maneiras de
representar números e relações entre números
Compreender o significado das operações entre números e de como se relacionam entre si, mobilizando este
conhecimento em diferentes situações.
Evidenciar a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos
Comunicar de forma clara e coerente, mobilizando conhecimento relativo ao tema Número e Operações
Demonstrar capacidade de questionamento de realidades e saberes
Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema usando diversos tipos de raciocínio e
métodos de prova.

Programa

Números e conjuntos numéricos: Diferentes conjuntos numéricos e suas características, diversas maneiras de
representar números e relações entre números.
Número e sistemas de numeração
Operações com numeros inteiros: adição e subtracção; multiplicação e divisão; exponenciaçã; propriedades
das operações.
Tipos de cálculo: Mental, algorítmico, por estimação e com recurso à calculadora; diferentes tipos de
algoritmos.
Teoria dos números: propriedades dos números; números primos e compostos; critérios de divisibilidade;
múltiplos e divisores; mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum; aritmética modular.
Números racionais: Propriedades dos números racionais; frações e operações com números representados
por frações; números decimais; razões e proporções; operações com números racionais.
Números reais: propriedades dos números e das operações.
Introdução às estruturas algébricas.


Métodos de Ensino

Os processos de trabalho incluem a: (a) resolução de tarefas propostas; (b) leitura, discussão e análise de
artigos considerados estruturantes da unidade curricular. Serão utilizadas ferramentas informáticas,
nomeadamente a folha de cálculo, no desenvolvimento de algumas temáticas.
O acompanhamento tutorial, individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do estudo sobre as
temáticas a aprofundar, para além do esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo efetuado e poderá ser
feito presencialmente ou a distância
A avaliação incidirá sobre o trabalho desenvolvido ao longo da unidade curricular e incluirá a realização de dois
testes individuais escritos.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Alfonso, B. G. (1989). Numeración y cálculo. Madrid: Editorial Sintesis.
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Ciscar, S. L. Garcia, V. S. (1988). Fracciones. Madrid: Editorial Sintesis.
Enzensberger, M. H. (1998). O Diabo dos Números. Porto: Edições ASA.
Jacobs, H. Mathematics: a Human Endeavour, San Francisco: Freeman.
Mason, J. (2006). Developing Thinking in Algebra. London: the Open University.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lide.l
Pérez, J. C. (1988). Números Decimales ­ Por quê? Para quê? Madrid: Editorial Sintesi.s
Sebastião e Silva, J. (1975). Compêndio de Matemática, 1º volume, 1º tomo. Lisboa: GEP ­ Ministério da
Educação.
Sebastião e Silva, J. (1975). Compêndio de Matemática, 2º volume. Lisboa: GEP ­ Ministério da Educação.

Opções
Página gerada em: 2024-05-09 às 03:23:01 Última actualização: 2010-07-19