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Introdução à Literatura Comparada
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
EDB10006 |
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Sigla: |
ILC |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
diferentes culturas e pelos valores das nossas identidades humanísticas.
2. Identificar, explicitar e comparar configurações culturais, temáticas e formais, inerentes ao texto literário
enquanto mecanismo de construção individual, expressão cultural e enquanto fator de representação e
transformação das nossas sociedades.
3. Desenvolver o gosto pela especificidade do fenómeno estético e literário em particular, em todas as suas
dimensões.
4. Desenvolver competências linguísticas variadas em torno da comunicação literária, com enfoque em
produções opinativas e argumentativas.
5. Gerir eficazmente a informação relevante para a compreensão e interpretação textual.
6. Relacionar diferentes formas de arte.
7. Desenvolver hábitos, competências e instrumentos de leitura comparativista.
Programa
Evolução semântica da palavra literatura.
Conceitos de literatura.
A literatura como forma de comunicação e como arte da palavra.
Textos literários infantojuvenis de carácter universal.
Tipologias e géneros literários.
O desenvolvimento cultural e pessoal a partir de textos literários.
O conhecimento do eu e do outro.
A relação com o espaço e com o tempo.
Criatividade proporcionada pelos textos literários.
Literatura, Música e Artes Plásticas.
Conceitos e linhas de abordagem:
• Comunicação, Linguagem e Literatura
• Competência de Leitura, Conhecimento da Literatura
• Literatura Universal, Literatura Clássica
• Literatura de Época, Literatura Local
• Literatura Comparada
• Género
• Mito, Oralidade, Escrita
Métodos de Ensino
As diferentes temáticas serão organizadas em torno dos interesses dos alunos. A discussão a partir da
informação pesquisada ou de documentos diretamente fornecidos pelo professor será um elemento chave da
aprendizagem. O processo compreenderá a: (a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Recensão escrita
e/ou oral de textos; (c) Elaboração de pequenos comentários críticos; (d) Elaboração de trabalhos escritos; (e)
Apresentação e discussão dos trabalhos; (f) Exposição de determinadas temáticas; (g) Elaboração, discussão
e análise, em grupo, de pequenos trabalhos;(h) Elaboração e apresentação de trabalhos práticos de animação
textual.
Esperase que cada aluno: (a) esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em
análise, bem como nos trabalhos de grupo; (b) leia, analise e esteja preparado para discutir os textos de apoio
apresentados; (c)execute os trabalhos programados.
Avaliação
I)Avaliação contínua
II)Avaliação sumativa (um trabalho e um teste final)
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
COELHO, Jacinto do Prado (dir.), Dicionário de Literatura Literatura Portuguesa, Literatura Brasileira,
Literatura Galega, Estilística Literária, 5 vols., Porto, Figueirinhas, 1987.
FORTINI, F., «Literatura» in Enciclopédia Einaudi vol. 17: Literatura Texto (dir. Ruggiero Romano), Lisboa,
Imprensa Naciona Casa da Moeda, 1989, pp.176199.
REIS, Carlos, O Conhecimento da Literatura: introdução aos estudos literários, Coimbra, Almedina, 2008.
REIS, Carlos (coord.), História Crítica da Literatura Portuguesa, 9 vols., Lisboa, Verbo, 1998.
SARAIVA, António José e LOPES, Óscar, História da Literatura Portuguesa, Porto, Porto Editora, 1987.
SEGRE, C., «Ficção» in Enciclopédia Einaudi vol. 17: Literatura Texto (dir. Ruggiero Romano), Lisboa,
Imprensa Naciona Casa da Moeda, 1989, pp.4156.
IDEM, «Narracção /Narratividade» in Enciclopédia Einaudi vol. 17: Literatura Texto (dir. Ruggiero Romano),
Lisboa, Imprensa Naciona Casa da Moeda, 1989, pp.5769.
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