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Matemática, Cultura e Realidade
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
EDB10007 |
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Sigla: |
MCR |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Maria de Fátima Pista Calado Mendes | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver competências que incluem os seguintes aspetos:
Compreende a história e a natureza da Matemática e reconhece o impacto desta ciência na sociedade
Mobiliza conhecimentos sobre a origem, evolução e natureza da matemática e a capacidade de os comunicar
de forma clara e coerente
Usa instrumentos conceptuais e metodológicos na análise de situações que envolvem informação de carácter
matemático
Identifica, formula e resolve problemas, ponderando riscos e benefícios na tomada de decisões
Analisa criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões apropriadas
Mobiliza conhecimento matemático adequado à problematização e interpretação de questões emergentes do
mundo contemporâneo.
Programa
Matemática, Cultura e Realidade
Sistemas de deteção de erros
Grafos e aplicações
Teorema das quatro cores
Crescimento exponencial e linear
Potências de base 10 e notação científica
Geometria, Cultura e Realidade
Geometria euclidiana
Geometrias não euclidianas
Geometria esférica
Geometria do motorista de táxi
Número como linguagem
Sistemas de numeração
Desenvolvimento de sistemas de numeração
Organização e potencialidades dos sistemas de numeração posicionais
Números e regularidades
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes, individualmente ou em grupo,
procurando promover a construção de conhecimento sustentada na reflexão sobre a natureza e o
desenvolvimento do conhecimento matemático. Neste sentido serão valorizadas as aplicações da matemática
e o seu papel na atualidade.
As sessões serão organizadas tendo em conta a leitura e discussão de textos, apresentação pelo professor ou
pelos estudantes de temas do programa, resolução de problemas e de investigações matemáticas.
O acompanhamento tutorial consistirá na orientação e organização do estudo sobre as várias temáticas e no
esclarecimento de dúvidas decorrentes do estudo. Pode ser feito presencialmente ou a distância.
Na avaliação serão considerados: a assiduidade, a realização de um teste escrito e a elaboração de um
trabalho de grupo sobre um dos temas.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
BUESCU, Jorge, (2001) O Mistério do Bilhete de Identidade e outras Histórias. Lisboa: Gradiva.
BUESCU, J. (2003) Da Falsificação de Euros aos Pequenos Mundos. Lisboa: Gradiva.
BUESCU, J. (2007) O Fim do Mundo Está Próximo? Lisboa: Gradiva.
CRATO, N. (2007). Passeio Aleatório. Pela ciência do diaadia. Lisboa: Gradiva.
CRATO, N. (2008). A Matemática das coisas. Lisboa: Gradiva.
CRATO, N., SANTOS, C. & TIRAPICOS, L. (2006). A espiral dourada. Lisboa: Gradiva.
DEVLIN, K. (2002). Matemática. A Ciência dos Padrões. Porto: Porto Editora.
FARMER, D. & STANFORD, T. (2003). Nós e Superfícies. Lisboa: Gradiva.
GARDNER, M. (2002). As Últimas Recreações. Lisboa: Gradiva.
GUILLEN, M. (1983). Pontes para o Infinito. Lisboa: Gradiva.
JACOBS, H. (1974). Geometry. San Francisco: Freeman.
JACOBS, H. Mathematics: a Human Endeavour. San Francisco: Freeman.
MORRISON & MORRISON (2002). Potências de Dez. O Mundo às várias escalas. Porto: Porto Editora.
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