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Língua e Linguística Portuguesa
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
EDB10010 |
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Sigla: |
LLP |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Os alunos deverão refletir sobre a especificidade do fenómeno da linguagem humana por oposição a outras
formas de comunicação, e também sobre a Língua Portuguesa. Assim, todos os pontos do programa têm por
objetivo fornecerlhes as bases teóricas necessárias à investigação em Ciências da Linguagem.
Mais concretamente, os alunos deverão desenvolver um domínio sólido e uma consciência específica das
várias dimensões de uma língua natural, nas suas vertentes sincrónica e diacrónica, bem como atualizar e
consolidar conhecimentos capazes de descrever e explicar a história, a estrutura e o funcionamento da Língua
Portuguesa.
Estes objetivos têm como benefício adicional uma maior consciencialização dos alunos quanto à importância
do domínio da Língua Portuguesa na sua formação pessoal, académica e profissional, pois serão encorajados a
aprofundar e consolidar competências comunicativas de receção e produção orais e escritas.
Programa
1. A Língua Portuguesa como instrumento de cognição e de comunicação
1.1. Competências em língua portuguesa e conhecimento explícito da língua.
1.2. Contextos e necessidades comunicativas.
1.3. Conceitos essenciais da Linguística geral
1.3.1. Linguagem, língua e fala
1.3.2. Fatores da comunicação verbal
1.3.3. Funções da linguagem e registos de língua
1.3.4. Características da linguagem oral e escrita
1.4 Questões de ortografia, acentuação e pontuação. O Novo Acordo Ortográfico
2. Origem e evolução da Língua Portuguesa
2.1. Português língua românica
2.2. Fontes e enriquecimento do léxico português
2.3. Variedades do Português atual
2.4. Os crioulos de base portuguesa
3. A Língua Portuguesa como objeto de estudo
3.1. A gramática como descrição do conhecimento linguístico
3.2. Zonas críticas da Língua Portuguesa:
3.2.1. Aspetos fonológicos, morfológicos e sintáticos
3.2.2. Aspetos lexicais, semânticos e pragmáticos
Métodos de Ensino
Textos diversificados, orais e escritos, extraídos de obras literárias, de jornais, da televisão, bem como as
produções dos próprios alunos, serão uma fonte para o estudo prático do funcionamento da língua.
A componente teórica, com aulas mais expositivas, visará sobretudo a reflexão sobre a história e a descrição
dos diferentes domínios da Língua Portuguesa, em articulação com os conceitos fundamentais da Ciência
Linguística e aspetos concretos da gramática.
A avaliação inclui a participação ativa dos estudantes nos trabalhos de aula e/ou realizados em casa,
individuais ou em grupo. A classificação final terá em conta os seguintes elementos:
Assiduidade e participação 10%
Dois trabalhos individuais (recensão/resumo e produção escrita criativa) 20%
Trabalho em grupo sobre um tema de gramática (apresentação oral) 25%
Uma ficha sobre funcionamento da língua 15%
Um teste final 30%
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Azeredo, O. et al. 2006. Gramática Prática de Português. Da Comunicação à Expressão. Lisboa: Lisboa Editora.
Cardeira, E. 2006. O essencial sobre a História do Português. Lisboa: Caminho.
Delgado Martins, R., Ferreira, H.G. 2006. Português Corrente. Estilos do Português no Ensino Secundário.
Lisboa: Caminho. Série Linguística.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta
Gomes, A. 2006. Gramática pedagógica e cultural da Língua Portuguesa. Porto: Edições Flúmen/Porto Editora
Gomes, A. 2008. O Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora /Edições Flumen.
Mateus, M. H. M. e Cardeira, E. 2007. O essencial sobre Norma e Variação. Lisboa: Caminho.
Sardinha, L. & Vieira Ramos, L. 2004. O texto normativo. Lisboa: Didáctica Editora.
Silva, M.A. 1991. Iniciação à comunicação oral e escrita. Lisboa: Editorial Presença.
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