This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10013
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Conceitos Fundamentais de Matemática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: EDB10013    Sigla: CFM
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 51 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Ana Teresa Barros dos Santos   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria de Fátima Pista Calado MendesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­ Compreende e mobiliza, de uma forma aprofundada, conceitos e procedimentos associados a temas
fundamentais da Matemática tais como:
• Geometria e Medida
• Número e Operações
• Álgebra e Funções
­ Usa o raciocínio indutivo e dedutivo
­ Reconhece e utiliza o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz
­ Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos
­ Evidencia a capacidade de fundamentar o conhecimento matemático

Programa

Geometria e Medida
• Sólidos geométricos
• Volume e capacidade
• Planificação de modelos de sólidos geométricos
• Propriedades das figuras planas
• Áreas e perímetros
• Figuras geometricamente iguais e figuras equivalentes
Número e operações
• Conjuntos numéricos
• Propriedades dos números
• Propriedades das operações
Álgebra e Funções
• Regularidades e sequências numéricas
• Progressões aritméticas e geométricas
• Famílias de funções e sua representação


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em
trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos sobre diferentes temas da matemática.
As sessões são organizadas num contexto de resolução de problemas. O processo inclui resolução de
problemas e elaboração de relatórios; exposição de determinadas temáticas; elaboração e discussão, em
grupo, de pequenos trabalhos.
O acompanhamento tutorial inclui orientação e organização do estudo, para além do esclarecimento de dúvidas.
Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Serão considerados na avaliação: a assiduidade, a participação nas sessões de trabalho e a realização de dois
testes escritos

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2001). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (1974). Geometry. San Francisco: Freeman.
Musser, G. & Burger, W. (1997). Mathematics for elementary teachers. A contemporary approach. USA:
Prentice­Hall.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 09:36:17 Última actualização: 2010-07-19