|
Conceitos Fundamentais de Matemática
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
EDB10013 |
|
Sigla: |
CFM |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria de Fátima Pista Calado Mendes | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Compreende e mobiliza, de uma forma aprofundada, conceitos e procedimentos associados a temas
fundamentais da Matemática tais como:
• Geometria e Medida
• Número e Operações
• Álgebra e Funções
Usa o raciocínio indutivo e dedutivo
Reconhece e utiliza o discurso específico da matemática para comunicar de forma eficaz
Evidencia a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos
Evidencia a capacidade de fundamentar o conhecimento matemático
Programa
Geometria e Medida
• Sólidos geométricos
• Volume e capacidade
• Planificação de modelos de sólidos geométricos
• Propriedades das figuras planas
• Áreas e perímetros
• Figuras geometricamente iguais e figuras equivalentes
Número e operações
• Conjuntos numéricos
• Propriedades dos números
• Propriedades das operações
Álgebra e Funções
• Regularidades e sequências numéricas
• Progressões aritméticas e geométricas
• Famílias de funções e sua representação
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver privilegiará a participação ativa dos estudantes quer em trabalho individual quer em
trabalho de grupo procurando o aprofundamento de conhecimentos sobre diferentes temas da matemática.
As sessões são organizadas num contexto de resolução de problemas. O processo inclui resolução de
problemas e elaboração de relatórios; exposição de determinadas temáticas; elaboração e discussão, em
grupo, de pequenos trabalhos.
O acompanhamento tutorial inclui orientação e organização do estudo, para além do esclarecimento de dúvidas.
Poderá ser feito presencialmente ou a distância.
Serão considerados na avaliação: a assiduidade, a participação nas sessões de trabalho e a realização de dois
testes escritos
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Caraça, B. J. (1998). Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva.
Haylock, D. (2001). Mathematics explained for primary teachers. London: Paul Chapman Publishing.
Jacobs, H. (1974). Geometry. San Francisco: Freeman.
Musser, G. & Burger, W. (1997). Mathematics for elementary teachers. A contemporary approach. USA:
PrenticeHall.
Palhares, P. (coord.) (2004). Elementos de Matemática. Lisboa: Lidel.
|
|