This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB10023
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Metodologias e Projetos de Animação Socioeducativa

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: EDB10023    Sigla: MPAS
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 7 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Helena Simões   0,00
Luísa Ramos de Carvalho   0,00



Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

No final da unidade curricular espera­se que os estudantes manifestem as seguintes competências:
­Identificar necessidades de animação sócio­educativa;
­Identificar boas práticas de animação socio­educativa;
­Analisar um projecto de animação socio­educativa; identificando as suas diferentes componentes;
­Elaborar, implementar e avaliar uma acção de
intervenção socio­educativas;
­Construir, adaptar ou utilizar diferentes materiais, dinâmicas ou jogos educativos de acordo com os objectivos de intervenção a que se refere.

Programa

­Conceitos de Animação Sócio­educativa;
­Problemáticas da Infância/Adolescência e Juventude (perturbações do comportamento social, abandono e
insucesso escolar, negligência e maus tratos);
­Elaboração, implementação e avaliação de projectos de animação sócio­educativa;
­A realidade portuguesa: boas práticas de animação socio­educativa.


Métodos de Ensino

­Análise bibliográfica.
­Análise de boas práticas em animação socio­educativa;
­Elaboração de um relatório escrito referentes à aplicação de metodologias de animação socio­educacional num contexto escolhido pelo estudante (100%)

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
AMBRÓSIO, Teresa; ESTEVÃO, Lucas; FRANÇA, Luís de; PINTO, Conceição Alves (1985) Inserção Social dos
Jovens/Situação, Problemas e Perspectivas da Juventude em Portugal. Cadernos Juventude, IED, Lisboa.
BRANDES, Donna; PHILLIPS, Howard (1977) Manual de Jogos Educativos. Moraes Editores. Colec. Psicologia e
Pedagogia. Lisboa.
JACQUIN, Guy (1963) A Educação pelo jogo. Livraria Editora Flamboyant. Colec. Psicologia e Educação. São
Paulo.
MAISONNEUVE, Jean (1967) A Dinâmica dos Grupos. Colec. Vida e Cultura. Edição Livros do Brasil. Lisboa.
SALGUEIRO, Emílio (1990) Crianças Irrequietas. Dissertação de Doutoramento, Faculdade de Medicina de
Lisboa. Pp.665, 668, 669, 663
SAMPAIO, Daniel (1993) Vozes e Ruídos: Diálogos com Adolescentes. 2ª Ed. Col. Nosso Mundo, Editorial
Caminho. Lisboa. P.214.

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 06:25:43 Última actualização: 2010-07-19