|
Ciências da Terra e da Vida
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
EDB20005 |
|
Sigla: |
CTV |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Helena Maria Espada Simões | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Revela conhecimentos nas áreas das Ciências da Terra da Vida.
Reconhece e utiliza discursos específicos das Ciências da Terra e da Vida.
Mobiliza o conhecimento científico na discussão de temas controversos e em processos de tomada de decisão.
Reconhece a complexidade técnica e a incerteza associada ao empreendimento científico.
Demonstra capacidade de questionamento da realidade e dos saberes.
Recolhe e analisa dados empíricos.
Interpreta dados e discute implicações.
Programa
A vida na Terra
A biosfera
A vida e os seres vivos
Diversidade da vida
A dinâmica da Terra
História da Terra e evolução da vida
Estrutura e composição da Terra
Dinâmica global da Terra
Métodos de Ensino
Leitura e compreensão de textos e documentos vários.
Apresentação de notícias sobre a actualidade.
Elaboração de comentários/resumos/fichas de leitura.
Discussão orientada de temas.
Elaboração de relatórios (comunicação de resultados).
Realização de actividades experimentais, de pesquisa e/ou investigações.
Realização de trabalho de campo.
Para avaliação contínua é obrigatória a frequência de 70% das aulas práticas.
A avaliação incidirá sobre um teste individual escrito, sobre os produtos resultantes das actividades
desenvolvidas ao longo do semestre (apresentação e exploração de notícias, participação em debates,
elaboração de um caderno de laboratório, elaboração de relatórios em grupo de actividades práticas) e sobre a
participação efectiva e de qualidade nas sessões de contacto.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Ashall, F. (2001). Descobertas notáveis do infinitamente grande ao infinitamente pequeno. Lisboa: Editora
Replicação.
Allègre, C. (1993). As fúrias da Terra. Lisboa: Gradiva.
Azevedo. C. (1994). Biologia celular. Porto: LIDEL.
Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
Campbell, N. (1996). Biology. Menlo Park: Benjamin Cunmings.
Dias, I. e Maia, H. (2008). A origem da vida – recentes contribuições para um modelo científico. Lisboa: Escolar
Editora.
Gass, I et al (1984). Vamos compreender a Terra. Coimbra: Livraria Almedina
Margulis, L. e Sagan, D. (1990). Microcosmos. Lisboa: Edições 70.
Rosnay, J. (1989). A aventura da vida. Coimbra: Livraria Almedina.
Santos, F. (2007). Que futuro? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente. Lisboa: Gradiva.
Wilson, E. (1997). A diversidade da vida. Lisboa: Gradiva.
Uyeda, S. (1992). Uma nova concepção da Terra. Lisboa: Gradiva
|
|