This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB20005
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Ciências da Terra e da Vida

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: EDB20005    Sigla: CTV
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 63 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 5

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 10,00
Helena Simões   10,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Helena Maria Espada SimõesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Revela conhecimentos nas áreas das Ciências da Terra da Vida.
Reconhece e utiliza discursos específicos das Ciências da Terra e da Vida.
Mobiliza o conhecimento científico na discussão de temas controversos e em processos de tomada de decisão.
Reconhece a complexidade técnica e a incerteza associada ao empreendimento científico.
Demonstra capacidade de questionamento da realidade e dos saberes.
Recolhe e analisa dados empíricos.
Interpreta dados e discute implicações.

Programa

A vida na Terra
A biosfera
A vida e os seres vivos
Diversidade da vida
A dinâmica da Terra
História da Terra e evolução da vida
Estrutura e composição da Terra
Dinâmica global da Terra


Métodos de Ensino

Leitura e compreensão de textos e documentos vários.
Apresentação de notícias sobre a actualidade.
Elaboração de comentários/resumos/fichas de leitura.
Discussão orientada de temas.
Elaboração de relatórios (comunicação de resultados).
Realização de actividades experimentais, de pesquisa e/ou investigações.
Realização de trabalho de campo.
Para avaliação contínua é obrigatória a frequência de 70% das aulas práticas.
A avaliação incidirá sobre um teste individual escrito, sobre os produtos resultantes das actividades
desenvolvidas ao longo do semestre (apresentação e exploração de notícias, participação em debates,
elaboração de um caderno de laboratório, elaboração de relatórios em grupo de actividades práticas) e sobre a
participação efectiva e de qualidade nas sessões de contacto.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Ashall, F. (2001). Descobertas notáveis do infinitamente grande ao infinitamente pequeno. Lisboa: Editora
Replicação.
Allègre, C. (1993). As fúrias da Terra. Lisboa: Gradiva.
Azevedo. C. (1994). Biologia celular. Porto: LIDEL.
Bryson, B. (2004). Breve história de quase tudo. Lisboa: Quetzal Editores.
Campbell, N. (1996). Biology. Menlo Park: Benjamin Cunmings.
Dias, I. e Maia, H. (2008). A origem da vida – recentes contribuições para um modelo científico. Lisboa: Escolar
Editora.
Gass, I et al (1984). Vamos compreender a Terra. Coimbra: Livraria Almedina
Margulis, L. e Sagan, D. (1990). Microcosmos. Lisboa: Edições 70.
Rosnay, J. (1989). A aventura da vida. Coimbra: Livraria Almedina.
Santos, F. (2007). Que futuro? Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Ambiente. Lisboa: Gradiva.
Wilson, E. (1997). A diversidade da vida. Lisboa: Gradiva.
Uyeda, S. (1992). Uma nova concepção da Terra. Lisboa: Gradiva

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 04:34:22 Última actualização: 2010-07-19