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Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
EDB20006 |
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Sigla: |
ADL |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana Cristina Crespo Pires Sequeira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Os alunos deverão treinar métodos de reflexão sobre a importância e a especificidade do complexo fenómeno
de aquisição da linguagem humana, da aquisição das diferentes línguas maternas e, em particular, da Língua
Portuguesa.
Pretendese que eles aprofundem os seus conhecimentos sobre gramática, em particular do português, e que
desenvolvam um sentido crítico em relação às diferentes propostas sobre aquisição da linguagem. Mobilizando
conceitos da teoria linguística, deverão ser capazes de discutir as razões para que se considere a teoria
inatista a mais completa (dá melhor conta das diversas questões que se nos colocam quando observamos os
dados de produção e compreensão de crianças em diferentes estádios de aquisição).
Finalmente, pretende-se que os alunos relacionem linguagem, literacia e aprendizagem, de modo a poderem
planificar estratégias educativas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças.
Programa
A. Comunicação e linguagem: a especificidade da Linguagem humana
1. A Linguagem: muito mais do que uma forma de comunicação
2. Bases biológicas e cognitivas da aquisição da linguagem
2.1. Teorias: as perspetivas comportamentalista, cognitivista e inatista
3. Metodologias de recolhas de dados em aquisição: métodos naturalistas e métodos experimentais
B. Os estádios ‘préverbais’
1. O que os bebés já sabem da sua língua materna: primeiras pistas.
2. A relevância destes estádios para a aquisição da linguagem.
C. As primeiras produções das crianças
1. O desenvolvimento fonológico
2. O desenvolvimento lexical
3. O desenvolvimento sintático
4. O desenvolvimento semântico
5. O desenvolvimento da pragmática
D. A língua escrita
1. Conceções sobre a linguagem escrita: funcionalidade, aspetos figurativos e aspetos concetuais
2. Atividades cognitivas implicadas na leitura e na escrita.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino favorecem uma relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer
individual, quer em grupo. Haverá lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando
a sistematização conjunta de conclusões.
A avaliação incluirá a participação dos alunos nas aulas e a realização frequente de trabalhos práticos, a
elaboração de um trabalho em suporte digital (ppt) sobre as atividades de terreno e um teste. A classificação
final terá em conta os seguintes elementos:
Assiduidade e participação nas aulas (5%);
Fichas de leitura (2) (20%);
Dinamização em grupo de parte de uma aula: apresentação dos trabalhos de terreno, que deverá incluir a sua
fundamentação teórica (35%);
Teste sobre a globalidade dos conteúdos do programa articulados com a observação de práticas de
linguagem em contexto (40%).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Costa, j. & A.L. Santos. 2003. A Falar como os Bebés: o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa:
Caminho.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Duarte, I. 2008. O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: Ministério da
Educação.
Freitas, M.J., A. Gonçalves & I. Duarte. 2010. Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e
Sintáticos do Português. Lisboa: Colibri.
Faria, I., A. Costa, I. Duarte e M.J. Freitas. 1994. Se o paradigma da Ciência Cognitiva se tornasse dominante no
âmbito da educação, que mudanças poderíamos esperar ao nível do ensino da Língua materna? Actas do
Congresso Internacional sobre o Português. Lisboa: APL.
Guasti, M.T. 2002. Language Acquisition: the growth ofthe grammar. Cambridge MA: MITPress.
Silva, M.A. 1991. Iniciação à comunicação oral e escrita. Lisboa: Editorial Presença.
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