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Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: EDB20006    Sigla: ADL
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 56 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Mariana Alte da Veiga   8,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Cristina Crespo Pires SequeiraResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Os alunos deverão treinar métodos de reflexão sobre a importância e a especificidade do complexo fenómeno
de aquisição da linguagem humana, da aquisição das diferentes línguas maternas e, em particular, da Língua
Portuguesa.
Pretende­se que eles aprofundem os seus conhecimentos sobre gramática, em particular do português, e que
desenvolvam um sentido crítico em relação às diferentes propostas sobre aquisição da linguagem. Mobilizando
conceitos da teoria linguística, deverão ser capazes de discutir as razões para que se considere a teoria
inatista a mais completa (dá melhor conta das diversas questões que se nos colocam quando observamos os
dados de produção e compreensão de crianças em diferentes estádios de aquisição).
Finalmente, pretende-­se que os alunos relacionem linguagem, literacia e aprendizagem, de modo a poderem
planificar estratégias educativas para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita das crianças.

Programa

A. Comunicação e linguagem: a especificidade da Linguagem humana
1. A Linguagem: muito mais do que uma forma de comunicação
2. Bases biológicas e cognitivas da aquisição da linguagem
2.1. Teorias: as perspetivas comportamentalista, cognitivista e inatista
3. Metodologias de recolhas de dados em aquisição: métodos naturalistas e métodos experimentais
B. Os estádios ‘pré­verbais’
1. O que os bebés já sabem da sua língua materna: primeiras pistas.
2. A relevância destes estádios para a aquisição da linguagem.
C. As primeiras produções das crianças
1. O desenvolvimento fonológico
2. O desenvolvimento lexical
3. O desenvolvimento sintático
4. O desenvolvimento semântico
5. O desenvolvimento da pragmática
D. A língua escrita
1. Conceções sobre a linguagem escrita: funcionalidade, aspetos figurativos e aspetos concetuais
2. Atividades cognitivas implicadas na leitura e na escrita.


Métodos de Ensino

As metodologias de ensino favorecem uma relação teoria/prática, assente no trabalho de pesquisa, quer
individual, quer em grupo. Haverá lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando
a sistematização conjunta de conclusões.
A avaliação incluirá a participação dos alunos nas aulas e a realização frequente de trabalhos práticos, a
elaboração de um trabalho em suporte digital (ppt) sobre as atividades de terreno e um teste. A classificação
final terá em conta os seguintes elementos:
­Assiduidade e participação nas aulas (5%);
­Fichas de leitura (2) (20%);
­Dinamização em grupo de parte de uma aula: apresentação dos trabalhos de terreno, que deverá incluir a sua
fundamentação teórica (35%);
­Teste sobre a globalidade dos conteúdos do programa articulados com a observação de práticas de
linguagem em contexto (40%).

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Costa, j. & A.L. Santos. 2003. A Falar como os Bebés: o desenvolvimento linguístico das crianças. Lisboa:
Caminho.
Duarte, I. 2000. Língua Portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Duarte, I. 2008. O Conhecimento da Língua: Desenvolver a Consciência Linguística. Lisboa: Ministério da
Educação.
Freitas, M.J., A. Gonçalves & I. Duarte. 2010. Avaliação da Consciência Linguística: Aspectos Fonológicos e
Sintáticos do Português. Lisboa: Colibri.
Faria, I., A. Costa, I. Duarte e M.J. Freitas. 1994. Se o paradigma da Ciência Cognitiva se tornasse dominante no
âmbito da educação, que mudanças poderíamos esperar ao nível do ensino da Língua materna? Actas do
Congresso Internacional sobre o Português. Lisboa: APL.
Guasti, M.T. 2002. Language Acquisition: the growth ofthe grammar. Cambridge MA: MITPress.
Silva, M.A. 1991. Iniciação à comunicação oral e escrita. Lisboa: Editorial Presença.

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 09:40:25 Última actualização: 2010-07-19