|
Diversidade Cultural e Comunicação Linguística
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
EDB20007 |
|
Sigla: |
DCCL |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Ana Cristina Crespo Pires Sequeira | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer e questionar a nova realidade europeia de diversidade linguística e de cultura compósita.
Valorizar a interculturalidade como forma de promover a tolerância e a cidadania ativa.
Interagir adequadamente com diferentes interlocutores em situações de diversidade cultural e linguística.
Contribuir para práticas de reflexão e intervenção adequadas, no quadro da legislação portuguesa e das
orientações internacionais.
Conhecer instituições e organizações nacionais e internacionais que trabalham em Educação Intercultural.
Conhecer contribuições da investigação nacional e internacional neste domínio.
Programa
1. A educação inter e multicultural
Interculturalidade e multiculturalidade: perspetivas e fundamentos.
História do multiculturalismo: caracterização das principais etapas.
Estratégias para o desenvolvimento de competências interculturais: o papel das histórias para crianças.
A escola portuguesa: contextos multiculturais e práticas interculturais.
2. Diversidade cultural e linguística hoje
Contextos, desafios e respostas.
Cultura e culturas; hibridação cultural; universal e particular; global e local.
3. Línguas e culturas na escola
Diferentes funções das línguas na escola.
O ensino numa língua que não é a língua materna da criança: o que está em causa
Métodos de Ensino
Metodologia que privilegia a participação e a reflexão dos estudantes através de:
a) leitura, discussão e análise de textos;
b) elaboração de pequenos comentários escritos;
c) apresentação e discussão de textos e trabalhos escritos;
d) pesquisa e exposição de temáticas.
A classificação na UC prevê:
a) assiduidade e participação (20%);
b) teste (30%);
c) proposta de atividades para uma história para crianças que proporcione o desenvolvimento das
competências plurilingue e pluricultural (50%). O trabalho é realizado em grupo (30%) com apresentação em
Seminário (20%).
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
BIZARRO, Rosa (2006) Como abordar… A escola e a diversidade cultural – multiculturalismo, interculturalismo
e educação Porto: Areal Editores.
CALDEIRA, Elsa et al (2004) Aprender com a Diversidade. Um guia para o desenvolvimento da escola ACIME/
MEDEB.
CARDOSO, Carlos (coord.) (19982000) Gestão Intercultural do Currículo – 1º, 2º e 3º ciclos Lisboa: ME –
Secretariado Coordenador dos Programas de Educação Multicultural/Intercultural, nº 10, 11 e 12.
DÍAZAGUADO, María José (2000) Educação Intercultural e Aprendizagem Cooperativa Porto: Porto Editora.
GOUVEIA, A.; SOLLA, L. (2004) Português Língua do País de Acolhimento Lisboa: ACIME.
ILTEC (2008) Diversidade Linguística na Escola Portuguesa Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
OUELLET, Fernand (1991) L`Education Interculturelle – Essai sur le contenu de la formation des maîtres Paris:
Editions L`Harmattan.
|
|