This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB20008
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Estatística e Probabilidades

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: EDB20008    Sigla: EP
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 67 Plano de Estudos até 2014/15 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Cristina Almeida   6,40


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhecer e aplicar criticamente ferramentas e técnicas estatísticas bem como noções de probabilidades na
análise e resolução de problemas da realidade.
Identificar, recolher e selecionar informação, analisando criticamente a credibilidade das fontes.
Compreender e refletir criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo usando
ferramentas estatísticas.
Recolher, selecionar e analisar dados para desenvolver um projeto de carácter investigativo, programando as
etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
Interpretar e analisar criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões
apropriadas usando, se adequado, recursos tecnológicos.
Usar simulações para estimar probabilidades de acontecimentos.
Mobilizar os conhecimentos de probabilidades para modelar situações da realidade e resolver problemas.

Programa

Estatística:
­- Generalidades
­- Técnicas de amostragem
­- Organização de dados em tabelas e gráficos
­ Características amostrais: Medidas de localização e dispersão
­ - Distribuições bidimensionais
Probabilidade:
­- Generalidades
­- Definições de probabilidade
­- Probabilidade condicional
­- Acontecimentos independentes
­- Modelos de probabilidade. Modelo normal
Introdução à Inferência Estatística.


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos quer em trabalho
individual quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento dos tópicos do programa.
O acompanhamento tutorial, quer seja individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do
trabalho a realizar pelos alunos com vista ao aprofundamento dos temas do programa e ao esclarecimento de
eventuais dúvidas dos estudantes. Este acompanhamento poderá ser realizado presencialmente ou usando
plataformas de comunicação a distância. A avaliação foca-­se no trabalho realizado ao longo da UC e consiste:
­ No desenvolvimento de um projeto de investigação, centrado no estudo de um problema que envolve a recolha
e organização de dados e interpretação crítica dos resultados da investigação.
­ Na realização de um teste escrito individual.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Graça Martins, M. E. e Cerveira, A. (1998). Introdução às probabilidades e Estatística.
Lisboa: Universidade Aberta.
Graça Martins, M. E., Loura, L., Mendes, F. (2007). Análise de Dados. Lisboa: Editorial
do Ministério da Educação.
Moore, D. (1991). Statistics: Concepts and Controversies. New York: Freeman.
NCTM (1991). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática escolar. Lisboa: APM.
NCTM (1993). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática Escolar ­ Colecção de adendas (do 1.º ao
6.º ano de escolaridade). Lisboa: APM.
NCTM (1994). Normas Profissionais para o Ensino da Matemática. Lisboa: APM.
NCTM (2000). Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM.
NCTM (2001). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática Escolar. Lidar com dados e probabilidades
(anos de escolaridade 5­8). Lisboa: APM.
Silva, J. S. (1975). Compêndio de Matemática. Lisboa: GEP

Opções
Página gerada em: 2024-05-09 às 01:17:05 Última actualização: 2010-07-19