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Estatística e Probabilidades
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 2S
Código: |
EDB20008 |
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Sigla: |
EP |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 2S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Conhecer e aplicar criticamente ferramentas e técnicas estatísticas bem como noções de probabilidades na
análise e resolução de problemas da realidade.
Identificar, recolher e selecionar informação, analisando criticamente a credibilidade das fontes.
Compreender e refletir criticamente sobre questões emergentes no mundo contemporâneo usando
ferramentas estatísticas.
Recolher, selecionar e analisar dados para desenvolver um projeto de carácter investigativo, programando as
etapas de ação de acordo com os recursos e o tempo disponível.
Interpretar e analisar criticamente dados teóricos e empíricos para resolver problemas e tomar decisões
apropriadas usando, se adequado, recursos tecnológicos.
Usar simulações para estimar probabilidades de acontecimentos.
Mobilizar os conhecimentos de probabilidades para modelar situações da realidade e resolver problemas.
Programa
Estatística:
- Generalidades
- Técnicas de amostragem
- Organização de dados em tabelas e gráficos
Características amostrais: Medidas de localização e dispersão
- Distribuições bidimensionais
Probabilidade:
- Generalidades
- Definições de probabilidade
- Probabilidade condicional
- Acontecimentos independentes
- Modelos de probabilidade. Modelo normal
Introdução à Inferência Estatística.
Métodos de Ensino
O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação ativa dos alunos quer em trabalho
individual quer em trabalho de grupo, procurando o aprofundamento dos tópicos do programa.
O acompanhamento tutorial, quer seja individual ou em grupo, consistirá na orientação e organização do
trabalho a realizar pelos alunos com vista ao aprofundamento dos temas do programa e ao esclarecimento de
eventuais dúvidas dos estudantes. Este acompanhamento poderá ser realizado presencialmente ou usando
plataformas de comunicação a distância. A avaliação foca-se no trabalho realizado ao longo da UC e consiste:
No desenvolvimento de um projeto de investigação, centrado no estudo de um problema que envolve a recolha
e organização de dados e interpretação crítica dos resultados da investigação.
Na realização de um teste escrito individual.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Graça Martins, M. E. e Cerveira, A. (1998). Introdução às probabilidades e Estatística.
Lisboa: Universidade Aberta.
Graça Martins, M. E., Loura, L., Mendes, F. (2007). Análise de Dados. Lisboa: Editorial
do Ministério da Educação.
Moore, D. (1991). Statistics: Concepts and Controversies. New York: Freeman.
NCTM (1991). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática escolar. Lisboa: APM.
NCTM (1993). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática Escolar Colecção de adendas (do 1.º ao
6.º ano de escolaridade). Lisboa: APM.
NCTM (1994). Normas Profissionais para o Ensino da Matemática. Lisboa: APM.
NCTM (2000). Principles and Standards for School Mathematics. Reston: NCTM.
NCTM (2001). Normas para o currículo e a avaliação em Matemática Escolar. Lidar com dados e probabilidades
(anos de escolaridade 58). Lisboa: APM.
Silva, J. S. (1975). Compêndio de Matemática. Lisboa: GEP
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