|
Oficina de Investigações Experimentais
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
EDB20013 |
|
Sigla: |
OIE |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Maria Leonor da Graça Saraiva | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Revela ter conhecimentos aprofundados sobre objectos e fenómenos físico-naturais.
Usa o raciocínio hipotéticodedutivo na formulação de problemas e hipóteses testáveis.
Utiliza procedimentos experimentais em actividades de investigação.
Demonstra curiosidade, espírito crítico, respeito pelas evidências, abertura a novas ideias e persistência no
modo como leva a cabo as actividades.
Organiza, analisa e interpreta informação pertinente.
Avalia as metodologias usadas e os resultados obtidos na elaboração de conclusões válidas.
Evidencia interesse e curiosidade sobre o conhecimento de fenómenos científicos e objetos tecnológicos, ao
nível do ensino básico.
Analisa/resolve problemas científicos suscetíveis de investigação experimental.
Usa linguagem científica adequada a um nível básico.
Evidencia procedimentos e atitudes de pesquisa ativa de problemas reais em contexto de simulação.
Programa
Tomando como referência os temas indicados nas orientações curriculares para o Préescolar e nos
programas oficiais do 1º ciclo do Ensino Básico, designadamente propriedades dos materiais e objetos, sismos
e vulcões, luz, som, eletricidade e magnetismo, funções dos seres vivos em relação com o ambiente, as e os
estudantes irão realizar diversas investigações laboratoriais e de campo para:
Observação de processos físicos na natureza e em ambiente de laboratório;
Identificação/formulação de problemas e hipóteses suscetíveis de testagem experimental direta ou simulada
em computador;
Planeamento de investigações, recolha e tratamento de dados, análise e discussão;
Construção de modelos tecnológicos simples.
Métodos de Ensino
As aulas presenciais incluem exposição teórica de temas, elaboração de atividades práticas e experimentais
relacionadas com os conteúdos programáticos e a participação em trabalhos de campo. Situações de
aprendizagem: a) Leitura e compreensão de textos e documentos variados; b) Identificação de problemas e de
hipóteses susceptíveis de testagem experimental; c) Procedimentos experimentais e de campo com ou sem
recursos a guiões orientadores; d) Análise, discussão e comunicação de resultados; e) Elaboração de
relatórios de actividades experimentais; f) Organização, interpretação e análise de dados e conclusões.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos de trabalho, refletidos no caderno de laboratório individual
que cada aluno deverá elaborar. A classificação será obtida pelos seguintes pesos relativos: teste teórico-prático 40%; trabalho de grupo 30%; participação individual 30%.
Modo de Avaliação
Bibliografia Principal
PARKER, S.;Insectos: Como observar e compreender o fascinante mundo dos insectos., Verbo, 1992. ISBN: 9789722213967 |
MANDELL, M. ;Experiências simples com o clima com materiais disponíveis, Bertrand Editora, 1997 |
Sá, J.;Renovar as práticas no 1º ciclo pela via das ciências da natureza, Porto Editora, 2002. ISBN: 978-972-0-01083-4 |
VANCLEAVE, J.;Dinossauros para Jovens, Dom Quixote, 1998. ISBN: 9789722014434 |
VANCLEAVE, J.;Biologia para Jovens, Dom Quixote, 1998. ISBN: 9789722012089 |
MANDELL, M.;Experiências simples de ciência com materiais disponíveis, Bertrand Editora, 1997. ISBN: 9789722510325 |
MANDELL, M.;Experiências simples na cozinha com materiais disponíveis, Bertrand Editora, 1997. ISBN: 9789722510387 |
ARDLEY, N.;101 experiências com a ciência, Texto editora, 1998. ISBN: 978972470691 |
BRECKENRIDGE, J. ;Experiências simples de física com materiais disponíveis, Bertrand Editora, 1998. ISBN: 9789722510509 |
CARVALHO, R. ;A Física no Dia-a-Dia, Relógio D` Água, 1995. ISBN: 9789727082797 |
VANCLEAVE, J.;Astronomia para Jovens, Dom Quixote, 1998. ISBN: 9789722011273 |
CENTRO DE CIÊNCIA DE ONTÁRIO ;A magia dos alimentos, Gradiva Publicações, 1994. ISBN: 9789726623595 |
|
|