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Padrões e Álgebra
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
EDB30002 |
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Sigla: |
PA |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Catarina Raquel Santana Coutinho Alves Delgado | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Identificar, analisar e representar diferentes tipos de padrões e relações, presentes em situações matemáticas,
em fenómenos diversos ou em situações do quotidiano, recorrendo, nomeadamente a ferramentas
tecnológicas;
Explorar sequências de números através da recursividade e da procura de expressões gerais, enquanto
expressões funcionais;
Usar o pensamento algébrico na exploração de situações numéricas;
Representar e analisar situações e estruturas matemáticas, usando diferentes representações,
nomeadamente a simbologia algébrica;
Resolver problemas usando modelos matemáticos para representar e compreender relações quantitativas;
Evidenciar a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos;
Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema, usando diversos raciocínios e
métodos de prova.
Programa
Os conteúdos organizamse em 3 grandes temas: (1) Da Aritmética à Álgebra: desenvolver o pensamento
algébrico; (2) Padrões e funções; (3) Modelação.
1)
Propriedades dos números e das operações em diferentes estruturas algébricas. A aritmética generalizada.
Relações de proporcionalidade direta e inversa.
2)
Padrões numéricos e geométricos, de repetição e de crescimento. Sequências lineares e quadráticas. Dos
padrões às funções: desenvolvimento do pensamento funcional.
Diferentes representações de funções.
3)
Construção e exploração de modelos matemáticos. A tecnologia como suporte à modelação de situações
matemáticas e de fenómenos do quotidiano.
A folha de cálculo na construção e exploração de modelos, na generalização numérica e na construção de
relações recursivas e funcionais.
Os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD) e os applets: a dinamicidade, a interatividade e as múltiplas
representações proporcionadas pela tecnologia.
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino incluirão a: (a) resolução de tarefas e elaboração de relatórios; (b) elaboração,
apresentação e discussão de trabalhos escritos; (c) discussão e análise de artigos científicos e técnicos. A
folha de cálculo, os AGD e os applets, constituirão recursos que valorizarão as abordagens aos padrões e à
Álgebra.
A avaliação será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho
individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral. Os estudantes que participem em, pelo menos,
75% das sessões poderão incluirse no sistema de avaliação contínua, do qual constará a realização de dois
testes escritos individuais. Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da disciplina e os dois testes
cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua, é
necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos, em 200.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Blanton, M. L. (2008). Algebra and Elementary Classroom: transforming thinking, transforming practice.
Portsmouth: NH Heinemann.
Brocardo, J. et al. (2006). Números e Álgebra: Desenvolvimento curricular. In I. Vale et al. (Orgs.), Números e
Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 6592). Lisboa: SPCE.
Kaput, J. (2008). What is algebra? What is algebraic reasoning? In J. Kaput, D. Carraher & M. Blanton (Eds.),
Algebra in the Early Grades (pp. 133160). New York: Lawrence Erlbaum.
ME (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. (consultado em 15 de Outubro de 2008 em
http://sitio.dgidc.minedu.pt/matematica/Documents/ProgramaMatematica.pdf).
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM.
Ponte, J. (2006). Números e Álgebra no currículo escolar. In I. Vale et al. (Orgs.), Números e Álgebra na
aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 527). Lisboa: SPCE.
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