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Padrões e Álgebra

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: EDB30002    Sigla: PA
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 58 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Catarina Delgado   4,00
José Duarte   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Catarina Raquel Santana Coutinho Alves DelgadoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Identificar, analisar e representar diferentes tipos de padrões e relações, presentes em situações matemáticas,
em fenómenos diversos ou em situações do quotidiano, recorrendo, nomeadamente a ferramentas
tecnológicas;
­Explorar sequências de números através da recursividade e da procura de expressões gerais, enquanto
expressões funcionais;
­Usar o pensamento algébrico na exploração de situações numéricas;
­Representar e analisar situações e estruturas matemáticas, usando diferentes representações,
nomeadamente a simbologia algébrica;
­Resolver problemas usando modelos matemáticos para representar e compreender relações quantitativas;
­Evidenciar a capacidade de conectar ideias, conceitos e procedimentos matemáticos;
­Desenvolver e avaliar argumentos matemáticos relacionados com o tema, usando diversos raciocínios e
métodos de prova.

Programa

Os conteúdos organizam­se em 3 grandes temas: (1) Da Aritmética à Álgebra: desenvolver o pensamento
algébrico; (2) Padrões e funções; (3) Modelação.
1)
Propriedades dos números e das operações em diferentes estruturas algébricas. A aritmética generalizada.
Relações de proporcionalidade direta e inversa.
2)
Padrões numéricos e geométricos, de repetição e de crescimento. Sequências lineares e quadráticas. Dos
padrões às funções: desenvolvimento do pensamento funcional.
Diferentes representações de funções.
3)
Construção e exploração de modelos matemáticos. A tecnologia como suporte à modelação de situações
matemáticas e de fenómenos do quotidiano.
A folha de cálculo na construção e exploração de modelos, na generalização numérica e na construção de
relações recursivas e funcionais.
Os Ambientes de Geometria Dinâmica (AGD) e os applets: a dinamicidade, a interatividade e as múltiplas
representações proporcionadas pela tecnologia.


Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluirão a: (a) resolução de tarefas e elaboração de relatórios; (b) elaboração,
apresentação e discussão de trabalhos escritos; (c) discussão e análise de artigos científicos e técnicos. A
folha de cálculo, os AGD e os applets, constituirão recursos que valorizarão as abordagens aos padrões e à
Álgebra.
A avaliação será um processo continuado de regulação retroativa que contemplará momentos de trabalho
individual e de grupo e atividades de expressão escrita e oral. Os estudantes que participem em, pelo menos,
75% das sessões poderão incluir­se no sistema de avaliação contínua, do qual constará a realização de dois
testes escritos individuais. Cada teste incide sobre uma parte dos conteúdos da disciplina e os dois testes
cobrem a totalidade dos conteúdos. Para poder concluir a disciplina na modalidade de avaliação contínua, é
necessário ter, em cada um dos testes, um mínimo de 70 pontos, em 200.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Blanton, M. L. (2008). Algebra and Elementary Classroom: transforming thinking, transforming practice.
Portsmouth: NH Heinemann.
Brocardo, J. et al. (2006). Números e Álgebra: Desenvolvimento curricular. In I. Vale et al. (Orgs.), Números e
Álgebra na aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 65­92). Lisboa: SPCE.
Kaput, J. (2008). What is algebra? What is algebraic reasoning? In J. Kaput, D. Carraher & M. Blanton (Eds.),
Algebra in the Early Grades (pp. 133­160). New York: Lawrence Erlbaum.
ME (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. (consultado em 15 de Outubro de 2008 em
http://sitio.dgidc.min­edu.pt/matematica/Documents/ProgramaMatematica.pdf).
NCTM (2007). Princípios e Normas para a Matemática Escolar. Lisboa: APM.
Ponte, J. (2006). Números e Álgebra no currículo escolar. In I. Vale et al. (Orgs.), Números e Álgebra na
aprendizagem da Matemática e na formação de professores (pp. 5­27). Lisboa: SPCE.

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 13:38:58 Última actualização: 2010-07-19