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Globalização das Expressões
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
EDB30003 |
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Sigla: |
GE |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira | Responsável | António Ângelo de Jesus Ferreira de Vasconcelos | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Revelar conhecimentos básicos no domínio das literacias e terminologias das áreas de expressão e educação artística e da expressão motora, apropriandose dos conceitos nucleares e mobilizandoos na identificação,
análise crítica e compreensão destes fenómenos, transferindoos com correcção e adequação para o discurso
e atuação profissionais.
Demonstrar conhecimento e compreensão dos pressupostos e fundamentos teóricos de intervenção relativos
ao domínio das Expressões Artísticas e expressão motora.
Apresentar publicamente à comunidade educativa os projetos empreendidos.
Planificar adequadamente as etapas de ação em função dos recursos e tempo disponíveis.
Reconhecer o valor e as implicações do trabalho em equipa.
Explicítar os contributos globais e específicos da globalização das expressões, bem como da educação motora,
no desenvolvimento integral do ser humano.
Programa
As expressões artísticas e a educação motora, numa perspetiva globalizante.
Linguagens e técnicas específicas de cada área em função da temática selecionada.
Métodos de Ensino
Os estudantes concebem um projeto interdisciplinar a executar ao longo do semestre, subordinado a um tema
previamente definido. Os docentes acompanham a evolução do processo, em conjunto, com os diferentes
grupos de trabalho. Trabalho este que se traduz: num dossiê em formato digital, realizado pelo grupo,
contemplando uma descrição detalhada das ações desenvolvidas; na apresentação pública (40 minutos).
Processo 50%: É expressa pelo desempenho dos estudantes consubstanciado numa atitude participativa e
empenhada nas diferentes tarefas desenvolvidas nas aulas, na capacidade de compreensão, análise e reflexão
dos conteúdos programáticos.
Produto 50%: Resulta da avaliação do desempenho na apresentação de um projeto e respetivo dossiê.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Best, D. (1996). A racionalidade do sentimento: o papel das artes na educação (2.ª Ed.). Porto: Edições Asa.
Camargo, R. G. (2000). Função Estética da Luz. São Paulo: TCM.
Craft. A. et al. (2004). Criatividade e educação. Lisboa: AED.
Hoggett, C. (2001). Stage Crafts. London: A & C Black.
Monteiro. G. (2003). O professor, o corpo e a voz (1.ª ed.). Porto: Edições Asa.
Prina, F. C. & Padovan, M. (2000). A Dança no Ensino Obrigatório. Lisboa: FC Gulbenkian.
Ryngaert, J.;P. (1981). O Jogo Dramático no Meio Escolar. Coimbra: Centelha.
Trias, N.; Pérez, S. & Filella, L. (2002). Jogos de Música e de Expressão Corporal (1.ª ed.). Lisboa: Âncora
Editores.
Valente, L. (2000). Da Educação pela Arte às Expressões Artísticas Integradas: Contributos de uma Formação
Holística de Professores. In Vários, Educação pela Arte. Lisboa: Livros Horizonte, pp. 143150.
Vieira, M. M. (1996). Voz e relação educativa. Porto: Edições Afrontamento.
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