This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB30005
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Introdução à Didática do Estudo do Meio

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: EDB30005    Sigla: IDEM
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 51 Plano de Estudos até 2014/15 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,1

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,20
Fernando Almeida   2,60
Leonor Saraiva   5,70


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Leonor da Graça SaraivaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Revela possuir conhecimentos sobre as teorias do currículo e da psicologia da aprendizagem, aplicados ao
ensino das ciências da natureza e das ciências sociais.
Identifica e analisa o papel da educação científica nos primeiros anos de escolaridade, com base na teoria que
sustenta as orientações didáticas atuais.
Reconhece a importância de tornar explícito para os alunos o caráter dinâmico das ciências e as dimensões
filosóficas, psicológicas e sociais na construção do conhecimento científico.
Reconhece o papel que uma abordagem explícita da controvérsia e da mudança conceptual na construção da
ciência pode ter na aprendizagem dos alunos, sobre o modo como os cientistas investigam e produzem novos
conhecimentos.
Planifica diversos tipos de atividades para o ensino/aprendizagem das ciências da natureza e das ciências
sociais no 1ºCEB.
Avalia o valor pedagógico­didático das atividades que elabora.

Programa

Módulo I ­As Ciências Sociais nos primeiros anos de escolaridade.
As teorias epistemológicas no ensino das Ciências Sociais – breve história da evolução dos modelos de ensino
(séc. XVIII­XXI);
Planeamento e prática docente: objetivos, conteúdos (científicos e metacientíficos), estratégias da
aprendizagem e recursos didáticos para o ensino das ciências sociais.
Módulo II ­O papel do ensino explícito das dimensões de construção da ciência para a promoção da literacia
científica nos primeiros anos de escolaridade.
Perspetivas no ensino das ciências: (a) o movimento das conceções alternativas, (b) o movimento CTS, (c) o
ensino por pesquisa.
Planeamento e prática docente: objetivos, conteúdos (científicos e metacientíficos), estratégias da
aprendizagem e recursos didáticos para o ensino das ciências.
Conceção de projetos didático­pedagógicos para o ensino das ciências da natureza.


Métodos de Ensino

As aulas presenciais incluem exposição teórica, atividades de discussão e elaboração de atividades práticas
sobre temas de educação em CN e CS. Estão previstas as seguintes situações de aprendizagem: a) leitura e
compreensão de textos e documentos variados; b) elaboração de resumos e comentários em foruns on­line; c)
discussão orientada de temas sobre os resultados recentes da investigação em didática; d) análise de casos
concretos a partir da literatura especializada; e) planificação de atividades práticas para os alunos do 1º CEB,
com ênfase nas investigações experimentais; f) apresentação, discussão e autoavaliação das atividades, com
análise crítica das suas potencialidades educativas.
A avaliação é contínua e incide sobre os processos e produtos de trabalho dos estudantes. A classificação
será obtida pelos seguintes pesos relativos: testes (um por módulo) 40%; planificação de atividades 40%;
participação individual 20%.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
AFONSO, M.M. (2008). A educação científica no 1º ciclo do Ensino Básico. Das teorias às práticas. Porto: Porto
Editora Lda.
MANIQUE, A. P. et al (1994). Didática da História – Património e História local, Lisboa, Texto Editora.
PACHECO, J. (2000). Quando Eu For Grande Quero Ir À primavera e outras histórias. Porto: Profedições.
PEREIRA, A. (2002). Educação para a Ciência. Lisboa: Universidade Aberta.
PESSOA, A. (1990). Realização de um trabalho: da pesquisa à redação. Setúbal: ESE.
ROLDÃO, M. (1995). O Estudo do Meio no 1º Ciclo: fundamentos e estratégias. Lisboa: Texto Editora.
Revista Eureka: sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciências
http://redalyc.uaemex.mx/src/inicio/HomRevRed.jsp?iCveEntRev=920
Revista Noesis http://www.min­edu.pt/outerFrame.jsp?link=http%3A//www.dgidc.min­edu.pt/

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 10:29:10 Última actualização: 2010-07-19