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Introdução à Didática do Português

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: EDB30006    Sigla: IDP
Áreas Científicas: Didáctica Específica

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 50 Plano de Estudos até 2014/15 4,0 48 108,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3,2

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 6,40
Ana Luísa Gaspar Costa   6,40


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa da Piedade Melro Blazer Gaspar CostaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Unidade Curricular Introdução à Didática do Português (IDP) surge no currículo da Licenciatura em Ensino Básico como espaço privilegiado de reflexão sobre de ensino da Língua Portuguesa. Esta UC organiza-se perspetivando uma articulação com as Unidades Curriculares deste ciclo de estudos que contribuem para a consolidação de competências essenciais dos estudantes, no âmbito da sua formação em Língua Portuguesa, e no desenvolvimento de competências formativas necessárias para o trabalho docente com crianças dos 3 aos 12 anos.
Aprofundando e consolidando conhecimentos sobre aspetos estruturais e de uso da Língua Portuguesa, a presente UC fornecerá bases teóricas, de descrição, de experimentação e de pesquisa orientada, essenciais ao conhecimento dos contextos da Educação Básica, em particular os da educação pré-escolar e dos 1.º e 2.º ciclos e à preparação dos estudantes para a continuidade da sua formação num 2.º ciclo de estudos.
No final da UC Introdução à Didática do Português, os estudantes devem ser capazes de:
- Refletir sobre conceitos essenciais da Didática do Português.
- Recorrer a instrumentos de análise adequados à descrição de diferentes áreas da gramática da língua portuguesa.
- Mobilizar conhecimentos sobre aquisição e desenvolvimento da linguagem para fundamentar tomadas de decisão em didática.
- Perspetivar estratégias promotoras do desenvolvimento linguístico e da competência comunicativa de crianças em idade pré-escolar e de alunos dos 1.º e 2.º ciclos.
- Planificar atividades para o desenvolvimento da compreensão oral, da expressão oral, da leitura, da escrita e do conhecimento explícito da língua.
- Analisar criticamente instrumentos de apoio ao ensino e à aprendizagem da língua portuguesa.
- Conhecer os documentos orientadores do ensino do português.

Programa

A. Didática das línguas: alguns conceitos básicos
1. Didática do Português: fundamentos e metodologia. Didática da língua materna e da língua não materna.
2. Conceitos básicos: linguagem; língua; conhecimento implícito, conhecimento explícito; aquisição, aprendizagem; compreensão, produção; competência linguística, competência metalinguística e competência comunicativa.
3. Documentos orientadores do ensino-aprendizagem do português (Orientações curriculares para a educação pré-escolar, Metas curriculares e Programas dos 1.º e 2.º ciclos).

B. Conhecimento da Língua Portuguesa
1. Caracterização do conhecimento da língua decorrente das aprendizagens previstas nos documentos orientadores.
2. Instrumentos de análise do conhecimento fonológico, morfológico, sintático, semântico, textual/discursivo e pragmático.
3. Desenvolvimento linguístico, consciência linguística e conhecimento explícito da língua.

C. Desenvolvimento de competências em língua portuguesa
1. O ensino da gramática
1.1. O ensino da gramática e a explicitação de conhecimento linguístico.
1.2. A construção de conhecimento metalinguístico.
1.3. O laboratório gramatical.
2. A escrita: dimensões gráfica e ortográfica e escrita compositiva
2.1. Emergência da literacia de escrita no jardim de infância.
2.2. A dimensão gráfica e ortográfica da escrita.
2.3. A escrita compositiva: modelos processuais de escrita e fases de aquisição da escrita.
3. A leitura: decifração e compreensão
3.1. O ato de ler: níveis e processos psicolinguísticos implicados na leitura; modelos ascendentes, descendentes e interativos.
3.2. O ensino da decifração: vias de acesso (fonológica e lexical).
3.3. O ensino da compreensão de textos: o ensino explícito de estratégias de compreensão.
4. A oralidade: compreensão e expressão
4.1. O desenvolvimento da consciência fonológica e da linguagem oral.
4.2. O treino da compreensão oral nos primeiros anos de escola.
4.3. O conhecimento de géneros do discurso oral; promoção de atividades de expressão orientada: planificação, apresentação e reflexão.
D. Como trabalhar a língua portuguesa em sala de aula
1. Construção e tipologias de atividades e de exercícios para a manipulação de estruturas linguísticas, para a construção de conhecimento explícito da língua e para o desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita.
2. Seleção e adequação das formas sociais de trabalho às atividades.
3. Pesquisa, seleção e tratamento de materiais para o desenvolvimento da oralidade, da escrita, da leitura e do conhecimento explícito da língua.


Métodos de Ensino

Privilegiar-se-ão metodologias que propiciem a articulação entre teoria e prática, assentes no trabalho de pesquisa e de reflexão, quer individual, quer em grupo. Ter-se-á como preocupação de fundo o desenvolvimento de competências de resolução de problemas, de análise e de síntese, o espírito crítico, a criatividade e a autonomia, pelo que a pesquisa orientada e o debate sobre as temáticas do programa constituirão estratégias preferenciais.
As aulas desta unidade curricular assumirão, por isso, a dinâmica de seminário, havendo lugar a exposições, análise e discussão de textos e outros materiais, visando a sistematização conjunta de conclusões. A componente teórica visará a apresentação dos diferentes conteúdos e das linhas orientadoras para o aprofundamento e a estruturação das aprendizagens.
A avaliação incluirá a participação dos estudantes nas aulas e a realização de trabalhos práticos e de reflexão sobre os temas desenvolvidos. Neste sentido, a classificação final terá em conta os seguintes elementos:
- Assiduidade, participação nas aulas e realização de pequenas tarefas de aula - 5%
- Reflexão individual orientada (presencial) - 30%
- Proposta de sequência de atividades, partindo da exploração didática de um livro infantil, com fundamentação didática e metodológica (pares/grupo) - 40%
- Apresentação oral de parte da sequência de atividades proposta (individual) - 25%

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia
AMOR, Emília (1993). Didáctica do português. Fundamentos e metodologia. Lisboa: Texto Editora.
BARBEIRO, Luís Filipe e Maria Luísa Álvares Pereira (2007). O ensino da escrita: e dimensão textual. Lisboa: PNEP. DGIDC.ME.
BOTELHO, Fernanda (2002). Educação para a Televisão e aprendizagem do Português - um estudo prospectivo, tese de doutoramento em Ciências da Educação - Didáctica do Português, apresentada à Universidade Aberta.
DUARTE, Inês (2000). Língua portuguesa. Instrumentos de análise. Lisboa: Universidade Aberta.
________ (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
FERRÃO TAVARES, Clara (2007). Didáctica do Português língua materna e não materna no Ensino Básico. Porto: Porto Editora.
FREITAS, Maria João, Dina Alves e Teresa Costa (2007). O Conhecimento da língua: desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
FREITAS, Maria João e SANTOS Ana Lúcia (2001). Contar (histórias) de sílabas. Lisboa: Colibri, APP.
LOPES, João A. (coord.). (2006) Desenvolvimento de competências linguísticas em jardins-de-infância. Manual de actividades. Col. Práticas Pedagógicas. Lisboa: Edições Asa.
SILVA, Ana (2003). Até à Descoberta do Princípio Alfabético. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
SIM-SIM, Inês (2007). O ensino da leitura. A compreensão de textos. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
________ (2009). O ensino da leitura. A decifração. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
SIM-SIM, Inês, Ana Silva e Clarisse Nunes (2008). Linguagem e Comunicação no Jardim-de-infância. Lisboa: PNEP.DGIDC.ME.
VIANA, Fernanda Leopoldina (2009). O ensino da leitura. A avaliação. Lisboa: PNEP. DGIDC. ME.
VIANA, Fernanda Leopoldina e Maria Margarida Teixeira (2002). Aprender a ler, da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: Edições ASA.
Documentos orientadores
DEB (1997). Orientações curriculares para a educação pré-escolar. Lisboa: Ministério da Educação – Direcção-Geral da Educação Básica.
DGE (2012). Metas curriculares de Português. Ensino básico. Lisboa: DGE. ME.
_______ (s/d). Metas curriculares de Português. Caderno de apoio. Aprendizagem da leitura e da escrita. Lisboa: DGE. ME.
DGIDC (2008). Dicionário Terminológico para Consulta em Linha (DT) [http://dt.dgidc.min-edu.pt/]
________ (2009). Programas de Português do Ensino Básico. Lisboa: DGIDC.ME.

Opções
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