This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > EDB30008
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: EDB30008    Sigla: LPTIC
Áreas Científicas: Formação na Área da Docência

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 51 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 70 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4,6

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 4 18,40
Maria do Rosário Rodrigues   8,00
Paulo Feytor Pinto   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria do Rosário da Silva RodriguesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Reflectir sobre a importância e a especificidade do fenómeno comunicativo, das linguagens, das línguas e, em particular, da Língua Portuguesa;
­ Identificar as potencialidades das tecnologias de comunicação e informação nos processos de produção
escrita e de comunicação;
­Identificar as potencialidades pedagógicas da Internet na aprendizagem da Língua Portuguesa;
­Utilizar ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona, explorando as suas potencialidades para o
desenvolvimento de competências comunicativas, de escrita e de leitura;
­Desenvolver competências comunicativas com recurso a suportes diversificados.
No final desta UC, espera­se que os estudantes adquiram competências de literacia digital que lhes permitam
autonomia enquanto utilizadores e, ao mesmo tempo, experimentem as potencialidades das TIC no
desenvolvimento de competências comunicativas em língua portuguesa, designadamente de compreensão e
expressão oral, leitura e escrita.

Programa

a. Literacia(s) e Cidadania
a.1. Língua Portuguesa e pluralidade textual contemporânea
a.2. Língua Portuguesa e TIC: algumas implicações na comunicação e aprendizagem
a.3. Análise, selecção, organização e tratamento da informação: critérios
a.4. Dispositivos tecnológicos: plataformas de ensino a distância, fóruns, chats, blogues, e­portefólios
b. Competências de leitura e TIC
b.1. A leitura de textos escritos
b.2. A leitura electrónica: os hipertextos
b.3. Actividades de manipulação, apropriação e interpretação
b.4. A televisão na Internet: actividades de leitura
b.5. Leitura: exploração de software
c. Competências de escrita e TIC
c.1. O computador como instrumento de escrita, comunicação e partilha
c.2. Escrita: exploração de software
c.3. Produção digital de histórias


Métodos de Ensino

Processos de trabalho:
­Trabalho de pesquisa individual e em pequeno grupo: actividades de organização, análise e interpretação de
informação;
­Leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos variados em diversos suportes;
­Concepção e realização de projectos e trabalhos práticos com recursos às TIC;
­Realização, apresentação e discussão de projectos.
Esta UC será avaliada através da construção, em pares, de um projecto apresentado em página Web. Dele
constarão obrigatoriamente os seguintes elementos:
­Problematização do papel das TIC no desenvolvimento de competências comunicativas e de cidadania;
­Construção de actividades de carácter educativo;
­Reflexão individual sobre as aprendizagens realizadas na UC.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
BOTELHO, Fernanda (2006). "Textos e Literacias". Disponível em http://www.setubalnarede.pt.
BOTELHO, Fernanda (2007). "Educar para a televisão, aprender português" disponível em
http://www.setubalnarede.pt.
BOTELHO, Fernanda (2009). "Aprendizagem do português e multiliteracias". In Medi@ções ­ Revista on­line.
ESE de Setúbal.
COUTINHO, Clara e BOTTENTUITJUNIOR, João (2007). "Blog e Wiki: os Futuros Professores e as Ferramentas
da Web 2.0" . Comunicação apresentada no SIIE'2007 Simpósio Internacional de Informática educativa ­ 14­16
Nov. 2007.
DIAS DE FIGUEIREDO, António (2000). "Novos media e nova aprendizagem" in Novo conhecimento, nova
aprendizagem. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. pp. 71­81.
FARIA, Ádila (2009) "O blogue no Jardim­de­Infância: contributos para a emergência da leitura e da escrita. In
Ambientes Emergentes. Braga: Centro de Competência. pp. 51­61.
PAZ, João (2008). "Educação e Novas Tecnologias". Disponível em http://www.setubalnarede.pt.

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 04:13:21 Última actualização: 2010-07-19