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Carteira de Competências

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - A

Código: EDB30009    Sigla: CP
Áreas Científicas: Iniciação à Prática Profissional

Ocorrência: 2014/2015 - A

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 61 Plano de Estudos até 2014/15 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 3

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 3,00
Ana Moura   0,50
Cristina Gomes da Silva   1,00
Maria Isabel Jesus   0,50


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria do Rosário da Silva RodriguesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular tem como finalidade o reconhecimento formal de aprendizagens e de competências
adquiridas e/ou desenvolvidas em diversos contextos e situações — de natureza científica, académica,
profissional e social — desde que reconhecidas como significativas e pertinentes no âmbito das competências
desejáveis para os estudantes do curso. Destaca-­se, em particular, a promoção do desenvolvimento pessoal e
profissional dos estudantes, numa perspetiva da aprendizagem ao longo da vida, e a compreensão e regulação
da sua ação de acordo com princípios éticos e deontológicos. As competências a desenvolver inscrevem-­se
nas Competências Gerais da ESEIPS, procurando-­se incentivar o(a) estudante, com o apoio de um tutor, a
traçar, definir e construir, ao longo do curso, um percurso de aprendizagem. Este percurso pode integrar a sua
participação em atividades que habitualmente decorrem fora do calendário escolar formal.

Programa

Os conteúdos estão relacionados com atividades de natureza diversa. Apresentam­se, como exemplo, as
seguintes:
Profissional /Técnico: realização de estágios (não­curriculares), participação em projetos de ação, participação
nas ofertas culturais de um ou de vários contextos sociais, atividades de tempos livres (colónias de férias,
grupos desportivos, IPSS, outros), realização de cursos de curta duração, cursos de formação profissional;
Científico: participação em conferências, encontros, seminários, workshops; participação em equipas e
projetos de investigação; produção /publicação em suporte papel ou multimédia; artigos;
Académico (não letivo): atividades realizadas no âmbito de associação de estudantes; conselho pedagógico;
assembleia de representantes;
Social e de Cidadania: atividades de voluntariado; participação em associações; participação em intercâmbios
nacionais e internacionais.


Métodos de Ensino

As metodologias de ensino centram­se no apoio presencial, concretizando­se no apoio dos tutores, a dois
níveis: (i) reuniões obrigatórias (3 por ano); (ii) reuniões extraordinárias quando solicitadas pelos estudantes ou
pelos tutores.
Para cada atividade realizada, os estudantes elaboram um relatório reflexivo. Estes relatórios devem
expressar aprendizagens significativas, relevantes e pertinentes no âmbito da licenciatura e que tenham sido
negociadas entre o estudante e o tutor. São os relatórios reflexivos que são objeto de avaliação. A pauta de avaliação só é divulgada no final do ciclo de estudos. No entanto, anualmente é preenchida uma pauta de
avaliação de progresso. A classificação é expressa de 0 a 20 valores.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
A definir por cada tutor, em função dos temas de trabalho dos alunos

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 15:18:27 Última actualização: 2010-07-19