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Seminário de Investigação Educacional

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: EDB30011    Sigla: SIE
Áreas Científicas: Formação Educacional Geral

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
LEB 49 Plano de Estudos até 2014/15 3,0 36 81,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 2,4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 4,80
Ana Luísa Oliveira Pires   4,80


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Luísa Rebelo de Oliveira PiresResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

O programa desta UC tem duas finalidades globais complementares: fornecer bases para uma fundamentação
teórica da investigação em educação e permitir um primeiro contacto com o pensamento investigativo.

Programa

1. Questões epistemológicas da investigação educacional
A investigação em Ciências da Educação. Os valores e a especificidade da investigação educacional. A
investigação como componente da prática educativa. Processos de investigação, processos de auto­formação.
2. Questões de metodologia em investigação educacional
O paradigma interpretativo. Métodos qualitativos na investigação educacional. A investigação ­acção em
diversos contextos educativos; princípios e metodologia
3. Métodos e procedimentos de recolha de informação
As entrevistas, os inquéritos, a observação, as notas de campo.
4. Métodos e procedimentos de análise de informação
A análise de conteúdo, a análise das informações obtidas pela observação, a análise documental.


Métodos de Ensino

As estratégias pedagógicas da UC desenvolvem­se principalmente em torno do trabalho de projecto, para o
qual contribuem as sessões teórico­práticas, a orientação tutória e trabalho de terreno realizado em articulação
com a UC Prática Pedagógica e Contextos Educativos.
Nesta UC estão previstas duas modalidades de avaliação: contínua ou final. A avaliação contínua pressupõe a
realização de um trabalho de projecto, articulado com o trabalho de terreno desenvolvido na UC Prática
Pedagógica e Contextos Educativos. Este trabalho deverá reflectir a experiência e os saberes adquiridos pelos
estudantes, traduzidos num discurso coerente, pertinente e fundamentado cientificamente. Este trabalho
deverá ser construído ao longo do semestre. Deverá ser apresentado e discutido presencialmente pelos
estudantes. A avaliação final é realizada por exame escrito, na época destinada para o efeito.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Afonso, N. (2005) A Investigação Naturalista em Educação. Um guia prático e crítico. Porto; ASA
Albarello, L. et al (1997) Práticas e Métodos de Investigação em Ciências Sociais; Lisboa: Gradiva
Almeida, J.­C. (2001). Em defesa da investigação­acção. Sociologia, Nov. 2001, no.37, p.175­176. ISSN 0873­
6529.
Barbier, R. (1985). A pesquisa­ação na Instituição Educativa. Rio de Janeiro: Zahar Editores
Bardin, L. (1991). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70
Bogdan, R. e Biklen, S. (1994). Investigação Qualitativa em Educação. Porto; Porto Editora
Máximo­Esteves, L. (2008) Visão Panorâmica da Investigação­acção. Porto; Porto Editora
Silva, A. e Madureira, J. (orgs.). (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Lisboa: Edições Afrontamento
Spodek, B. (Org.), (2002). Manual de Investigação em Educação de Infância. Lisboa: Fundação Calouste
Gulbenkian

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 06:07:45 Última actualização: 2010-07-19