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Literatura para a Infância
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
EDB30012 |
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Sigla: |
LI |
Áreas Científicas: |
Formação na Área da Docência |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Luciano José dos Santos Baptista Pereira | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
1. Aprofundar o gosto pela leitura crítica do texto literário.
2. Aprofundar o conhecimento das características estéticas e formativas dos textos literários para a infância.
3. Aprofundar a importância do texto literário para o desenvolvimento pessoal, social e multicultural da criança.
4. Desenvolver competências linguísticas variadas em torno da comunicação e do texto literário, com enfoque
nas produções descritivas, opinativas, argumentativas e críticas.
5. Refletir sobre as características específicas da comunicação literária.
6. Relacionar diferentes formas de arte no contexto pedagógico. Justificar e argumentar de forma crítica
opiniões acerca do património literário e cultural, dos seus significado, função e valor.
7. Avaliar, recolher, seleccionar e organizar textos/livros com valor universal e pertinência formativa, com
enfoque nos textos contemporâneos.
8. Produzir materiais, gizar estratégias e experimentar metodos de animação da leitura e do livro.
Programa
Conceitos de “literatura”, de “infância” e de “literatura para a infância”.
A história da literatura para a infância em Portugal.
A literatura tradicional: os mitos, as cantigas, as ladainhas, os contos, as lendas, as fábulas e os provérbios,
A literatura para a infância nos países de expressão portuguesa.
A leitura do texto literário:
- a temática;
- a estrutura;
- a simbologia;
- a cosmovidência;
a sua função simultaneamente formativa e lúdica;
Ensino e aprendizagem da leitura do texto literário:
- Preparação da leitura
- Animação da leitura
- A importância do espaço,
- A função da voz e do corpo,
- A dramatização e outras formas de representação.
Avaliação das competências de leitura
A ilustração.
O teatro para a infância.
Autores a privilegiar: Ana de Castro Osório, João de Deus, Aquilino Ribeiro, Sophia de Mello Breyner Andresen,
Eugénio de Andrade, Matilde Rosa Araújo, Natércia Rocha, António Torrado, Anabela Mimoso, Cecília Meireles,
Manuel Bandeira…
Métodos de Ensino
Produção de textos críticos, descritivos, opinativos, argumentativos e com características literárias.
Elaboração de materiais de divulgação e de animação, didácticos, formativos e lúdicos. Debates e mesas
redondas. Trabalho de campo. Trabalho de projecto. Comunicação, apresentação oral e escrita dos resultados
dos estudos e pesquisas.
Elaboração de fichas de leitura, de recensões críticas, de trabalhos de análise e interpretação literária
A avaliação será contínua e de carácter essencialmente formativo de modo a avaliar igualmente as
competências de receção e de produção textual assim como a capacidade de produção de materiais
pedagógicos e a sua dinamização.
Os alunos serão avaliados segundo a sua assiduidade e participação assim como segundo a qualidade do seu
trabalho individual e em grupo. Além da participação diária e do trabalho de grupo, os alunos serão sujeitos aum exercício de avaliação global.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Barreto, G. Literatura para crianças e jovens em Portugal. Porto: Campo das Letras, col. Campo da
Literatura/Ensaio (18), 1998.
BASTOS, G. – Literatura infantil e juvenil. Lisboa: Universidade Aberta, 1999.
COSTA, Maria. No Reino das Fadas. Lisboa: Fim de Século Edições Lda., 1997.
DINIZ, Maria. As Fadas Não Foram à Escola. Porto: Edições ASA, 1993.
GOMES, José António A Poesia na Literatura para a Infância. Porto: Edições ASA, 1993.
MANZANO, M. G. – A criança e a leitura. Trad. Port., Porto: Porto Editora, col. Crescer, 1988.
ROCHA, N. – Breve história da literatura para crianças em Portugal. 2ª ed. Lisboa: ICALP, Ministério da
Educação, col. Biblioteca Breve, 1992.
SILVA, V. M. – Nótula acerca do conceito de literatura infantil. In SÁ, D. A literatura infantil em Portugal: achegas
para a sua história. Braga: Editorial Franciscana, 1981.
TRAÇA, Maria. O Fio da Memória. Do Conto Popular ao Conto para Crianças. Porto: Porto Editora, 1992.
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