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História Contemporânea e Cidadania

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: LAIS102    Sigla: HCC
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 55 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Albérico Afonso   4,00
Ana Maria Pessoa   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Albérico Afonso Costa AlhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A nível de objetivos pretende­se: desenvolver o conhecimento e compreensão do mundo atual de forma
problematizadora, numa perspetiva de reconhecimento da realidade contemporânea nacional; promover a
compreensão, apreciação e avaliação crítica da História Contemporânea portuguesa, da sua integração
regional e mundial e dos seus valores; contribuir para a formação de cidadãos(ãs) crítico(a)s e capazes de
reconhecerem e usarem dos seus direitos cívicos de intervenção.
A nível de competências pretende­se: Conhecer a História Contemporânea de Portugal tendo em conta a sua
complexidade e correlação; saber relacionar as diferentes dimensões espácio­temporais e compreendê­las
numa perspetiva sincrónica e diacrónica; mobilizar conhecimentos numa perspetiva crítica; mobilizar literacias
múltiplas na abordagem dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual e desenvolver
capacidades para utilizar os conhecimentos da História Contemporânea na intervenção cívica e social

Programa

O LIBERALISMO
A REPÚBLICA
O ESTADO NOVO
A consolidação do regime
Estruturas de controle político e ideológico do Estado Novo
As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo
Da consolidação do salazarismo ao marcelismo
GOLPE MILITAR, REVOLUÇÃO E LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL
Golpe militar e revolução
As últimas descolonizações de África
A Constituição de 1976
VPARTE
INTERVENÇÃO E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS DIFERENTES DOCUMENTOS CONSTITUCIONAIS
Grupos sociais, maiorias e minorias
Cidadania(s) e construção europeia


Métodos de Ensino

São feitas sessões expositivas (com base em autores teóricos incontornáveis), debates sobre temas
programáticos, visitas de estudo, leitura de livros/filmes (obrigatória e avaliada como uma área de intervenção,
com apresentação orla e escrita) e teste final de avaliação de conteúdos teóricos.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Barreto, António e Mónica, M. F. (Coord.) (2000) ­ Dicionário de História de Portugal. Porto: Ed. Figueirinhas.
Mattoso, José (coord.) (1994) ­ História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
RAMOS, Rui (coord.) (2009) – História de Portugal. Lisboa: Esfera dos Livros.
Reis, António (coord.) (1998) – Portugal Contemporâneo. Lisboa: Ed. Alfa.
José Manuel Sardica (2011) – O Século XXportuguês.
SANTOS, Boaventura Sousa (2011)­ Portugal: ensaio contra a autoflagelação. Coimbra: Almedina

Opções
Página gerada em: 2024-05-02 às 10:59:06 Última actualização: 2010-07-19