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História Contemporânea e Cidadania
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
LAIS102 |
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Sigla: |
HCC |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
55 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
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Albérico Afonso Costa Alho | Responsável |
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Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
A nível de objetivos pretendese: desenvolver o conhecimento e compreensão do mundo atual de forma
problematizadora, numa perspetiva de reconhecimento da realidade contemporânea nacional; promover a
compreensão, apreciação e avaliação crítica da História Contemporânea portuguesa, da sua integração
regional e mundial e dos seus valores; contribuir para a formação de cidadãos(ãs) crítico(a)s e capazes de
reconhecerem e usarem dos seus direitos cívicos de intervenção.
A nível de competências pretendese: Conhecer a História Contemporânea de Portugal tendo em conta a sua
complexidade e correlação; saber relacionar as diferentes dimensões espáciotemporais e compreendêlas
numa perspetiva sincrónica e diacrónica; mobilizar conhecimentos numa perspetiva crítica; mobilizar literacias
múltiplas na abordagem dos temas históricos bem como dos fenómenos do mundo atual e desenvolver
capacidades para utilizar os conhecimentos da História Contemporânea na intervenção cívica e social
Programa
O LIBERALISMO
A REPÚBLICA
O ESTADO NOVO
A consolidação do regime
Estruturas de controle político e ideológico do Estado Novo
As relações entre a Igreja Católica e o Estado Novo
Da consolidação do salazarismo ao marcelismo
GOLPE MILITAR, REVOLUÇÃO E LEGITIMIDADE CONSTITUCIONAL
Golpe militar e revolução
As últimas descolonizações de África
A Constituição de 1976
VPARTE
INTERVENÇÃO E PARTICIPAÇÃO CIDADÃ NOS DIFERENTES DOCUMENTOS CONSTITUCIONAIS
Grupos sociais, maiorias e minorias
Cidadania(s) e construção europeia
Métodos de Ensino
São feitas sessões expositivas (com base em autores teóricos incontornáveis), debates sobre temas
programáticos, visitas de estudo, leitura de livros/filmes (obrigatória e avaliada como uma área de intervenção,
com apresentação orla e escrita) e teste final de avaliação de conteúdos teóricos.
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Barreto, António e Mónica, M. F. (Coord.) (2000) Dicionário de História de Portugal. Porto: Ed. Figueirinhas.
Mattoso, José (coord.) (1994) História de Portugal. Lisboa: Círculo de Leitores.
RAMOS, Rui (coord.) (2009) – História de Portugal. Lisboa: Esfera dos Livros.
Reis, António (coord.) (1998) – Portugal Contemporâneo. Lisboa: Ed. Alfa.
José Manuel Sardica (2011) – O Século XXportuguês.
SANTOS, Boaventura Sousa (2011) Portugal: ensaio contra a autoflagelação. Coimbra: Almedina
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