|
Psicologia Social
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
LAIS103 |
|
Sigla: |
PS |
Áreas Científicas: |
Ciências Sociais |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
29 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Caracterizar os contributos da Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento na compreensão do
homem;
Caracterizar o homem como sujeito que constrói activamente a realidade em que vive.
Caracterizar os modelos clássicos de desenvolvimento humano;
Identificar os principais processos e factores psicossociais envolvidos na interacção entre indivíduos, dentro
dos grupos e entre os grupos;
Utilizar os conceitos e modelos teóricos da psicologia social para analisar a realidade social.
Programa
Conceitos base em Psicologia Social. Categorização, comparação social, estereótipos e expectativas.
Identidade Social. Atitudes e influência social. Representações sociais.
A abordagem da psicologia social ao desenvolvimento humano. Tradições no estudo do desenvolvimento
humano. Abordagens de Freud, Piaget , Vigotsky e Erickson. A infância e a relevância do contexto social.
Família, escola e pares. Adolescência. Comportamentos de risco e culturas juvenis. Idade Adulta e Velhice.
Trabalho e reforma, casamento e parentalidade, tempos livres e lazer. Estereótipos sociais ligados às
diferentes fases do desenvolvimento humano.
Métodos de Ensino
A abordagem a cada um dos temas do programa será teórica seguida de realização de trabalho prático. Prevê
se também que em grupo, os alunos, desenvolvam projectos de trabalho sobre aspectos do programa que
pretendam aprofundar e que sejam instrumentos de compreensão de uma dada realidade. A avaliação incide
sobre o relatório escrito do trabalho realizado na Unidade Curricular e apresentado individualmente.
Acompanhamento tutorial
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
Bee, H. (2003) A criança em desenvolvimento. S. Paulo. Artmed
Durkin, K. (1995) Developmental Social Psychology Cambridge: Blackwell
Harlow, H. F. A natureza do amor in Rajecki, D.; W. Ratner A.; Ainsworth M., e Bowlby, J. As ligações Infantis.
Lisboa: Livraria Bertrand (79 –104)
Marchesi, A.; Coll, C.; Palacios, J. (1993). Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia Evolutiva. S.
Paulo: Artmed
Tajfel, H. (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte.
Vala, J. & Monteiro, M.B. (Orgs.) (2004). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
VandenplasHolper, Christiane (2000). Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice.
Maturidade e sabedoria. Porto:Edições Asa
|
|