This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAIS103
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Psicologia Social

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 1S

Código: LAIS103    Sigla: PS
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 1S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 29 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luísa Ramos de Carvalho   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luísa Manuela da Costa Ramos de CarvalhoResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

­ Caracterizar os contributos da Psicologia Social e Psicologia do Desenvolvimento na compreensão do
homem;
­ Caracterizar o homem como sujeito que constrói activamente a realidade em que vive.
­ Caracterizar os modelos clássicos de desenvolvimento humano;
­ Identificar os principais processos e factores psicossociais envolvidos na interacção entre indivíduos, dentro
dos grupos e entre os grupos;
­ Utilizar os conceitos e modelos teóricos da psicologia social para analisar a realidade social.

Programa

Conceitos base em Psicologia Social. Categorização, comparação social, estereótipos e expectativas.
Identidade Social. Atitudes e influência social. Representações sociais.
A abordagem da psicologia social ao desenvolvimento humano. Tradições no estudo do desenvolvimento
humano. Abordagens de Freud, Piaget , Vigotsky e Erickson. A infância e a relevância do contexto social.
Família, escola e pares. Adolescência. Comportamentos de risco e culturas juvenis. Idade Adulta e Velhice.
Trabalho e reforma, casamento e parentalidade, tempos livres e lazer. Estereótipos sociais ligados às
diferentes fases do desenvolvimento humano.


Métodos de Ensino

A abordagem a cada um dos temas do programa será teórica seguida de realização de trabalho prático. Prevê­
se também que em grupo, os alunos, desenvolvam projectos de trabalho sobre aspectos do programa que
pretendam aprofundar e que sejam instrumentos de compreensão de uma dada realidade. A avaliação incide
sobre o relatório escrito do trabalho realizado na Unidade Curricular e apresentado individualmente.
Acompanhamento tutorial

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Bee, H. (2003) A criança em desenvolvimento. S. Paulo. Artmed
Durkin, K. (1995) Developmental Social Psychology Cambridge: Blackwell
Harlow, H. F. A natureza do amor in Rajecki, D.; W. Ratner A.; Ainsworth M., e Bowlby, J. As ligações Infantis.
Lisboa: Livraria Bertrand (79 –104)
Marchesi, A.; Coll, C.; Palacios, J. (1993). Desenvolvimento psicológico e educação. Psicologia Evolutiva. S.
Paulo: Artmed
Tajfel, H. (1982). Grupos humanos e categorias sociais. Lisboa: Livros Horizonte.
Vala, J. & Monteiro, M.B. (Orgs.) (2004). Psicologia Social. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Vandenplas­Holper, Christiane (2000). Desenvolvimento psicológico na idade adulta e durante a velhice.
Maturidade e sabedoria. Porto:Edições Asa

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 09:25:15 Última actualização: 2010-07-19