This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAIS105
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Antropologia Cultural

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: LAIS105    Sigla: AC
Áreas Científicas: Ciências Sociais

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências Sociais e Pedagogia

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 37 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Luiz Souta   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Luíz Manuel Teixeira SoutaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

A Antropologia Cultural, na definição de Kroeber (1948), é «a ciência do homem como ser cultural». Assim, o conceito de cultura, enquanto «herança social, transmitida de geração em geração, mediante mecanismos de socialização e enculturação dos indivíduos que fazem parte dos diferentes grupos sociais» (Jorge Dias, 1966), constitui o eixo orientador desta UC que se operacionaliza, para o contexto português, no conhecimento e análise do «folclore e cultura tradicional» colocando «a ênfase nos promotores de tradições» (UNESCO, 2001 e 2003).

Por termos descurado o conhecimento, e mais ainda a valorização, do nosso património imaterial, rural e urbano, é que a apropriação desse património não se pode esgotar nas visitas de estudo a museus etnográficos, etnológicos e/ou antropológicos mas no fomento de uma prática etnográfica de trabalho de campo, em interacção directa com as culturas locais tradicionais. Esta UC procura, portanto: (i) ‘levantar a pedra’, desocultando realidades não mediatizadas pela cultura hegemónica que o mainstream veicula; (ii) um ‘outro olhar’ sobre problemáticas socioculturais do quotidiano pós-moderno (Augé, 1992); (iii) equacionar os processos de reconfiguração das identidades, marcados por modos de organização social periféricos, face aos efeitos massificadores e uniformizantes da globalização.

Os espaços da diversidade impõem-se hoje nas nossas sociedades. A acentuada mobilidade de grupos étnico-culturais (com maior visibilidade nas áreas metropolitanas) e que, no essencial, desconhecemos, fazem emergir de um conjunto de novos problemas sociais e culturais que precisamos de estudar, compreender e, porventura, solucionar.

Programa

Cf. programa, na íntegra, neste portal em "Conteúdos" ou na Moodle.


Modo de Avaliação

Opções
Página gerada em: 2024-05-03 às 15:59:08 Última actualização: 2010-07-19