|
Modelos e Metodologias de Animação
Informações
As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.
Ano letivo: 2014/2015 - 1S
Código: |
LAIS107 |
|
Sigla: |
MMA |
Áreas Científicas: |
Pedagogia |
Ocorrência: 2014/2015 - 1S
Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Ano Curricular |
ECTS |
Horas Contacto |
Horas Totais |
ANIM |
30 |
Plano de Estudos - 2014 |
1º |
5,0 |
60 |
135,0 |
Docência - ResponsabilidadesDocente | Responsabilidade |
---|
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo | Responsável |
|
Nº de semanas letivas: |
15 |
Língua de Ensino
Português
Objetivos de aprendizagem
Os objetivos de aprendizagem são os seguintes:
Enquadrar e definir a Animação Sociocultural enquanto campo de ação e intervenção social
Identificar funções, profissões e contextos associados à Animação Sociocultural.
Conhecer, analisar e problematizar modelos, técnicas e práticas de Animação Sociocultural relacionando
diferentes objetivos (sociais, culturais, recreativos, económicos...)
Identificar perfis, funções e competências dos Animadores Socioculturais e relacionar com as diferentes
características da Animação sociocultural (instituições, suportes, equipamentos e públicos...)
Identificar, caracterizar e compreender algumas das metodologias se utilizam na área da Animação
Sociocultural.
Programa
1 Concepções de Animação Sociocultural:
O enquadramento histórico da Animação sociocultural desde a antiguidade até à modernidade
A Transformação dos tempos sociais na sociedade contemporânea:
Conceitos de: tempo de trabalho, ócio, tempo livre, tempo de lazer
Diferenças e semelhanças entre o tempo livre na Infância, Juventude, Idade adulta e na Terceira idade
Conceito(s) de Animação Sociocultural:
2 Construção da(s) identidade(s) profissional(is)
O voluntariado e a profissionalização da profissão
3 Contextos, práticas e metodologias de Animação Sociocultural
Competências e funções gerais do Animador Sociocultural
Diversificação de funções e de papéis em relação com os contextos e necessidades de Intervenção
Métodos e Técnicas de Animação Sociocultural: sistemas de planificação, técnicas e instrumentos
Métodos de Ensino
Exposição e debate de temáticas do programa:
Algumas das sessões serão centradas na discussão em plenário e/ou pequenos grupos a partir da informação
fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais.
Leitura, análise, apresentação e discussão de textos (25%)
(a) Leitura, discussão e análise de textos; (b) Recensão escrita e/ou oral de textos; (c) Elaboração de pequenos
comentários críticos; (d) Apresentação e discussão dos trabalhos.
Observação no terreno (25%)
Caracterização de contexto de exercício profissional e de um evento de Animação Sociocultural
(25%)
Planeamento de actividades de Animação Sociocultural e actividades diversificadas dinamizadas nas aulas
(25%)
Organização de um dossier de jogos lúdicopedagógicos em função de necessidades/públicos/contextos.(25%)
Modo de Avaliação
Bibliografia
Bibliografia:
ANDER EGG, E. (1999) O Léxico do Animador. Lisboa: ANASC
BENTO, António. (2003). Teatro e Animação: Outros Percursos de Desenvolvimento sociocultural no Alto
Alentejo. Lisboa: Colibri
CANÁRIO, Rui (1999). Educação de Adultos: Um campo e uma problemática. Lisboa: Educa
COSTA, Manuel Silva (1991). Autarquias Locais e Desenvolvimento. Porto: Edições Afrontamento.
LANÇA, Rui. (2003). Animação Desportiva e Tempos Livres.: Perspectivas de Organização. Lisboa: Caminho
LOPES, João Teixeira (1993). Animação no Espaço Escolar Urbano um estudo sobre políticas autárquicas de
Animação Socioculturas. Sociologia, p.p.7390
LOPES, João Teixeira (2000). A CIDADE E A Cultura: Um Estudo sobre práticas Culturais Urbanas. Porto:
Edições Afrontamento
TRILLA, Jaume (2004) (coord.). Animação Sociocultural: teorias, programas e âmbitos. Lisboa: Instituto Piaget.
O estatuto do Animador Sociocultural: (http://anasc.no.sapo.pt/estatuto%20do%20ASC.htm)
|
|