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Oficina de Animação Musical e Dramática

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: LAIS109    Sigla: OAMD
Áreas Científicas: Artes

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Artes

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 54 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 2 8,00
Carlos Barreto Xavier   2,00
José Gil   2,00
Maria Clara Correia   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Maria Clara Ferreira Canelhas CorreiaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

(A) Desenvolver aptidões e competências nos campos do teatro e da música tendo em consideração diferentes
estádios de desenvolvimento, como por exemplo a infância e a velhice. (B) Utilizar o corpo de forma expressiva
na sua relação interpessoal e na transmissão de mensagens. (C) Compreender as estruturas musicais e
reconhecer géneros contextualizados nas várias correntes e épocas da história da música. (D) Apropriar e
utilizar saberes básicos relacionados com o Teatro e a Música, mobilizando-­os em projetos de intervenção
sociocultural.

Programa

Tendo por base um tema geral os conteúdos da UC são: (1) Técnicas de desbloqueamento corporal; (2)
Técnicas de audição musical: compreensão de estruturas e formas; (3) Música como banda sonora; (4)
Construção de guiões; (5) Improvisação; (6) Desenvolvimento interpessoal; (7) Projetos de intervenção cultural


Métodos de Ensino

As sessões incluirão a exposição de conteúdos por parte dos professores bem como a discussão em pequeno
e grande grupo das temáticas envolvidas. As sessões incluirão ainda trabalhos de natureza prática de
experimentação. A avaliação da UC incide sobre dois aspetos: (A) Trabalho teórico­prático nas sessões (1)
participação e desempenho nas tarefas propostas nas aulas práticas e (2) capacidade de integrar e utilizar
eficazmente as técnicas básicas transmitidas nas aulas práticas. Estas dimensões são no âmbito da avaliação
contínua com uma ponderação de 40% da classificação final. (B) Avaliação Sumativa: (1) Elaboração de um
projeto de intervenção (60%) em que 10% corresponde ao pré-­projecto, 10% ao projeto final e 40% à
apresentação final.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Barret, G., & Landier J., C. (1991). Expression ­ Dramatique­Théâtre. Paris: Hatier.
Beauchamp, H. (1997). Apprivoiser le théâtre. Montreal. Les Éditions Logiques.
Beaudot, A. (1976). Vers une pédagogie de la créativité. Paris: Les Editions E.S.F.
Beja, Francisco, Drama Pois, Porto Editora, 1999
Bennett, R. (1990). Elementos básicos da música. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor.
Cabral, Carlos, Manual de Técnicas de Palco, Inatel, Lisboa, 2004.
Campos, Geir, Glossário de Termos Técnicos do Espetáculo, Edidouro, Brasil, 1985.
Holpp, L. (2001). Gerir Equipas. Amadora: McGraw­Hill de Portugal, Lda.
Lopes, Maria Virgílio Cambraia, Texto e Criação Teatral na Escola, Cadernos Pedagógicos, Edições ASA,
Portugal, 1999.
Michels, Ulrich ­ Atlas de la música. ­ Madrid: Alianza, 1982. ­ 2 vols
Pavis, P. (2005). A Análise dos Espetáculos. São Paulo­Brasil: Editora Perspetiva, S.A.
Pedro, António, Pequeno Tratado de Encenação, INATEL, Lisboa.

Opções
Página gerada em: 2024-05-01 às 00:51:52 Última actualização: 2010-07-19