This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAIS20016
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Animação Desportiva

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: LAIS20016    Sigla: AD
Áreas Científicas: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências e Tecnologias

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 14 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Pedro Silva   4,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Paulo Alexandre Correia NunesResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Identificar e conhecer os principais fundamentos da Animação Desportiva.
Conhecer os métodos e técnicas de programação, organização e intervenção, em diferentes contextos de
prática física e desportiva.
Dominar as principais noções, teorias e estratégias inerentes à optimização da gestão do comportamento dos
indivíduos e dos grupos no processo de Animação desportiva.

Programa

FUNDAMENTOS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
A ANIMAÇÃO DESPORTIVA
Finalidade e Objectivos.
Os benefícios da prática da atividade física.
O Animador Desportivo.
ORGANIZAÇÃO E PLANIFICAÇÃO DA ANIMAÇÂO DESPORTIVA
As características dos grupos.
Os factores de organização da Animação Desportiva.
Tipologia de Animação Desportiva e a adaptação aos diferentes contextos de Intervenção.
PRÁTICAS DA ANIMAÇÃO DESPORTIVA
Atividades de manutenção e melhoria da Condição Física: jogos de força, de velocidade, de resistência, de
destreza e exercícios de flexibilidade.
Atividades de iniciação e aperfeiçoamento Desportivo: jogos pré­desportivos e Jogos desportivos colectivos.
PROJECTO DE ANIMAÇÃO DESPORTIVA


Métodos de Ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, numa primeira fase, na base de aulas de natureza
expositiva e na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos da UC, e, numa segunda
fase, em aulas direcionadas para o levantamento de problemas e a conceção e desenvolvimento de projetos.
Acompanhamento tutorial: Fornece feedback em relação aos trabalhos a realizar, orientando e acompanhando
o percurso curricular dos alunos
Avaliação do Processo (80%): É expressa pelos diversos tipos de tarefas realizadas, podendo assumir a forma
de trabalho de projeto, análises sumárias, questionamento e participação crítica durante o processo.
Avaliação do Produto (20%): Resulta do desempenho do aluno num teste escrito ou apresentação prática do
trabalho de projeto. Prova oral sobre o trabalho de projeto.

Modo de Avaliação

Bibliografia

Bibliografia:
Araújo, Jorge (1986). Guia do Animador e Dirigente Desportivo. Colecção Desporto e Tempos Livres. Lisboa:
Editorial Caminho.
Coelho, Olímpio (1985 ). Opção Desporto. O desporto na Escola. Colecção Desporto e Tempos Livres. Lisboa:
Editorial Caminho.
Lança, R. (2003). Animação Desportiva e Tempos Livres: Perspectivas de Organização. Colecção Desporto e
Tempos Livres. Lisboa: Editorial Caminho.
Morales, P. A. G. (1999). Animación y Dinámica de Grupos Deportivos: Manual para la enseñanza y animación.
Wanceulen: Editorial Deportiva, SL.
Moreno, Guilherme (2003). Recreação 1000 – Rio de Janeiro: 4ª. edição. Sprint

Opções
Página gerada em: 2024-05-08 às 10:28:07 Última actualização: 2010-07-19