This Page in English  

Saltar para: Menu Principal, Conteúdo, Opções, Login.

Ajuda Contextual  
home
Início > Cursos > Disciplinas > LAIS20020
Menu Principal
Autenticação





Esqueceu a sua senha de acesso?

Animação de Bibliotecas e Espaços Museológicos

Informações

    As horas de Tutoria ocorrem em horário a estabelecer com o(s) docente(s) da UC.


Ano letivo: 2014/2015 - 2S

Código: LAIS20020    Sigla: ABEM
Áreas Científicas: Linguas e Literaturas, Artes

Ocorrência: 2014/2015 - 2S

Secção: Ciências da Comunicação e da Linguagem

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular ECTS Horas Contacto Horas Totais
ANIM 13 Plano de Estudos - 2014 5,0 60 135,0

Docência - Horas

Horas de Contacto: 4

Tipo Docente Turmas Horas
Horas de Contacto Totais 1 4,00
Maria Clara Correia   0,00
Pedro Felício   0,00


Docência - Responsabilidades

DocenteResponsabilidade
Ana Maria Pires PessoaResponsável

Nº de semanas letivas: 15

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Conhecer e mobilizar conhecimentos de diferentes áreas culturais.
Refletir sobre conceitos inerentes aos contextos de intervenção do âmbito desta UC.
Organizar e planear atividades de animação cultural para bibliotecas e espaços museológicos, nomeadamente através da produção de textos orais, escritos ou em outros suportes e de materiais adequados aos diferentes contextos de intervenção, que estimulem e potenciem a utilização destes espaços por públicos diferenciados.

Programa

Conceitos fundamentais em Artes, Património e Museologia.
Políticas culturais e programação em Bibliotecas e Museus
Tipologias de Bibliotecas e Museus
Educação Formal e Informal – serviços educativos de Bibliotecas e Museus: organização e boas práticas.


Métodos de Ensino

Leitura/Visionamento, discussão e análise de fontes de tipologias diversas
Observação e análise de espaços museológicos e centros de recursos
Visitas de estudo com produção de relatórios críticos finais
Acompanhamento e orientação de projetos de intervenção

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

Os produtos a) b) e e) são elaborados em grupo até 4 elementos. Os produtos c) e d) são individuais. Na alínea f) as intervenções são individuais em contexto grupal.

Datas e produtos de avaliação
a) documento com indicação genérica do trabalho a desenvolver até 23 de Fevereiro
b) proposta de projeto até 16 de Março
c) relatório de visita a Museu até 23 de Março
d) relatório de visita a Biblioteca até 13 de Abril
e) Projeto de animação – versão final até 15 de Maio (45%)
f) Apresentação do e/ou prática retirada do projeto 1 e 2 Junho


Cálculo da
Classificação Final

10% (b+c+d) + 45% e + 25% f

o documento referido em a) não tem cotação autónoma. O atraso na entrega ou a sua não entrega terá implicações na nota final: menos 2% (1 dia de atraso) a que se soma 1% por cada dia extra de atraso até a um máximo de 15%

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Realização dos trabalhos de forma individual com data de entrega e realização da apresentação prática a combinar com os estudantes até 4 de Junho de 2015

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

Exame

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64

Bibliografia Principal

ANICO, Marta;Museus e pós-modernidade: discursos e performances em contextos museológicos locais., Lisboa: Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas., 2008 (tese] Cota: 069(469.411) ANI-MUS)
BARBOSA, Sandra Daniela Ferreira;Serviços Educativos online dos Museus: Análise de actividades, Universisdade do Minho, 2006
CASSEN, Bernard;Cette arme de domination., Manière de Voir. Nº 97. Fev.-Mar. p. 4
FRÓIS, João Pedro;Os Museus de Arte e a Educação. Discurso e Práticas Contemporâneas., in www.museologia.pt, ano II, n.º 2 (disponível no portal www.ese.ips.pt)
GARCIA, Nuno Guina;O museu entre a cultura e o mercado: um equilíbrio instável., Coimbra: Instituto Politécnico, 2003 (Cota: 069.1 GAR-MUS)
GONÇALVES, Alexandra R.;Museus, Turismo e Território., Peniche: Congresso Internacional Turismo da região de Leiria e Oeste, 2007
GUEDES, Maria Carmina Brito de Arriaga Correia;Guião para professores "A escola vai ao museu"., Lisboa: IIE. Cota: 371.233(036) GUE-GUI, 2002
Directrizes Da Ifla/Unesco;OS SERVIÇOS DA BIBLIOTECA PUBLICA, (s/l):Caminho, 2003
REBELO, Carlos Alberto;A Difusão da Leitura Pública., Porto: Campo das Letras., 2002
Museologia e animação de espaços museológicos:;Museologia e animação de espaços museológicos:, I. Santarém: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2000 (Cota: 069.61 MUS)
Conselho Internacional dos Museus: http://icom.museum/
Conselho Internacional da Música; www.icm-cim.org
Instituto Português de Museus: http://www.ipmuseus.pt/pt/ipm/A3/IH.aspx
Organismo mundial para as artes performativas: http://www.iti-worldwide.org
Rede bibliotecas escolares: http://www.rbe.min-edu.pt/
UNESCO: www.unesco.org
Opções
Página gerada em: 2024-05-01 às 00:26:52 Última actualização: 2010-07-19